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Empreendedorismo
25 ago. 2023

Empreendedorismo feminino: como se tornar uma jovem à frente de um negócio

A cara do empreendedorismo feminino está mais jovem no Brasil. É o que diz uma pesquisa do Sebrae em parceria com o Movimento Aladas. Segundo os dados de 2022, o número de mulheres entre 18 e 30 anos à frente de seus negócios saltou de 6% para 25% no período da pandemia. No entanto, a escalada não se resume apenas a um efeito econômico imposto pela Covid-19. Há outros fatores que inspiram mulheres jovens a abrirem suas empresas, entre eles, a busca por autonomia e propósito.

É o caso de Priscila Cima, que aos 26 anos empreendeu no mercado pet. Ela atua como pet sitter, profissional que cuida de animais em domicílio. O que começou de forma voluntária, logo foi visto como um nicho de mercado por Priscila, que é formada em Administração de Empresas pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e integrou o programa Sebrae Delas Mulher de Negócios, cujo objetivo é aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres.

“Empreendi para ter flexibilidade com meus horários e por gostar muito de trabalhar com animais. Eu cuido de tudo na empresa: comunicação nas redes sociais, orçamento, contratos, atendimento ao cliente e pós- atendimento”, explica ela.

Além do conhecimento agregado, Priscila conta que o apoio e o suporte oferecidos pelo Sebrae Delas fez também com que ela percebesse a importância de apoiar o empreendedorismo feminino. “Participar do Sebrae Delas foi muito importante por vários motivos. As aulas e palestras me fizeram entender que é possível empreender e que eu era absolutamente capaz. Aprendi sobre estruturação, precificação, marketing e divulgação. Além disso, a troca entre as empreendedoras é sempre muito rica. Desde então eu priorizo comprar, indicar e consumir produtos e serviços de mulheres”, completa.

Empreendedorismo feminino: necessidade x desejo

A necessidade ainda é o principal motivo que move mulheres a empreenderem no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa SumUp, divulgada em 7 de março deste ano, 42% das entrevistadas, de um total de 1.261 mulheres de diferentes regiões do país, afirmaram que decidiram ter o próprio negócio em busca de uma fonte de renda. Na mesma direção, o relatório “Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022”, divulgado pelo Sebrae neste ano, aponta que 87% delas trabalham por conta própria. O levantamento mostra ainda que o país alcançou o maior número de mulheres empreendedoras no 3º trimestre de 2022, um total de 10,3 milhões.

“Muitas mulheres transformam o hobby em negócio ao observarem uma oportunidade. Há muito a ser feito para melhorar os números, as condições e a diversidade das empresas, mas estamos no caminho”, comenta Marina Barbieri, gestora do Programa Sebrae Delas Mulher de Negócios.

Na contramão da necessidade, cada vez mais mulheres jovens empreendem para aliar liberdade e realização pessoal. Com o Brasil entre os 10 países com o maior número de empreendedores, cerca de 14 milhões de pessoas de 18 a 64 anos (9,9% da população) comandam algum tipo de negócio, o que faz o Brasil ocupar o 7º lugar no ranking, segundo a pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor). E é a Geração Z, que corresponde aos nascidos a partir de 1995, que está puxando este movimento. Os Gen Z se caracterizam pelo domínio das novas tecnologias e pela urgência e multiplicidade de interações. Também é uma geração que se prepara mais, uma vez que têm mais acesso à informação e à capacitação. Cerca de 47% dos entrevistados pelo estudo Gen Z and Millennial Survey, alegaram que se mantêm constantemente preparados e que buscam cursos de empreendedorismo antes mesmo de iniciar a trajetória empreendedora. 

Os passos para se tornar uma jovem empreendedora

De maneira geral, mulheres, por uma questão de gênero, enfrentam desafios ainda maiores para empreender, como preconceito, limitação de acesso a capital, estigmas sociais e cobranças para conciliar as tarefas de casa e da família. Apesar disso, elas têm a seu favor características relevantes para ter sucesso não só na criação de um negócio como na sua gestão. Adaptabilidade, resiliência, versatilidade e inovação são algumas dessas características. Somado a isso, pesquisas apontam que mulheres se preparam mais. Nesse contexto, é importante observar alguns fatores essenciais para ter êxito como uma jovem empreendedora que está se lançando na jornada.

