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Transformação Digital
Empreendedorismo
11 jul. 2022

Empreendedora, saiba como fortalecer sua presença digital

Não basta ter um site, postar conteúdo no perfil do Instagram ou fazer uma dancinha no Tik Tok. A presença digital trata do posicionamento da sua marca na internet, como ela interage, aparece e se relaciona com o seu público.

O impacto da pandemia acelerou a necessidade das empresas de se posicionarem digitalmente, tornando a internet um canal de comunicação e vendas, além de ponto de contato e diferencial com relação à concorrência. No empreendedorismo feminino não foi diferente. Muitas empreendedoras entenderam os últimos dois anos como um momento de virada para os seus negócios no ambiente digital. De acordo com pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora, IRME, de 2021, 62% das mulheres que empreendem acreditam que o impacto da digitalização foi positivo para o negócio.

Ainda de acordo com o mesmo estudo, os aplicativos de mensagens e as redes sociais são as ferramentas mais utilizadas pelas empreendedoras nos seus negócios. Houve um crescimento no uso de sites e vendas online, sendo que mais da metade das empresárias fazem uso de plataformas de e-commerce, site, blog, redes sociais e aplicativos de mensagens. O uso dessas ferramentas é diverso, sendo a gestão, divulgação e vendas os principais. Segundo pesquisa do mesmo instituto, de 2020:

  • 73% das empreendedoras usaram a digitalização como estratégia de comunicação e divulgação dos serviços;
  • 57% como canal de vendas;
  • 51% para o atendimento aos clientes;
  • 23% como forma de comprar e se comunicar com fornecedores.

Empreendedoras catarinenses também marcam presença digital

Pesquisa do Sebrae Delas Mulher de Negócios, realizada em 2021, com 521 participantes catarinenses, traçou o perfil de mulheres que participaram do programa e mapeou que a presença digital de empresas comandadas por mulheres é uma ferramenta importante para as vendas. O estudo constatou que as empreendedoras se mostram ativas nas plataformas digitais. Em quase 80% dos casos, elas possuem as mídias sociais como canal de venda, e 38% delas têm site próprio. Apenas 22% das empresárias utilizam as lojas físicas como canal de vendas.

As novas tecnologias não são apontadas como uma dificuldade para essas empreendedoras. Pelo contrário, as notas atribuídas para o uso e adequação de tecnologia e inovação na empresa foram altas, com média de 6,5, considerando um intervalo de zero a dez. O maior desafio para implementar soluções de inovação e tecnologia está relacionado às questões financeiras. Dentre as principais barreiras, os altos valores a serem investidos e a dificuldade financeira são mais representativos que todos os demais obstáculos juntos.

No entanto, a pesquisa demonstra que há considerável deficiência sobre a importância de técnicas de mídias sociais, sobretudo como ferramenta institucional e principal canal de vendas. A nota média foi cinco em resposta à pergunta: de zero a dez, quanto sua empresa sabe se utilizar de técnicas das mídias sociais, como métricas e anúncios?

Já na pergunta sobre quais aspectos das habilidades técnicas, hard skills, as empreendedoras necessitam de maior aprimoramento, o marketing digital veio em segundo lugar. Atrás apenas de educação e gestão financeira, e à frente de planejamento, gestão do tempo, capital de giro, vendas, gestão comercial e marketing.

Fortaleça sua presença digital com o Sebrae Delas

No Sebrae Delas Mulher de Negócios, formatamos conteúdo especial para diferentes maturidades de mulheres empreendedoras. Na nossa jornada Empreender Para Elas, atendemos desde a mulher que já tem uma trajetória no empreendedorismo até a mulher que nunca empreendeu e quer abrir o primeiro negócio; desde a empreendedora que é MEI ou autônoma, até a jovem empreendedora e a mulher que empreende por necessidade. Temos trilhas específicas para todos esses perfis, com conteúdos que vão ajudar a fortalecer a presença digital, como:

Branding

Fortalecer o branding na sua empresa é construir uma estratégia alinhada entre o que a marca é e a imagem percebida que ela tem. Para isso, decisões estratégicas e posicionamento eficiente da marca no universo digital são essenciais. Discurso, imagem, conteúdo e tom de voz coerentes com as necessidades e desejos do seu público-alvo asseguram esse alinhamento.

Personas e público-alvo

Você conhece seu público? Sabe quais são as dores e ganhos do seu cliente? Tem uma persona para a sua marca? O mapeamento do público-alvo e a construção da persona são ferramentas estratégicas para melhorar sua comunicação e alcance digital, ajudando a entender melhor a jornada do consumidor, como gerar gatilhos e criar conteúdo relevante.

Marketing digital

Como promover sua marca no ambiente online? O marketing digital é um conjunto de estratégias para divulgar empresas e produtos por meio do uso de diferentes canais digitais e de métodos para a análise de resultados e alcance. Tornando a empresa mais facilmente encontrada na internet e criando uma marca com autoridade e presença digital.

Redes sociais e storytelling

Sua empresa conta uma boa história nas redes sociais? Engajar o consumidor por meio de uma narrativa é chave para o fortalecimento digital. O storytelling é uma ferramenta que vai ajudar a contar uma história de maneira envolvente para auxiliar na comunicação do seu produto, serviço ou negócio na internet.

Quer conhecer mais sobre os conteúdos abordados pelas nossas trilhas de conhecimento? Conheça essas e outras soluções que vão ajudar você a crescer no empreendedorismo feminino. Acesse o nosso portal e inscreva-se!

Vamos crescer juntas?

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