Inteligência de negócios para pequenas empresas
Business Intelligence (BI), ou inteligência de negócios, está inteiramente relacionado à transformação de dados reais e brutos de uma empresa, em informações que se tornam cruciais para o desenvolvimento e o alcance de resultados almejados.
O fluxo de dados nas empresas tem aumentado a cada ano, e saber aproveitar essas informações pode ajudar a tornar a gestão de um negócio muito mais eficaz.
A gestão de dados é uma ferramenta fundamental para os empreendedores planejarem os negócios e prestarem serviços cada vez mais personalizados ao seu público. Isso porque ela pode ser executada em uma empresa para obter dados mais organizados e precisos, fazendo com que o gestor consiga entender melhor todas as atividades e resultados da sua empresa, e dessa forma, ter mais segurança na tomada de decisão.
o principal objetivo da inteligência de negócios é justamente minimizar riscos e proporcionar melhorias na organização, através dessa coleta massiva de informações relevantes.
O que é Business Intelligence?
Business Intelligence (BI) é uma coleção de técnicas e ferramentas, utilizadas para coletar, integrar e fornecer acesso a dados reais sobre uma organização. A partir de BI, é possível analisar tais informações e entregá-las de uma forma mais legível e otimizada para os responsáveis pelas tomadas de decisões da empresa.
Os dados analisados na inteligência de negócios são os mais diversos e podem incluir todos os setores de uma empresa, como as vendas, finanças, compras, estoque, operações e outras áreas do negócio. Através dela, o gestor consegue visualizar melhor as informações e traçar estratégias mais eficazes, já que com a utilização de dashboards, a interpretação dos dados fica muito mais dinâmica e é possível acompanhar não só dados históricos, como também tendências, projeções e a monitoração em tempo real da performance da empresa e colaboradores.
Onde utilizar BI?
Pode ser utilizada em negócios de todos os segmentos e portes e dentro de uma empresa, em diferentes setores, como finanças, vendas, marketing, recursos humanos e logística, ajudando a identificar oportunidades de crescimento e criando assim possibilidades de melhor aproveitá-las, além de atuar na redução de custos com a predição de problemas e vendas, melhoria da eficiência operacional e aumento da satisfação do cliente, já que com dados é possível conhecer toda a jornada de compra e o perfil de cada consumidor.
Quais são os componentes de Business Intelligence?
Fontes de dados, Data Warehouse (DWH), Online Analytical Processing (OLAP), Data Mining, Extract, Transform, Load (ETL) e ferramentas de visualização (dashboards).
KPIs, Dashboards e o BI
Os indicadores-chave de desempenho, também chamados de KPIs (Key Performance Indicator), servem para medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas está atendendo de forma efetiva aos objetivos propostos pela organização. Os indicadores de desempenho auxiliam na criação de estratégias, no desenvolvimento de novos produtos e na definição de meta e os resultados dos indicadores se tornam a principal referência da situação atual da empresa.
A gestão por indicadores possibilita entender e melhor controlar o desempenho do negócio a partir de informações essenciais, confiáveis e atuais conduzindo a empresa para os resultados desejados. Dessa forma, utilizar indicadores de desempenho é uma das maneiras mais eficazes de medir a produtividade e manter o controle dos procedimentos internos da empresa.
Já o dashboard, seria um painel visual que organiza de forma dinâmica e de fácil compreensão, todos esses dados importantes obtidos por meio dos indicadores de desempenho.
Ou seja, por meio do monitoramento de indicadores e da fácil visualização de seus dados por meio de dashboards, é possível tornar as informações de uma empresa muito mais sistemáticas, objetivas, consistentes, relevantes e inteligentes, formando então o BI.
Tomada de decisão baseada em dados
Basear-se em dados reais é muito importante para que o empreendedor ou gestor tome decisões assertivas, estratégicas, inteligentes e eficientes no negócio.
Isso porque, ao se fundamentar em informações incertas, há muito mais chances de erros nas decisões, prejudicando diretamente o desempenho do negócio. Os dados reais nas estratégias dos pequenos negócios ajudam a identificar os gargalos para que sejam corrigidos rapidamente, bem como as oportunidades, para aproveitá-las da melhor forma possível.
Por que utilizar inteligência de negócios em pequenas empresas?
A inteligência de negócios pode ser executada em uma empresa para obter dados mais organizados e precisos e permitir ao gestor uma melhor compreensão sobre o desempenho dos colaboradores e das atividades, os perfis de consumidores, previsões de mercado, de vendas, da concorrência, entre outros fatores que promovam uma visão ampla do negócio. Ela auxilia a automação de processos, a geração de relatórios de gestão e a separação de dados necessários e relevantes para a empresa.
Serve como um método para organizar dados distribuídos nos mais diversos locais, filtrá-los de acordo com sua importância, oferecer informações mais legíveis e potencializar ainda mais os resultados da empresa.
Confira alguns benefícios que pequenas empresas podem ter:
- Custos reduzidos;
- Tomada de decisão muito mais sólida e assertiva;
- Possibilidade de indicadores e relatórios mais customizados e que possuem informações mais eficientes e direcionadas;
- Produtividade da empresa;
- Entrega de produtos e serviços de qualidade aos clientes;
- Mais competitividade no mercado;
- Mais chances de potencializar as vendas e resultados;
- Análise em tempo real das vendas e negociações realizadas;
- Previsões de mercado, análise de concorrentes e relatórios mais detalhados sobre todas as ações e processos comerciais;
- Visão geral sobre a carteira de clientes e descoberta de detalhes sobre eles, como: preferências, poder e frequência de compra e satisfação com a sua empresa;
- Maior nível de inovação à empresa;
- Identificação de falhas e possibilidades/oportunidades com agilidade;
- Predição de comportamentos e acontecimentos;
- Melhoria na experiência de compra;
- Melhoria na comunicação e promoção da integração entre equipes;
- Agilidade, precisão, praticidade, otimização de processos internos e comerciais;
- Melhoria no uso dos recursos e otimização dos investimentos;
- Potencialização das ofertas de maneira eficiente;
- Monitoramento eficiente das operações.
Com o avanço da tecnologia, a metodologia BI tem permitido um acesso mais rápido e fácil a grandes volumes de dados, além de fornecer análises mais avançadas, inteligentes, precisas e automatizadas.
A inteligência de negócios é uma ferramenta vital para ajudar as empresas a tomar decisões mais estratégias e eficazes e está se tornando cada vez mais acessível e de grande valor para empresas de todos os tamanhos e segmentos.
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