Analisar tendências de mercado

Tendências de mercado são os comportamentos e indicações de caminhos a serem seguidos, ou seja, os novos hábitos e preferências de consumo que representam um grande potencial de crescimento futuro. Então, para sair na dianteira e ser assertivo ao direcionar um novo negócio, é fundamental analisar as atuais e futuras tendências. Entre as ações relevantes estão: estudar conteúdos e influenciadores em alta na internet e nas redes sociais, coletar os retornos dos clientes e consumidores do negócio ou marca, realizar pesquisa de mercado com público-alvo, ter atenção às bolhas de consumo ou produtos, serviços e experiências que podem não ter longa vida útil e usar a internet, as redes sociais e as ferramentas de marketing digital para acompanhar tendências e mensurar dados.

Observar a concorrência

A jovem empreendedora deve identificar quem realmente são os concorrentes e agir a partir dessa análise. É necessário conhecer, primeiramente, as próprias características: produtos ou serviços que entrega, porte, locais e capacidade de atendimento. Depois é que é feita a comparação com outras empresas que têm características idênticas ou semelhantes. Com a identificação dos concorrentes diretos de sua empresa, busque informações adicionais por meio de pesquisa de mercado ou pela observação de ações assertivas. 

Utilizar Modelo de Negócios e Canvas

Definir um Modelo de Negócio é fundamental para descrever a lógica de criação, entrega e captura de valor de uma empresa. Basicamente é estruturar uma visão macro de todas as etapas que compõem as ações realizadas. É a partir dele que todas as principais ações do seu negócio serão observadas e documentadas. O Business Model Canvas é uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes por meio de um mapa visual. O Sebrae Canvas permite que qualquer empreendedora desenvolva suas ideias de negócio.

Definir público-alvo e persona

O público-alvo abrange um conceito referente a uma perspectiva social, econômica e demográfica sobre as pessoas que têm propensão a consumir o seu produto, serviço ou experiência. Partindo desse pressuposto, é necessário levantar informações dos clientes como: idade, gênero, classe social, profissão, estado civil, hábitos de consumo, endereço, escolaridade e outros. Já a persona é a representação ideal de quem consumirá o seu produto, serviço ou experiência. Nela, estão definidos os comportamentos, pensamentos e atitudes de um cliente que você considera “perfeito”. O que ele pensa, o que ele faz e suas motivações. Tudo isso, claro, baseado em pesquisas. Com uma persona definida, fica mais fácil encontrar estratégias mais eficientes para derrubar objeções, gerar ação e converter ofertas em vendas.

Definição de Proposta de valor

É o valor que faz o cliente se dispor a pagar determinado preço para ter um produto, serviço ou experiência. Em outras palavras: as empresas não vendem apenas produtos ou serviços, elas entregam valor. E é ele que vai criar os as conexões com o cliente e relacionamentos de longo prazo (fidelização). A partir daí, é fundamental definir uma proposta de valor, destacando os diferenciais de sua empresa em relação aos seus concorrentes. É importante ressaltar que a proposta de valor é o conjunto de benefícios que a empresa entrega aos seus clientes.


Pitch (apresentação de ideias ou de oportunidades)

A todo tempo empresas buscam maneiras mais eficazes e rápidas para demonstrar seus serviços e produtos de forma prática e conseguir a atenção de investidores para um objetivo comum: vender. Muitos usam estruturas pré-determinadas com modelos de apresentação de poucos minutos: o pitch. Os elementos que compõem um bom pitch são: apresentação da estratégia inicial, problema (boas histórias que contêm enredo, personagens, clímax e conclusão tendem a receber mais atenção, pois são bem estruturadas e têm poder de convencimento), solução (momento para indicar os diferenciais do seu serviço em poucas palavras de forma que o investidor entenda e, se possível, exponha um protótipo) e conclusão (bom momento para oferecer uma amostra do serviço, algum teste experimental ao seu possível cliente ou, no caso de um investidor, apontar as necessidades do negócio).

Jovem empreendedora, o Sebrae Delas é para você!

O Sebrae Delas oferece capacitação exclusiva para estudantes universitárias que buscam empreender. Com conteúdo inovador para jovens que querem conquistar seu espaço por meio do empreendedorismo feminino, a trilha Jovem Empreendedora é uma solução para aquelas que veem na abertura do seu próprio negócio uma oportunidade de futuro com autonomia, propósito e autorrealização.

Com conteúdo feito inteiramente por mulheres e para mulheres, a trilha conta com profissionais de referência no mercado e traz uma metodologia voltada para colocar em prática sua ideia ou negócio. O curso é totalmente gratuito e com direito a certificado.

Quer saber mais novidades exclusivas do programa? Acesse nosso portal.

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