Observatório
- Indústria
- 17 de nov. 21
Slow fashion: tenha uma produção de moda lenta e consciente
Ganhando força especialmente após a pandemia da covid-19, o slow fashion busca mudar a lógica de produção de vestuário baseada em coleções para algo mais sustentável e atento aos interesses dos consumidores. Descubra quais são essas mudanças aqui!
Embora ainda sejam predominantes na indústria da moda, os modelos de negócio baseados no lançamento de, ao menos, duas coleções por ano começam a ser questionados por conta da insustentabilidade ambiental e social desses processos.
É justamente por implementar uma nova forma de produção, com menos coleções, menor uso de recursos naturais, maior durabilidade dos produtos e valorização dos produtores que o slow fashion está se popularizando. Nesse formato, as indústrias buscam contemplar a preferência dos consumidores orientados a práticas empresariais ecologicamente corretas.
Essa ideia ganhou força especialmente com a pandemia da covid-19: durante esse período, o consumo de roupas caiu e levou os consumidores a repensarem seus hábitos. Segundo pesquisa da consultoria Wovn, que ouviu consumidores na Europa e nos Estados Unidos após a eclosão da covid-19:
- 63% dos entrevistados disseram estar mais preocupados com a sustentabilidade;
- 69% indicaram que tentam comprar menos fast fashion;
- 86% apontaram esperar que as marcas tenham mais foco em práticas trabalhistas éticas e/ou de sustentabilidade;
- 84% dos entrevistados manifestaram estar dispostos a pagar mais por roupas de uma marca sustentável.
Quer saber como levar o slow fashion para a sua empresa e, de quebra, ajudar na preservação do planeta? Então veja o que preparamos para você neste Relatório de Inteligência:
O que é slow fashion
Impactos no mercado de vestuário
As quatro dimensões do slow fashion
Oportunidades para empreender
Processos para atuar com slow fashion
Ações recomendadas