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Empreendedorismo
21 jun. 2023

Como fazer networking: um passo a passo para empreendedoras

A história está cheia de exemplos de mulheres que mudaram o mundo. Ainda que muitas vezes invisibilizadas, essas pioneiras abriram caminhos para que mais e mais mulheres assumissem o protagonismo nos negócios.

À medida que o empreendedorismo feminino cresce, aumentam também as oportunidades. Em Santa Catarina, são mais de 400 mil mulheres à frente do seu próprio negócio. Estudo feito pelo Sebrae, a partir de dados do IBGE, registra que o estado contava com 404.659 empreendedoras no terceiro trimestre de 2022, representando 35% do total de pessoas donas de negócio em Santa Catarina. O número configura um crescimento em relação aos dados da pesquisa do Sebrae do mesmo período de 2020, quando o estado computava 350 mil empreendimentos fundados e liderados por mulheres, 34% dos CNPJs ativos na época. 

Esse dado por si só já é indicativo de crescimento e fortalecimento das mulheres que empreendem. Para além disso, cresce também o senso de coletividade e pertencimento que o empreendedorismo feminino proporciona. Um movimento que tem na força do coletivo um diferencial para driblar obstáculos e superar desafios das empreendedoras.

Na realidade do empreendedorismo feminino, os sentimentos de comunidade e de transformação estão presentes. Eventos, palestras e encontros dedicados ao tema mobilizam milhões de mulheres.

Como aproveitar essas oportunidades que empreender entre elas proporciona e potencializá-las em resultados para o negócio?

O papel do Networking no empreendedorismo feminino

Você pode até não ter consciência, mas é provável que intuitivamente já tenha feito networking. Aqui no Sebrae Delas Mulher de Negócios, acompanhamos mais de 50 mil mulheres ao logo de quatro anos de programa e percebemos a capacidade de conexão, troca e parceria que mulheres reunidas articulam.

A virada de chave é usar essa ação tão necessária para o sucesso da empreendedora de uma maneira consciente, contínua e estratégica.

Mas, afinal, o que é networking e qual sua importância?

Esse termo vem do inglês e consiste na junção das palavras net (rede) e work (trabalho). De acordo com o Oxford English Dictionary, networking é um sistema para articular encontros, reuniões ou conversas com outras pessoas que podem ser úteis para você no seu negócio.

Trata-se, portanto, de uma prática contínua. O conceito vai muito além de colecionar contatos ou seguidores nas redes sociais. Para uma rede de contatos ser considerada networking, é preciso promover a interação constante entre as pessoas que a compõem. Esse é um grupo formado por pessoas que podem ajudar seu desenvolvimento como empreendedora. Seja porque têm conhecimento da sua área, têm bons contatos, podem dar bons conselhos e trocar experiências, podem indicar seu nome para outras pessoas ou podem ser futuros parceiros em novos projetos. Da mesma forma, eles esperam que você retribua nessa troca.

A prática é importante para a geração de oportunidades de crescimento do negócio. Um bom networking abre portas para novos contratos, clientes e fornecedores. Também gera autoridade e você passa a ser percebida como um empreendedora bem relacionada e de referência, pois mais pessoas vão conhecer seu trabalho e realizações, o que traz credibilidade e visibilidade. Além disso, o networking proporciona mais chances de divulgação para sua empresa, rendendo convites para lives, podcasts e parcerias colaborativas.

Passo a passo para começar

Algumas pessoas podem ter mais dificuldade de conhecer outros profissionais. Outras sentem-se inseguras para puxar assunto e construir vínculos. Há ainda as que têm medo de serem inconvenientes e de estarem incomodando. Conforme falamos anteriormente, tem também aquelas que já praticam networking sem perceber. Mas para que a prática traga de fato resultados positivos é importante que ela seja realizada de maneira consciente e estratégica, como parte das suas atividades de trabalho. Por isso, desenvolvemos um passo a passo para ajudar você, empreendedora, a fortalecer seu networking.

1. Reserve um tempo na agenda

    Como muita coisa no empreendedorismo, antecipação e planejamento são primordiais. Uma das maiores dificuldades das empreendedoras é a organização do tempo. A maioria das mulheres tem que lidar com as atividades domésticas, as reponsabilidades de cuidados, a sobrecarga mental e ainda trabalhar na gestão do seu negócio. Por isso, reserve um espaço na agenda para isso. Entenda o networking como uma atividade da sua empresa e estabeleça uma meta factível para você cumprir, uma vez por dia, por semana, por mês – o que se encaixa no seu dia a dia e que você não vai deixar de fazer porque precisa buscar os filhos no colégio, lavar a roupa ou passar mais tempo com a família. Uma vez que você tem bem delimitada a frequência com que o networking vai entrar na sua rotina priorize essa atividade como um item importante da sua lista, que deve ser realizado naquele dia.

