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Transformação Digital
Empreendedorismo
28 ago. 2023

Aplicação da realidade virtual e aumentada em pequenos negócios

Dentro das inúmeras transformações digitais ocorridas em todo mundo, entram as realidades virtual e aumentada, novas formas que as empresas têm de interagirem com seus clientes, promoverem produtos e serviços, além de melhorarem a eficiência operacional.

Apesar de parecerem termos que não se encaixam em nosso cotidiano, vivenciamos experiências comuns proporcionadas pelas tecnologias. Por exemplo, ao usar filtros em redes sociais, como os populares filtros de rosto do Instagram, estamos experimentando uma forma simplificada de realidade aumentada.

No contexto dos negócios, as possibilidades oferecidas pela realidade virtual e aumentada são amplas e promissoras. Essas tecnologias têm o potencial de criar experiências imersivas e impactantes, permitindo que as empresas se destaquem da concorrência e se conectem de forma mais profunda com seus clientes.

Continue a leitura deste artigo para saber mais!

Realidade Virtual e Aumentada: quais as diferenças?

Realidade virtual 

A realidade virtual (VR) é a imersão total em um ambiente que existe apenas on-line e que é possível com o uso de equipamentos como óculos e fones. Com ela, é possível que o usuário faça parte de determinados ambientes digitais, em outra dimensão, como dentro de um cenário de jogo, por exemplo.

De forma geral, a VR oferece uma visão em 360º e três dimensões. Ou seja, o usuário se insere em um ambiente totalmente digital através da utilização de óculos e outros equipamentos e as fronteiras entre o mundo real e o digital se fundem.

Realidade aumentada 

O conceito de realidade aumentada (RA) propõe a combinação de cenas do mundo real com o virtual, e ao contrário do que ocorre com a VR, não leva o usuário a outra dimensão. Ela traz elementos virtuais para um ambiente real, oferecendo uma maneira intuitiva de interação. Hoje a realidade aumentada é muito utilizada na área de vendas, onde o cliente tem a possibilidade de conferir se o produto poderá ou não atender às suas expectativas.

Para saber diferenciar de fato a realidade aumentada da virtual, basta memorizar que a aumentada corresponde às soluções que utilizam a tecnologia para criar uma camada digital sobre alguma cena captada por smartphone, tablet ou câmera. É a partir dessa captura que é possível projetar as aplicações virtuais.

Supomos que você tenha uma loja de móveis e o cliente está em dúvida se aquele móvel se encaixa com o escritório. Utilizando um aplicativo e sobrepondo a imagem virtual do móvel no ambiente real capturado pela câmera, é possível que o cliente visualize como aquela peça ficaria no escritório, trazendo mais certeza ao cliente na tomada de decisão.

Como já citamos, os filtros do Instagram são outro exemplo bem prático da aplicação da realidade aumentada. O Google também oferece algumas funções, como o Google Arts & Culture, que permite visualizar coleções de centros culturais, e o Maps, onde ao apontar a câmera do smartphone, é possível projetar o caminho a ser percorrido.

Utilização da realidade virtual e aumentada em pequenos negócios

Antes de decidir investir em uma dessas tecnologias, é necessário que o empreendedor valide se de fato as novidades farão sentido no negócio, principalmente para os clientes. A dica inicial é conhecer a fundo o público-alvo, como sua forma de consumo, interesses e comportamentos.

Caso faça sentido, hoje existem muitas startups brasileiras que estão investindo tempo e recursos para criar e aprimorar soluções nestas áreas, o que pode tornar um pouco mais fácil a implantação.

Caso você esteja pensando em desenvolver uma startup, investir nesta área de realidade aumentada e virtual pode ser uma escolha promissora.

Exemplos de como utilizar realidade aumentada nos negócios:

Moda: a realidade aumentada pode fornecer mais informações sobre o produto a ser comercializado no mercado da moda. Lojas de roupas, calçados e acessórios, podem utilizar a tecnologia para mostrar combinações possíveis de looks, por exemplo.

Algumas marcas já possuem aplicativos que permitem a visualização de como ficariam diferentes modelos de roupas e calçados em um corpo com as medidas do cliente.

Construção civil / mercado imobiliário: muitos imóveis são vendidos na planta e com a realidade aumentada, é possível mostrar aos possíveis compradores, como seria o visual de uma casa ou de um apartamento que ainda não foi construído, além de oferecer informações sobre o espaço real que o imóvel oferece.

Já com a realidade virtual, o cliente pode visualizar, caminhar e interagir com o ambiente que ainda está na planta. Como comentado anteriormente, as tecnologias também podem ser muito úteis na etapa de mobília e decoração do imóvel.

Educação: a tecnologia pode ser usada para simular situações do mundo real, oferecer experiências imersivas e interativas, e permitir que os alunos criem os próprios ambientes virtuais. Há a possibilidade de realizar expedições digitais a lugares que já não existem mais, ou, criar vida às histórias, cálculos, tornar os exemplos mais reais. O aluno pode visitar cenários históricos e conhecer de perto acidentes geográficos, por exemplo.

Com a RA, é possível criar livros e materiais didáticos interativos além de possibilitar a utilização de jogos educativos, que podem ser muito úteis em todas as fases de ensino.

Saúde: Em consultórios de fisioterapia, clínicas médicas e odontológicas, os profissionais da saúde conseguem utilizar as tecnologias para explicar detalhes aos pacientes sobre procedimentos ou como as enfermidades afetam o corpo humano, por exemplo. Um exemplo que pode ser citado e que hoje se tornou bastante comum, é a avaliação da saúde bucal para ortodontia, realizada através de um aplicativo que, além de filmar e capturar instantaneamente os dentes e a estrutura da boca do paciente, consegue projetar o tempo de tratamento, a movimentação que os dentes precisam fazer e o resultado que o cliente terá ao terminar o tratamento.

A realidade virtual pode ser utilizada como suporte durante procedimentos cirúrgicos, ou para treinamentos médicos, com simulações de cenários diversos.

O fato é que, as tecnologias de realidade virtual e aumentada são cada vez mais comuns no mundo dos negócios, o que pode ser uma grande oportunidade de investimento para pequenas empresas. É muito importante ficar sempre atento às novidades, dicas e notícias do setor, para avaliar a adequação das tecnologias ao negócio.

O Sebrae/SC possui diversos estudos e relatórios de inteligência no Observatório de Negócios. Acompanhe e fique por dentro das principais tendências do mercado de tecnologia.

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