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Empreendedorismo
24 abr. 2023

Expansão da empresa: como crescer de forma responsável e segura

Muitos empreendedores sentem a necessidade de ampliarem seus negócios, mas não o fazem por medo da burocracia, aumento de impostos, ou de comprometer o setor financeiro. Obviamente, a expansão de uma empresa, independente de seu porte, precisa ser planejada e envolve muito estudo de mercado e estratégia. No entanto, ao sentir essa necessidade de expandir, o empreendedor precisa buscar meios de viabilizar o crescimento de forma inteligente e segura.

O medo faz parte da jornada, contudo, um bom planejamento pode minimizar riscos e trazer mais coragem de mudar. Toda empresa que se tornou grande, precisou tomar decisões difíceis e aderir a um plano de expansão, seja porque a capacidade de produção não dava mais conta da demanda, ou porque havia um novo segmento no mercado a ser explorado.

Se a empresa trabalha todos os dias intensamente e recusa novos clientes e pedidos por não ter mais capacidade de produção, deve colocar como prioridade a análise sobre a necessidade de expansão. Expandir pode representar a oferta de novos produtos ou serviços, o aumento da demanda de trabalho, a abertura de uma filial, a adição de franqueados, a contratação de colaboradores, o ingresso em novos mercados, entre outros. Indiferente de qual seja o objetivo, ela só deve ser realizada se contribuir para o lucro da empresa.

Mas, como saber? Continue lendo esse artigo e saiba como analisar os prós e contras da expansão antes de buscar o crescimento da sua empresa!

Obstáculos que impedem o crescimento de negócios

1. Falta de recursos

Mesmo sentindo a necessidade de crescer, muitos empreendedores têm medo da expansão de suas empresas, por não terem recursos suficientes para investir e depender de financiamentos e empréstimos para crescer. Além da dificuldade em conseguir financiamentos e empréstimos bancários, a burocracia, falta de subsídio e altas taxas de juros podem complicar a decisão. Da mesma forma, alguns empresários temem se endividar e não terem controle financeiro para cumprir com os vencimentos bancários, preferindo encontrar fontes de renda próprias para financiar a expansão.

2. Escassez de mão de obra ou medo de contratar

O Brasil tem enfrentado algumas dificuldades no mercado de trabalho, entre elas, a falta de mão de obra e de pessoas capacitadas. As empresas precisam treinar e capacitar, sem ter segurança de que o colaborador continuará ali no futuro.

Além disso, contratar é burocrático e caro, principalmente para Microempreendedores Individuais (MEIs), que já têm um rendimento menor. Nesse caso, tentar expandir o negócio, pode ser ainda mais complicado, ainda mais que tudo muda quando se altera o porte, principalmente os benefícios e o valor de impostos obrigatórios.

3. Não ter conhecimento para gerir as contas da empresa

Empreendedores de pequenos negócios desejam ampliar a empresa, mas necessitam de ajuda para melhorar a gestão financeira. Sem isso, não tem como evoluir.

Dificuldade de separar as contas da empresa das contas pessoais também é um grande problema.

4. Não saber sobre gestão de estoque e formação de preço

Saber como calcular o preço de venda é quase sempre um desafio para as empresas. Afinal, uma série de fatores precisa ser levada em consideração, tanto para uma definição mais eficiente que gere lucro, como para a busca por um posicionamento ideal e competitivo no mercado.

Outro problema, é não saber da importância da gestão de estoque, ou saber, mas não ter conhecimento para executar. Antes de tomar decisões, o empreendedor precisa entender a importância da relação entre a gestão financeira e do estoque e por que adotá-la no seu negócio. Tendo um controle de estoque, há diminuição de custos, aumento do fluxo de entradas e saídas e definição do volume ideal de compras, aumentando assim a lucratividade da empresa.

RESUMINDO: Empreendedores têm como desafio expandir o negócio, o que implica em aumentar número de colaboradores, ter maior espaço físico, diversificar produtos, abrir loja física no caso daquelas que atualmente funcionam online, entre outras possibilidades.

Há uma série de fatores que precisam ser levados em consideração para que a expansão aconteça da melhor maneira. Confira nos próximos tópicos!

Qual o melhor momento para expandir um negócio?