    2. Organize sua rede de apoio

      Este é mais um passo em que o empreendedorismo feminino tem peculiaridades. Mulheres, além de se preocuparem na consolidação do networking, também têm que solidificar uma rede de apoio. É essa rede que vai proporcionar uma melhor gestão do tempo e ajudar a cumprir algumas demandas necessárias para cultivar sua rede profissional. Não tente provar que consegue dar conta de tudo sozinha, isso só vai gerar sobrecarga e limitar suas chances de crescer. Aprenda a delegar as demandas nas atividades domésticas e nas tarefas da empresa. O empreendedorismo materno tem bastante a ensinar sobre isso.

      3. Desconstrua mitos

        Mito 1: Muitas mulheres entendem o networking como superficial e interesseiro, algo que visa obter vantagens por conta do relacionamento, pois elas têm uma tendência a construírem relações mais profundas e significativas. Por isso, lembre-se que o relacionamento estabelecido é de mão dupla, ao mesmo tempo que é interessante para você é para o outro também.

        Mito 2: A segunda crença é que o networking só deve ser feito depois que todo “trabalho de verdade” está feito. Entenda que cultivar uma rede de contatos profissionais também é trabalho de verdade e deve estar na sua agenda.

        Mito 3: Outro mito recorrente é que networking é para pessoas extrovertidas que têm facilidade de fazer muitos contatos. Na verdade, esta é uma prática que requer disciplina, foco e que, como outras competências, pode ser aprendida quando exercitada. Quanto mais você pratica, mais fácil fica.

        4. Mapeie seus contatos

          Para visualizar quem é você na fila do networking, faça um mapa! Desenhe um círculo no meio do papel e escreva seu nome. Perto do seu círculo, coloque o nome das pessoas com quem você tem vínculos próximos e fortes. Longe do seu círculo, escreva o nome das pessoas com quem você tem vínculos mais fracos e distantes. Nas bordas, coloque o nome ou o cargo das pessoas com quem você não tem conexões. Depois encontre padrões para as suas relações, faça algumas perguntas: Seus vínculos próximos são limitados por localização ou função? Quem é próximo das pessoas que você quer conhecer? Suas relações são contingenciais, pessoais, estratégicas? São próximas ou distantes? Seus relacionamentos têm mútuo benefício ou são unilaterais? São diversos ou muito parecidos? Suas conexões se conhecem? Sua rede está defasada ou tem pessoas com as quais você se conectou recentemente? As respostas a essas perguntas vão lhe ajudar a entender os pontos fortes e fracos do seu networking. Com esse discernimento, você pode ativar apresentações e indicações ou encontrar outras maneiras de conhecer pessoas importantes para sua rede.

          5. Interaja no online e offline

            Agora que você se organizou com o básico está na hora de ver, ser vista e partir para a ação. Encontros presenciais proporcionam conexões mais profundas, mas as redes sociais são mais dinâmicas e permitem que você contate várias pessoas ao mesmo tempo, não importa onde elas estejam. As redes sociais ajudam a retomar laços que enfraqueceram e permitem que você conheça contatos que não encontraria pessoalmente. Mescle mensagens com vídeos chamadas e encontros pessoais para garantir o equilíbrio entre vínculo e praticidade. Faça contatos, deixe explícito o que você quer e/ou precisa e lembre-se de respeitar a disponibilidade e o tempo do outro.

            6. Construa comunidades

              Existem muitas empreendedoras que passam pela mesma dor que você! Empreender é uma atividade solitária, especialmente porque uma parcela grande de mulheres atua como MEI. Já demos dicas para empreendedoras MEI conquistarem o sucesso, e o networking é uma delas. Construir comunidade é encontrar aquele espaço seguro para partilhas e aprendizado. Grupos nas redes sociais ou nos aplicativos de mensagens são uma boa maneira de se manter ativa, demonstrar interesse e mostrar o seu trabalho. Fazer perguntas, responder questionamentos, indicar profissionais e fornecedores, compartilhar conteúdo de interesse do grupo e dividir desafios e conquistas são formas para você se posicionar na comunidade. Engajar em cursos de capacitação e aprimoramento na área também é uma outra maneira de estar em comunidade e estreitar relacionamento.

              7. Participe de eventos

                Pode até parecer óbvio, mas é um passo importante que muitas vezes é deixado de lado porque não houve uma organização dos passos acima. Faltou gestão do tempo para garantir que sua agenda esteja livre na data do evento, rede de apoio para lhe ajudar com outras demandas enquanto você aproveita o conteúdo de uma palestra, comunidade para divulgar encontros do seu interesse. Participar de eventos profissionais é uma ótima forma de se manter atualizada e ainda ampliar sua rede de relacionamentos. Mas não é a única! Estar presente em outros encontros que não são necessariamente profissionais contribui ao seu networking. Um Happy Hour ou um café são maneiras mais informais de se aproximar de outras pessoas e podem ser igualmente eficientes.

