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Beleza e bem-estar
25 jun. 2019
Como montar uma barbearia: tudo que você precisa saber para abrir o seu negócio
Ter uma barba vistosa entrou e saiu de moda várias vezes ao longo das últimas décadas - pra não dizer séculos! Fato é que, atualmente, ter uma barba bem feita e cuidada é rotina para muitos homens, que adotaram o look mais despojado e, ao mesmo tempo, elegante dos barbudos. Empreendedores ligados na estética masculina estão atentos a essa tendência. Se você é um deles e quer saber como montar uma barbearia, esse post é para você.
Esse modelo de negócio se tornou uma oportunidade para quem quer empreender de forma diferenciada. Neste artigo, você vai descobrir como montar uma barbearia e entender porque esse pode ser um tipo de negócio promissor. Confira!
O mercado de beleza masculino
De acordo com o levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) em 2015, 83% dos homens acreditam que a preocupação com a aparência não é uma característica exclusiva das mulheres. Tanto é que 53% dos entrevistados frequentam barbearias e se preocupam com outros aspectos além do corte de cabelo. Entre os fatores responsáveis por essa manifestação de interesse masculina está a popularização do estilo hipster e lumbersexual, ou lenhador, como é mais conhecido. Esses dois perfis são famosos por cultivarem e cuidarem de barbas volumosas. A venda de cosméticos masculinos apresentou crescimento de 2,4% no período e chegou a atingir um total de 43 bilhões de produtos no Brasil. Segundo especialistas, ainda em 2019, o Brasil pode se tornar o maior mercado de consumo de produtos de beleza masculino. O Sebrae/SC realizou uma pesquisa com objetivo de entender o perfil do consumidor de beleza e bem-estar e a ascensão do mercado de beleza masculina em Santa Catarina. O levantamento apresentou informações importantes sobre o setor:- 29,5% dos respondentes são homens;
- 68,10% têm entre 18 e 39 anos;
- 37,74% recebem até R$ 1.874;
- 72,47% visitam salões ou barbearias sem frequência definida
- 22,3% visitam salões ou barbearias com regularidade
Como montar uma barbearia: 5 passos que você deve seguir
Passo 1: entenda o seu público
A barbearia é um tipo de negócio semelhante ao salão de beleza, mas com o objetivo de atender especificamente o público masculino. Há diversos perfis de homens e de necessidades a serem atendidas. O empreendedorismo exige que o empresário entenda do seu segmento. Por isso, o primeiro passo é estudar os tipos de negócio e suas possibilidades. Essa ação ajudará a definir os serviço que serão ofertados, o modelo de atendimento e mais uma série de fatores.Passo 2: identifique o seu mercado
O mercado é formado por todas as pessoas que podem utilizar aquele serviço. No caso de uma barbearia, são homens de diferentes idades, interesses, perfis socioeconômicos etc. São informações que acabam construindo um perfil muito generalista. Esse aspecto pode prejudicar a empresa, pois não será possível desenvolver serviços, criar ações ou desenvolver campanhas de marketing de forma direcionada. Dessa forma, a chance de perder o cliente para o concorrente, que atende suas necessidades, é muito maior. O empreendedor deve entender o potencial mercadológico da região onde quer se instalar e desenvolver um serviço que seja capaz de atender grupos mais específicos. Se o público costuma sair mais tarde do trabalho e é esse horário que utilizam para resolver questões pessoais, faz mais sentido ter uma barbearia com horário de expediente estendido. Além disso, será necessário estudar a concorrência para entender quais são as oportunidades e os riscos que o negócio irá enfrentar.Passo 3: escolha a melhor localização
A localização da barbearia revela o perfil de cliente que irá receber. Esse fator também influencia em outros pontos, como a precificação dos serviços, a facilidade de acesso, a comodidade, a visibilidade etc. O valor do aluguel tende a variar de um bairro para o outro. Regiões de alto padrão, com linhas de ônibus e metrô de fácil acesso, variedade de comércios e serviços costumam ser mais caros. Por outro lado, aqueles que são mais afastados, com menor oferta de transportes, acabam prejudicando o acesso, limitando o uso apenas a clientes da região. Da mesma forma, quanto mais longe ou escondido for o ponto, menos visibilidade terá. Isso aumentará os custos com divulgação e marketing, por exemplo. A comodidade é um fator que pode ser agregado ao valor do serviço. Estabelecimentos que contam com estacionamento eliminam a preocupação do cliente sobre como chegar ao local. Quantas barbearias existem no local? É outro ponto importante a se levantar. A concorrência é saudável, mas o excesso pode ser prejudicial para o negócio.Passo 4: fique atento para as exigências legais de abertura do negócio
A abertura de uma empresa exige que alguns critérios sejam cumpridos. A começar pela consulta do endereço junto à administração municipal para verificar a compatibilidade da atividade com a lei de zoneamento da região. A regularização do imóvel também deve ser verificada. O empreendedor e seus sócios devem definir o tipo de sociedade empresária que será firmada. No Brasil, existem 5 tipos:- Sociedade em Nome Coletivo;
- Comandita Simples;
- Sociedade por ações;
- Sociedade Anônima;
- Sociedade Limitada.
- Contrato Social ou Requerimento de Empresário Individual ou Estatuto, em três vias;
- Cópia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios;
- Requerimento Padrão (Capa da Junta Comercial ou Cartório), em uma via;
- FCN (Ficha de Cadastro Nacional) modelo 1 e 2, em uma via;
- Pagamento de taxas através de DARF.
- Formulário próprio da prefeitura;
- Consulta prévia de endereço aprovada;
- Cópia do CNPJ;
- Cópia do Contrato Social;
- Laudo dos órgãos de vistoria, quando necessário.