São vários os indicadores que apontam para uma possibilidade de expansão, como:

• Clientela fidelizada;

Clientes pedem por crescimento (novos produtos, mais pessoas para atendimento etc.);

• Estabilidade nos lucros;

• Motivação do time de trabalho;

• Mercado/área de atuação em crescimento;

• Boa saúde financeira;

• Sua empresa está rejeitando serviços.

7 dicas para expandir sua empresa de forma segura

1. Avalie os riscos

Nem sempre o investimento injetado na empresa dará um retorno imediato. Por isso, é necessário um bom planejamento, que pondere riscos e mostre uma projeção de retorno. Lembre-se que o principal risco na hora de crescer é o endividamento e se certifique da viabilidade dos financiamentos antes de solicitar.

2. Fique atento à legislação

O crescimento de uma empresa pode acarretar na transição de porte, como por exemplo, deixar de ser MEI para se tornar uma Microempresa (ME). Neste caso, toda a tributação e legislação mudam e é necessário ficar atento às novas obrigações para não se complicar financeiramente e juridicamente.

3. Estude o mercado

Saiba como está seu setor de atuação antes de pensar em crescer. Conheça seu cliente, os concorrentes, saiba qual é o alcance da sua marca, a demanda para os serviços ou produtos e assim, descubra se há potencial de expandir sua empresa.

A inteligência de negócios (BI) pode te ajudar nesta etapa. Crescer baseado em “achismos” pode comprometer o futuro da sua empresa.

4. Faça um planejamento financeiro

Não se esqueça que expandir representa investimento e que as finanças precisam estar muito bem controladas. Como comentamos no primeiro item, tome cuidado ao contratar um financiamento. Opte por um que combine com a sua necessidade de crescimento e, principalmente, com sua capacidade de pagamento. O mesmo vale na hora de contratar mais colaboradores: você terá condições financeiras de continuar tocando o negócio e honrar seus compromissos? Analise o lado financeiro com prioridade!

5. Estabeleça metas claras

Durante o planejamento de expansão, você já pode criar metas que direcionem a melhor forma de atingir os resultados esperados. Aqui, a metodologia de gestão de resultados OKR se encaixa perfeitamente, por abranger todos os passos para o alcance das metas, desde a definição, até a as ações que precisam ser tomadas para atingi-las.

• Clique aqui e saiba mais sobre o que é OKR e como implementar no seu negócio!

6. Busque parcerias

Parcerias podem ser uma maneira viável de expandir seu negócio e não precisar investir um valor alto. Quando você alinha sua empresa com um modelo similar de negócios pode dividir lucros e investimentos, o que torna os processos mais fáceis e risco bem menor.

7. Abrir filiais é uma ótima alternativa, mas, tenha cuidado!

Expandir o negócio muitas vezes requer que sejam criadas unidades da empresa. Levar a marca para outros pontos de venda só é recomendado quando se tem planejamento e capacidade de administrar mais um negócio. Por exemplo, um laboratório de análises clínicas deseja abrir uma unidade de coleta em outro bairro, ou cidade. Parece simples, mas essa abertura acarretará em novas contas de energia elétrica, água, aluguel de sala, contratação de novos colaboradores, mais materiais, móveis, decoração, além de uma infinidade de documentos que permitam a abertura dessa nova sala.

É claro que abrir uma filial é uma ótima opção, principalmente se a empresa já conquistou clientes fixos na região e construiu uma boa reputação. Mas, antes de decidir abrir, é essencial observar os indicadores financeiros e confirmar se há crescimento constante dos lucros nos últimos anos, para manter a filial aberta, até que ela consiga se manter sozinha.

Para finalizar, não esqueça que é necessário capacitação constante tanto sua como empreendedor (a), tanto dos colaboradores enquanto equipe e possíveis líderes. Saiba também: precificar produtos, fazer uma boa gestão de estoque e motive seus colaboradores para que estejam sintonizados com o seu propósito de expansão!

Última etapa: como definir o melhor modelo de expansão para sua empresa?

Agora que você já sabe por onde começar, o convidamos a baixar e ler o ebook que traz mais dicas e informações sobre a expansão empresarial segura.

Lembre-se que em nosso portal há muito conteúdo valioso e que pode ser fundamental em todas as etapas da expansão.

Caso necessite de atendimento com um dos profissionais especializados, basta entrar em contato através do site, WhatsApp ou Salas do Empreendedor.

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