                8. Mantenha frequência

                  Networking tem data para começar, mas não tem data para acabar. A ideia é que seja um movimento contínuo. Não é só adicionar a pessoa na sua rede social e acreditar que o resto vai acontecer sozinho. É preciso interagir, publicar histórias do seu trabalho, perguntar aos outros como estão e o que estão fazendo. Demonstre interesse autêntico e genuíno e não apenas quando precisar de algo. Seja solícita quando demandada, lembre-se que é um relacionamento de mão dupla.

                  9. Saia da bolha

                    Se você costuma fazer sempre as mesmas coisas com as mesmas pessoas, as chances de ampliar sua rede são pequenas. Você pode aumentar sua rede de contatos em diversos lugares, na aula de pilates, na reunião de condomínio, no espaço de coworking ou no encontro da escola das crianças. Qualquer lugar traz oportunidades de conexão. Sair da zona de conforto e se misturar com pessoas diferentes promovem possibilidades. Faça trabalhos com grupo diversos, troque ideias com pessoas de áreas diferentes da sua. A diversidade, além de proporcionar novos contatos, também pode render boas ideias.

                    10. Tenha em mente o que não fazer

                      Todo o passo a passo do networking vai lhe ajudar a ampliar sua rede de contatos profissionais, mas também é importante saber o que não fazer. Algumas atitudes, ao invés de impulsionarem e fortalecerem seus relacionamentos, podem ter o efeito inverso. Confira alguns pontos de atenção:

                      • Falar demais e ouvir de menos;
                      • Autopromoção a qualquer custo;
                      • Bajulação;
                      • Forçar intimidade;
                      • Tentar ser o que você não é;
                      • Pedir favores e não retribuir;
                      • Só mandar mensagens quando precisa de algo.

                      Resumindo, falta de autenticidade, de respeito e de bom senso não contribuem em nada.

                      Confira as soluções do Sebrae Selas para fortalecer networking

                      Delas Summit

                      O maior evento de empreendedorismo de Santa Catarina reuniu mais de 3 mil mulheres, no dia 12 de maio, em Balneário Camboriú para um dia de palestras, troca de experiências e, claro, muito networking. O evento contou com momentos emocionantes e de muita conexão. Maria Cândida, Juliana Goes e Carol Paiffer foram destaques do encontro, abordando temas como comportamento, presença digital, liderança e investimentos.

                      Essa foi a primeira edição e uma amostra de que a força do empreendedorismo feminino está, entre outras coisas, na potência de realização e engajamento que as mulheres demonstram. A energia contagiante das mulheres presentes dominou o evento do início ao fim. Muitas já começaram a articular contatos e parcerias no ônibus a caminho do Delas Summit. Uma demonstração de quando têm condições que as prestigiam, que as colocam em foco e no protagonismo, as mulheres não perdem tempo para fazer negócios e conexões. O crescimento de uma é o crescimento de todas.

                      Depois do sucesso da primeira edição, o Delas Summit entra no calendário do Sebrae SC. Esperamos você em 2024, promovendo ainda mais networking. Enquanto isso, você pode rever aqui os melhores momentos de 2023.

                      Trilhas

                      O Sebrae Delas oferece trilhas de aprendizado e networking para diferentes perfis de empreendedoras. As trilhas têm duração de alguns meses e são uma aposta certeira para você desenvolver o networking, pois, ao longo do percurso, você vai conviver com outras empreendedoras que dividem as mesmas questões que as suas. Além de muito conhecimento técnico e socioemocional, você tem a possibilidade de conectar-se, formar parcerias, contratar e oferecer serviços e formar uma verdadeira comunidade entre mulheres empreendedoras.

                      Confira a trilha Sou Empreendedora, que está com as inscrições abertas no momento.

                      Encontro entre Elas

                      O circuito de palestras Encontro entre Elas coloca você em contato com profissionais de referência no mercado. Com temas focados no desenvolvimento socioemocional, as palestras acontecem preferencialmente na modalidade online, com algumas presenciais ao longo do ano. Confira a programação completa.

                      Conexão entre Elas

                      O Sebrae Delas leva a sua metodologia e soluções para toda Santa Catarina. Conexão entre Elas são eventos promovidos pelas agências do Sebrae em todas as regiões do estado. Entre em contato com a agência regional mais perto e confira.

                      Vamos crescer juntas?

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                      Teresinha Andrade Nogueira
                      Há 9 meses atrás

                      Gostei do conteúdo, pois não havia entendido o que era networking (trabalho em rede ou rede de trabalho), achei muito bom.

                      Sebrae SC Há 9 meses atrás

                      Que ótimo que pudemos ajudar você!

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