Metas e indicadores: como definir indicadores para melhorar resultados e expandir o negócio
Em uma empresa, só é possível gerenciar o que se mensura, e só se mensura o que se define. No processo de gestão, metas e indicadores são os grandes aliados dos empreendedores, pois identificam o momento atual da empresa e o cenário desejado. Além disso, os indicadores apontam um caminho que será um referencial para a empresa, explicitando os processos que estão dentro do esperado e os que saíram dos conformes e precisam ser reavaliados.Assim, as metas e indicadores fornecem uma base objetiva para identificar problemas, definir prioridades e verificar como andam os esforços para a melhoria contínua e a expansão da empresa. Uma empresa que não acompanha seus números, ou define critérios de maneira errônea, pode ter muitos problemas; uma vez que não consegue entender seu presente e muito menos vislumbrar um futuro.Com dados e metas equivocadas, essas organizações acabam tendo uma visão falha dos seus processos, muitas vezes deixando de visualizar erros na sua cadeia produtiva por não terem implementado Indicadores chave de desempenho (KPIS) corretos.
Mas, como se definem metas e indicadores?
Certo, vamos por partes. As metas fazem parte do planejamento estratégico empresarial. Trata-se de um documento com todos os dados e informações possíveis da empresa. Dentro dele, e com base nesses dados, e em estudos e projeções de mercado, estão os objetivos da empresa em curto, médio e longo prazos. Para atingi-los, são desenvolvidas metas para cada setor da empresa.Lembre-se: as metas precisam estar alinhadas aos objetivos da empresa! Além disso, elas precisam ser realistas e bem embasadas.Por exemplo: você é uma pequena empresa de produtos cosméticos. Qual o seu objetivo em 5 anos? Ser a maior empresa de cosméticos do mundo! Realista? Provavelmente não. Agora, se seu objetivo for ser a maior empresa de cosméticos da sua região, já estamos trabalhando com os pés no chão e ao mesmo tempo sendo ousados.Para atingir esse objetivo, algumas metas são necessárias, por exemplo: a cada semestre ampliar em 50% o número de produtos oferecidos, realizar uma pesquisa de mercado a cada dois meses, aumentar o número de vendas em 10% ao mês, entre outras. Todas as áreas precisam traçar metas que estejam fortemente ligadas ao objetivo principal da empresa.
E qual é a ligação entre metas e indicadores?
Os indicadores irão mensurar se sua empresa está cumprindo as metas, se as está ultrapassando ou se não está conseguindo chegar lá. Se uma das suas metas é aumentar o número de vendas em 10% ao mês, é preciso criar um indicador que calcule essa porcentagem mês a mês, comparando o mês atual com o anterior. Esse, por exemplo, seria um indicador de resultado.Porém, também é preciso estabelecer metas e indicadores de processo. Exemplo: para aumentar as vendas, é preciso que os vendedores façam mais ligações para possíveis clientes. Se cada vendedor fazia 80 ligações mensais, vamos aumentar para 100. E para saber se sua meta está sendo cumprida, um indicador é necessário, comparando o número de ligações de cada vendedor de período em período.Esses são apenas alguns exemplos de indicadores. Existem também os indicadores de lucratividade, de capacidade, de qualidade, entre muitos outros. Cada empresa decide quais são os indicadores mais importantes, considerando sua realidade e os objetivos a serem alcançados.
Fazer um curso ou contratar uma consultoria para definir metas e indicadores?
Para definir metas e indicadores, é preciso realizar um estudo bastante aprofundado de sua empresa. Existem muitos cursos no mercado, tanto online quanto presenciais, que o capacitam para realizar esse trabalho. No entanto, uma consultoria especializada também é indicada, trazendo experiência de fora para dentro da sua empresa, além de um olhar mais estratégico e neutro sobre o seu negócio (às vezes o envolvimento emocional com a organização impede os profissionais de terem uma visão imparcial, principalmente com relação aos seus desafios).Um desses programas é o Programa PGA - Gestão de Gestão Avançada, oferecido pelo Sebrae, que une workshops e encontros coletivos presenciais com uma consultoria especializada para sua empresa. Quer saber mais? Leia o artigo a seguir e Conheça o PGA: programa de gestão avançada do Sebrae!
JV
Joanice Vargas Há 25 dias atrás
Boa tarde, tenho interesse, mas não consigo enviar o formulário.....
Clico em tenho interesse mas não avança....
Aguardo
Sebrae SC Há 24 dias atrás
Olá Joanice. Agradecemos o seu contato. Estamos verificando a situação e assim que possível retornaremos com a solução. Aproveite e conheça os outros conteúdos disponíveis no portal do Sebrae SC. Esperamos por você!
Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae?Você precisa estar logado para comentar ou perguntar!Cadastre-se ou acesse sua conta!