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- 29 de abr. 20
Orientações para atendimento de salões de beleza
O Sebrae reuniu diversos cuidados e boas práticas para empreendedores e profissionais do segmento voltarem a receber clientes. Confira.
O Sebrae Nacional apresentou no dia 24 de abril uma série de recomendações para profissionais e empreendedores do segmento de salões de beleza durante a reabertura dessas empresas - em uma publicação criada e validada pelo grupo de colaboradores Sebrae, fornecedores, entidades representativas parceiras e empresas parceiras. O material é orientado sobretudo à saúde pública, de profissionais, gestores e clientes dos negócios de beleza e, da mesma forma, a necessidade de que o consumidor se sinta seguro.
Entre as principais recomendações estão:
Atenção aos Decretos
- É importante levar em consideração o decreto de funcionamento vigente em cada região, e, caso exista divergência de informações entre os decretos municipais e estaduais, opte por seguir a orientação mais rígida e com requisitos orientados por entidades OPAS – Organização Pan Americana da Saúde, OMS – Organização Mundial de Saúde, Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde e Conselho Federal de Química.
Chegada de clientes e profissionais
- Dentro do contexto da pandemia de COVID19, organize uma área de chegada para clientes e profissionais disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato como um borrifador com álcool 70%;
- Solicite que todos os clientes estejam de máscara reutilizável própria. Caso não possuam, ofereça a opção de compra no próprio estabelecimento;
- Oriente que os clientes, se possível, não levem acompanhantes ou animais de estimação;
- Divulgue que os atendimentos serão feitos exclusivamente com agendamentos para evitar filas e espera.
Higienização de Superfícies e Equipamentos
- Antes de iniciar as atividades diárias e entre atendimentos, deve-se realizar a limpeza e desinfecção química, respeitado o tipo de material, nos locais de contato do cliente, a saber: bancadas, poltronas, cadeiras, macas e afins;
Orientações para o cliente
- Durante o agendamento, nesse período de pandemia, realizar pesquisa em caráter informativo, questionando se o cliente apresenta sintomas relacionados à COVID19, se viajou recentemente ou se pertence a algum grupo de risco;
- Solicitar que o cliente use máscara própria ou fornecer assim que entrar no estabelecimento;
- Indicar locais para lavagem de mãos e uso do álcool em gel distribuído nas bancadas;
- Orientar que o cliente higienize o celular e que evite ao máximo o uso, durante a permanência no estabelecimento.
Orientações para profissionais de beleza
- Profissionais de beleza precisam estar cientes de sua responsabilidade em minimizar a disseminação do coronavírus durante o atendimento, respeitando os protocolos recebidos.
- Lavagem das mãos entre cada atendimento e andar com álcool gel próprio;
- Uso de máscara reutilizável para todos e combinação de máscara reutilizável e face shield para procedimentos mais detalhados como: maquiagem, barba, depilação, estética;
- Máscara reutilizável deve ser trocada a cada 2h ou se estiver úmida antes desse período;
- A máscara face shield deve ser higienizada a cada troca de cliente;
- Orientação para uso de farda branca que seja lavada diariamente, que permita o uso de água sanitária; uso de jaleco de TNT descartável trocado a cada cliente quando o serviço realizado necessite contato físico como massagem;
- Uso de cabelo preso ou touca descartável e unhas cortadas;
- Manter bancadas o mais livre possível, deixando sobre elas apenas instrumentos e produtos usados durante o atendimento;
- Procedimentos realizados com luvas não substituem a lavagem e higienização das mãos;
- Proibido o compartilhamento de itens pessoais, como maquiagem, vasilhas, talheres e celular;
- Quanto ao adornos pessoais, permitido uso de brincos pequenos. Retirar anéis, brincos, pulseiras, gargantilhas, relógios, colares;
- Orientar higienização dos celulares e que evitem ao máximo o uso durante a permanência no estabelecimento;
- Dar preferência ao uso de produtos que não produzam aerossóis, como spray secante/fixador, finalizadores com pulverizador e afins;
- Ter atenção durante o uso do secador de cabelo, posicionando o bico no sentido raiz em direção as pontas. Desta forma, diminuímos o direcionamento do vento sempre de baixo para cima mitigando a possível propagação de partículas;
- Verificar diariamente a temperatura corporal dos profissionais.
O material traz ainda recomendações acerca de comunicação, medidas para evitar aglomerações e contaminação cruzada, destinação adequada do lixo e detalhamento em cada área/modelo de negócio.
Confira o conteúdo completo na área de Perguntas e Respostas do Sebrae.
Fonte: Sebrae - 24 de abril de 2020