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Empreendedorismo
18 out. 2023

Networking e colaboração: o poder das redes de pequenas empresas

O mundo dos negócios vive em constante transformação, da mesma forma, como os clientes também estão cada vez mais exigentes. Para sobreviverem a essas mudanças constantes e se manterem competitivas no mercado, as micro e pequenas empresas precisam inovar, se atentar às tendências e criar estratégias que as mantenham atrativas no mercado.

Para garantir a sustentabilidade dos negócios, gestores têm procurado auxílio através de redes de colaboração. Essa vantagem colaborativa pode ser obtida através da associação ou cooperação com outras empresas e pessoas, na busca por troca de informações, conhecimento, rede de contatos, entre outras possibilidades, a fim de alcançarem um objetivo definido.

Pensando na importância dessa rede de pequenas empresas, este artigo apresentará as vantagens da colaboração, as oportunidades e as práticas que contribuem para este processo. Boa leitura!

O que é networking?

O termo vem do inglês e significa rede de relacionamentos ou rede de contatos. Seria uma rede de pessoas que passam a se conhecer, conectar e compartilhar conhecimento entre si, com intuito de gerar crescimento pessoal e profissional, troca de experiências e informações, além da oportunidade de formações de parcerias.

Diferenças entre associativismo e cooperativismo

Apesar de serem similares, o associativismo e o cooperativismo apresentam algumas diferenças. A cooperação acontece quando as pessoas identificam um problema comum e se propõem a trabalhar na solução conjunta dele. Ela inicia com a colaboração e vem com o tempo, quando as pessoas se engajam com isso e continuam com as ações.

Já o cooperativismo é uma forma jurídica de se trabalhar de forma cooperada, onde pessoas também colaboram para alcançar objetivos específicos. A associação, também é uma forma jurídica, adequadamente registrada, mas com intuito de levar adiante atividades sociais e empresariais.

Enquanto na associação o patrimônio é formado por taxas pagas pelos associados (doações, fundos e reservas), na cooperativa existe capital social formado por quotas, facilitando financiamentos em instituições.

A importância das conexões entre micro e pequenas empresas

O networking é importante para que o empreendedor faça conexões estratégicas com outros empreendedores, para adquirir conhecimento, para aprimorar ideias e o potencial criativo, fortalecer relações profissionais e para que a empresa seja lembrada em uma oportunidade comercial. Isso porque a rede de contatos permite obter um relacionamento com diversos fornecedores e clientes.

Há como aprimorar as habilidades, adquirir conhecimento para melhorar a condução de projetos e de processos, construir um melhor posicionamento de mercado, aumentar o ciclo social e manter bons relacionamentos.

O networking é fundamental em todo e qualquer tipo de negócio, especialmente para quem está começando a empreender. No meio empresarial é muito comum que os empreendedores precisem encarar os mesmos desafios e, ao compartilhar experiências e conhecimentos, fica muito mais fácil encontrar soluções para os problemas.

Para quem é MEI, micro ou pequena empresa, muitas vezes há mais obstáculos para atender a algumas demandas. Mas, quando essas empresas se juntam, acabam se fortalecendo e conseguem estabelecer estratégias para resolverem seus problemas. Dessa forma, o networking colabora na consolidação de um objetivo em comum, a partir da união de diferentes ideias e necessidades.

→ Caso você queira saber mais sobre o assunto, clique aqui e acesse o Podcast Fala Especialista, que aborda os benefícios da cooperação entre empresas.

Como fazer networking?

O networking pode acontecer em eventos, em um curso, na faculdade e até mesmo em uma viagem a lazer. Ele envolve construir e manter relacionamentos profissionais para troca de informações, colaboração em projetos e para explorar oportunidades de negócios. Confira algumas dicas que podem ajudar:

Participe de eventos

Conferências, workshops, seminários e encontros empresariais são ótimos lugares para conhecer pessoas com interesses semelhantes. Todos os anos, ao fazer o planejamento da sua empresa, liste os principais eventos que gostaria de ir e já se programe para eles. No decorrer do ano novas oportunidades vão surgir, fique atento a elas e arrume espaço na agenda, sempre que for importante.

Eventos corporativos costumam ser excelentes oportunidades para a expansão da sua lista de contatos. Saiba como fazer networking em eventos clicando aqui!

Use o LinkedIn

Plataformas como LinkedIn são ótimas para se conectar com profissionais da mesma área e com possíveis clientes. Mantenha um perfil atualizado e com atividade constante. Certifique-se de ter uma boa foto, uma descrição profissional clara e informações atualizadas sobre sua experiência, empresa e habilidades.

Mantenha relacionamentos

Uma das partes mais importantes do networking é a manutenção dos relacionamentos. Mantenha-se em contato com as pessoas que conheceu e lembre-se que o networking não se trata apenas de buscar benefícios próprios, mas de oferecer suporte e valor aos outros. Seja autêntico e genuíno nas suas interações e mostre que está disponível para ajudar.

Participe de capacitações empresariais

As capacitações promovem o networking de várias maneiras. Como elas reúnem profissionais de diversas áreas e diferentes níveis de experiência, proporciona um ambiente propício para conhecer pessoas com interesses e objetivos similares. Durante as capacitações, há um intercâmbio de conhecimento e experiências entre os participantes, o que cria oportunidades naturais para iniciar conversas e estabelecer conexões.

Participe de núcleos empresariais

Os núcleos empresariais geralmente são formados através de uma associação empresarial, que formaliza a existência desse grupo e permite o acesso a diversos benefícios. Seria a reunião de empresários de uma mesma cidade em um ambiente totalmente voltado ao mundo dos negócios, com troca de ideias, facilidade de compras em grupo e discussão dos desafios e necessidades do setor para buscar soluções em conjunto.

Há possibilidade de criar núcleos setoriais, formados por empresas do mesmo segmento, multisetoriais, entre outros. O objetivo é de contribuir para a quebra do isolamento da micro e pequena empresa, desenvolvendo negócios através de iniciativas empreendedoras.

Essa é a essência do Programa Empreender, que por meio de núcleos empresariais, estimula e facilita o trabalho colaborativo para encontrar soluções e benefícios comuns. O Programa acontece em toda Santa Catarina e é operacionalizado através das Associações Empresariais que fazem parte da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), com apoio do Sebrae/SC. Saiba mais clicando aqui!

O Sebrae/SC apoia os micros e pequenos empreendedores e oferece diversas soluções para potencializar seus negócios. Além do apoio no Programa Empreender, o Sebrae é parceiro do Programa de Aceleração de Núcleos Empresariais (PAN), uma iniciativa da FACISC. O Programa tem foco nos eixos de desenvolvimento na produtividade, gestão empresarial e acesso ao mercado.

O Sebrae/SC também oferece ferramentas, artigos, consultorias especializadas, vídeos, entre outros diversos serviços que fazem parte da teia de apoio ao empreendedor.

Caso necessite de atendimento, solicite através do chat, via 0800 570 0800 (WhatsApp ou telefone) ou Salas do Empreendedor.

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