Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Serviços
    Alerta
  • Serviços
  • 29 de abr. 20

Orientações para atendimento de salões de beleza

O Sebrae reuniu diversos cuidados e boas práticas para empreendedores e profissionais do segmento voltarem a receber clientes. Confira.

O Sebrae Nacional apresentou no dia 24 de abril uma série de recomendações para profissionais e empreendedores do segmento de salões de beleza durante a reabertura dessas empresas - em uma publicação criada e validada pelo grupo de colaboradores Sebrae, fornecedores, entidades representativas parceiras e empresas parceiras. O material é orientado sobretudo à saúde pública, de profissionais, gestores e clientes dos negócios de beleza e, da mesma forma, a necessidade de que o consumidor se sinta seguro.

Entre as principais recomendações estão:

Atenção aos Decretos

  • É importante levar em consideração o decreto de funcionamento vigente em cada região, e, caso exista divergência de informações entre os decretos municipais e estaduais, opte por seguir a orientação mais rígida e com requisitos orientados por entidades OPAS – Organização Pan Americana da Saúde, OMS – Organização Mundial de Saúde, Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério da Saúde e Conselho Federal de Química.

Chegada de clientes e profissionais

  • Dentro do contexto da pandemia de COVID19, organize uma área de chegada para clientes e profissionais disponibilizando álcool em gel para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato como um borrifador com álcool 70%;
  • Solicite que todos os clientes estejam de máscara reutilizável própria. Caso não possuam, ofereça a opção de compra no próprio estabelecimento;
  • Oriente que os clientes, se possível, não levem acompanhantes ou animais de estimação;
  • Divulgue que os atendimentos serão feitos exclusivamente com agendamentos para evitar filas e espera.

Higienização de Superfícies e Equipamentos

  • Antes de iniciar as atividades diárias e entre atendimentos, deve-se realizar a limpeza e desinfecção química, respeitado o tipo de material, nos locais de contato do cliente, a saber: bancadas, poltronas, cadeiras, macas e afins;

Orientações para o cliente

  • Durante o agendamento, nesse período de pandemia, realizar pesquisa em caráter informativo, questionando se o cliente apresenta sintomas relacionados à COVID19, se viajou recentemente ou se pertence a algum grupo de risco;
  • Solicitar que o cliente use máscara própria ou fornecer assim que entrar no estabelecimento;
  • Indicar locais para lavagem de mãos e uso do álcool em gel distribuído nas bancadas;
  • Orientar que o cliente higienize o celular e que evite ao máximo o uso, durante a permanência no estabelecimento.

Orientações para profissionais de beleza

  • Profissionais de beleza precisam estar cientes de sua responsabilidade em minimizar a disseminação do coronavírus durante o atendimento, respeitando os protocolos recebidos.
  • Lavagem das mãos entre cada atendimento e andar com álcool gel próprio;
  • Uso de máscara reutilizável para todos e combinação de máscara reutilizável e face shield para procedimentos mais detalhados como: maquiagem, barba, depilação, estética;
  • Máscara reutilizável deve ser trocada a cada 2h ou se estiver úmida antes desse período;
  • A máscara face shield deve ser higienizada a cada troca de cliente;
  • Orientação para uso de farda branca que seja lavada diariamente, que permita o uso de água sanitária; uso de jaleco de TNT descartável trocado a cada cliente quando o serviço realizado necessite contato físico como massagem;
  • Uso de cabelo preso ou touca descartável e unhas cortadas;
  • Manter bancadas o mais livre possível, deixando sobre elas apenas instrumentos e produtos usados durante o atendimento;
  • Procedimentos realizados com luvas não substituem a lavagem e higienização das mãos;
  • Proibido o compartilhamento de itens pessoais, como maquiagem, vasilhas, talheres e celular;
  • Quanto ao adornos pessoais, permitido uso de brincos pequenos. Retirar anéis, brincos, pulseiras, gargantilhas, relógios, colares;
  • Orientar higienização dos celulares e que evitem ao máximo o uso durante a permanência no estabelecimento;
  • Dar preferência ao uso de produtos que não produzam aerossóis, como spray secante/fixador, finalizadores com pulverizador e afins;
  • Ter atenção durante o uso do secador de cabelo, posicionando o bico no sentido raiz em direção as pontas. Desta forma, diminuímos o direcionamento do vento sempre de baixo para cima mitigando a possível propagação de partículas;
  • Verificar diariamente a temperatura corporal dos profissionais.

O material traz ainda recomendações acerca de comunicação, medidas para evitar aglomerações e contaminação cruzada, destinação adequada do lixo e detalhamento em cada área/modelo de negócio.

Confira o conteúdo completo na área de Perguntas e Respostas do Sebrae.



Fonte: Sebrae - 24 de abril de 2020

Você precisa acessar sua conta para aproveitar as soluções do Sebrae! Cadastre-se ou acesse sua conta!


Gostou? Acesse agora o conteúdo completo!

Acessar Alerta!

Outros produtos relevantes

Solicite seu orçamento
JH Soluções.
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento
Solicite seu orçamento
Agro em 2024: área de produção rural.
Solicite seu orçamento
Mulher de frente para computador e segurando um bloco de notas enquanto símbolos tecnológicos pairam no ar.
Solicite seu orçamento
Homem e mulher interagindo com inteligência artificial.
Solicite seu orçamento
Homem utilizando calculadora.
Solicite seu orçamento
Esfera branca feita com a técnica de impressão 3D.
Solicite seu orçamento
Pessoas conferindo em um computador sobre o evento de Inteligência Artificial na cibersegurança.
Solicite seu orçamento
Colaboradores da Sisgetep, empresa que auxilia na gestão de facções de vestuário, trabalhando em computadores.
Solicite seu orçamento
Trabalhador da Industria Metalmecânica em sua função de trabalho.
Solicite seu orçamento
Fachada de uma loja da Vida Marinha.
Solicite seu orçamento
Jovem empreendedora sorrindo enquanto trabalha em seu escritório.
Solicite seu orçamento
Mesa com vários itens esparramados, como: xícara de café, tablet, óculos, caneta, papéis com ideias e desenhos.
Solicite seu orçamento
Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!