- Agronegócio
- 25 de abr. 11
O uso do mel na indústria
É sabido que o consumo interno de mel per capita é relativamente baixo, e que está diretamente relacionado ao uso do produto para fins medicinais, e não alimentícios
O uso do mel ?in natura" pelo consumidor brasileiro corresponde a uma parte do consumo interno. A outra parte está ligada à indústria alimentícia, cosmética e farmacêutica. Também há as operações de exportação - que têm absorvido grande parte da produção brasileira.
É sabido que o consumo interno de mel per capita é relativamente baixo, e que está diretamente relacionado ao uso do produto para fins medicinais, e não alimentícios.
O ponto crítico aparece justamente em relação ao consumo interno, em que a indústria alimentícia deveria aparecer como grande consumidora do produto. No entanto, a legislação pertinente ao uso de produtos substitutos ao mel na indústria de alimentos tem sido um grande entrave ao aumento do consumo interno do produto, permitindo a substituição total ou parcial do mel na composição final de alimentos diversos, restringindo o mercado e a manutenção da atividade nas pequenas propriedades.
Para saber mais sobre a utilização de mel na indústria, legislações pertinentes e sobre o consumo nacional do produto, leia o relatório na íntegra.