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Internacionalização
25 out. 2023

Networking além das fronteiras: Como pequenos negócios criam redes globais de contatos

Você sabe qual é a importância do networking e como cultivar uma boa rede de contatos?

Como veremos adiante, o networking é importante para qualquer profissional que deseja se destacar. Porém, para um(a) empreendedor(a) que precisa atrair clientes, ele é essencial. Aliás, ousamos dizer que ele é mais importante para donos/donas de pequenas e médias empresas do que para donos/donas de grandes empresas.

Fato é que, independentemente do tamanho, todo negócio que deseja ampliar sua atuação, potencializar seus lucros e acelerar seu crescimento precisa manter um networking ativo. Por isso, hoje veremos o que esse conceito significa, quais são seus benefícios e como cultivá-lo.

O que é networking?

Networking é a prática de criar, aumentar e cultivar uma rede de contatos.

Só para ilustrar, o termo vem do inglês, precisamente da junção das palavras net (rede) e work (trabalho). Assim, a tradução literal seria "rede de trabalho". Nesse sentido, temos a palavra network para designar a rede de contatos e o termo networking para se referir à prática de cultivar essa rede e mantê-la ativa.

Embora muitas pessoas avaliem sua rede de relacionamentos pelo número de contatos que possuem, esse é um equívoco. Aqui, quantidade não é sinônimo de qualidade.

Um bom networking envolve, sobretudo, se relacionar com pessoas estratégicas de sua área e criar relacionamentos sólidos, calcados na reciprocidade e na troca de valor.

Ademais, um bom networking é aquele que cabe e está na sua rotina.

Benefícios do networking para a expansão internacional

Em seguida, vamos conhecer alguns dos benefícios do networking para a expansão internacional da sua empresa.

Quando sua rede de contatos é rica e ativa, você convive com pessoas com objetivos similares e, por consequência, suas oportunidades de sucesso profissional aumentam. Você poderá, por exemplo, receber uma indicação ou proposta de parceria a partir de suas novas conexões.

Além disso, o conhecimento compartilhado permite que você aprimore seus projetos, produtos e serviços ao analisá-los sob outros pontos de vista e experiências.

Assim como alguém que está constantemente em contato com as mais diversas pessoas é, certamente, uma pessoa mais facilmente encontrável. Isso porque você será mais reconhecido e propenso a receber ainda mais contatos, pois as pessoas te verão como uma alguém experiente, confiável e profissional.

Vamos ver, portanto, quais outros benefícios do networking para a expansão internacional da sua empresa.

Aprender novas formas de abordagem comercial

Em primeiro lugar, você pode aprender novas formas de abordagem comercial, que nada mais são do que a forma de aproximação de um potencial cliente.

Em se tratando de vendas, a abordagem utilizada deve causar a melhor primeira impressão possível, pois ela é determinante para uma boa negociação. Uma vez que você está em contato com diversos profissionais, você poderá debater sobre as melhores práticas e estratégias para o seu negócio.

Esse é o poder do networking!

Além disso, você poderá conhecer o que tem dado certo e o que é melhor ser evitado a partir das experiências de seus parceiros.

E, quando tratamos de expansão internacional, é importante que a empresa saiba adequar sua abordagem de acordo com cada cliente. Quanto mais técnicas ela conhecer, melhor saberá se adaptar.

Investigar o nível de aceitação do seu produto

Em segundo lugar, você poderá investigar o nível de aceitação do seu produto.

Certamente, a prioridade de qualquer empresa é a satisfação do cliente, conquistada por meio de um produto de qualidade.

Os negócios estão cada vez mais preocupados em colocar o cliente em primeiro lugar, principalmente no contexto incerto, volátil e imprevisível que vivemos hoje. E uma das práticas com o fim de analisar o nível de satisfação de seus consumidores é investigar o nível de aceitação do seu produto.

Pesquisas de mercado, por exemplo, como conversas com parceiros que podem opinar, sincera e criticamente, sobre seu produto são maneiras de colocar essa investigação em prática.

Ao ouvir diversos pontos de vista, você poderá encontrar pontos de melhoria, o que deixará sua empresa mais competitiva para o cenário internacional.

Mais chances de praticar outros idiomas

Por fim, uma rede de contato diversa proporciona mais chances de praticar outros idiomas. Se sua empresa deseja expandir internacionalmente, o conhecimento de outros idiomas é fundamental para construir melhores relações com seus clientes e fornecedores.

Inclusive, o ideal é que você ou alguns de seus colaboradores aprendam, além do inglês, o idioma dos mercados que querem alcançar.

Só para ilustrar, se você contatasse algum fornecedor estrangeiro, preferiria que ele conversasse com você em inglês ou em português, sua língua materna?

Pois é! A conexão se torna muito fácil quando se utiliza a língua materna de uma das partes.

Sem dúvida, seu networking internacional será mais uma ferramenta à sua disposição nessa tarefa!

Dicas valiosas para expandir sua rede de contatos mundo afora

Agora que já sabemos a importância do networking para a internacionalização da sua empresa, vamos conhecer algumas dicas valiosas para expandir sua rede de contatos.

Isso pode parecer difícil se você não está acostumado(a), mas a prática vai mostrar que você pode criar uma rede de valor em pouco tempo. Acompanhe nossas dicas abaixo.

Conheça suas fraquezas

Primeiramente, é essencial conhecer e mapear suas fraquezas. A saber, uma ótima ferramenta para isso é a matriz SWOT, que vai te ajudar a observar a situação de sua empresa.

O acrônimo é formado pelas iniciais dos seguintes termos, que significam:

  • Strenghts (Forças): o que a empresa faz bem, suas vantagens competitivas;
  • Weaknesses (Fraquezas): dificuldades ou desvantagens da empresa;
  • Opportunities (Oportunidades): fatores externos positivos que podem ser aproveitados pela empresa; e
  • Threats (Ameaças): fatores externos que podem impactar negativamente a empresa.

Com a análise desses pontos, é possível entender o cenário atual do negócio, bem como suas fragilidades e potencialidades.

As forças e oportunidades são aspectos positivos, logo, não precisam necessariamente ser alterados, mas as fraquezas e ameaças são prejudiciais à empresa.

Uma vez que as ameaças são fatores externos, o que resta a ser trabalhado são as fraquezas. A título de exemplo, elas podem ser uma ineficiência operacional, processo ineficazes, má gestão ou falta de gestão propriamente dita. Uma vez mapeados, qualquer um desses aspectos pode ser resolvido!

Elabore o seu pitch

Em segundo lugar, é importante elaborar o seu pitch.

Se trata de uma apresentação curta e persuasiva de um negócio, alguém ou uma ideia, com o propósito de atrair interesse sobre o assunto. Normalmente, ele é utilizado para captar a atenção de um cliente para uma possível compra, defendendo a importância e a necessidade do produto.

Porém, quando tratamos de networking, podemos falar de um pitch sobre seu produto, empresa ou até mesmo você, destacando as potencialidades do objeto em questão.

Ele deve ser objetivo, claro e direto, bem como se adaptar ao contexto ou ao interlocutor. Ademais, deve ser praticado sempre que possível. Dessa forma, quando você estiver frente a um possível parceiro, conseguirá defender sua ideia mais facilmente.

Participe de feiras e rodadas de negócio internacional

Por fim, podemos destacar a importância da participação em feiras e rodadas de negócio internacional, o lugar ideal para você expandir seu networking para além do país.

Esses eventos visam promover a relação e as negociações entre empresas de diversos países e, por conseguinte, são essenciais na facilitação do comércio internacional.

Nesse sentido, envolvem empresas e atores estratégicos de todo o mundo para criarem um ambiente com grandes oportunidades de networking.

Além disso, possibilitam a discussão de parcerias, acordos comerciais e colaborações, enquanto as empresas economizam tempo e recursos. Por isso, são imperdíveis para aqueles que desejam expandir seus negócios e aumentar sua confiança e credibilidade perante o mercado.

Expanda sua rede de contatos com a ajuda do SEBRAE Go To Market

Aumentar e cultivar seu networking será muito mais fácil com o SEBRAE Go To Market.

Nosso objetivo é ser o suporte na internacionalização de pequenos negócios, estruturando-os para que conquistem possibilidades reais de crescimento no mercado internacional. Oferecemos capacitações e consultorias especializadas com o intuito de tornar sua empresa mais competitiva no contexto global.

Com o nosso conteúdo, você aprenderá não apenas sobre importação e exportação, como também sobre franquias, investimento direto e indireto e joint ventures.

Seremos a melhor parceria para a internacionalização da sua empresa! Conheça e se inscreva para a edição de 2024 do programa!

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