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Artigo
Gestão
Finanças
07 fev. 2025

Como calcular o preço de venda de forma simples

Calcular o preço de venda de um produto ou serviço é um desafio para a maioria das empresas, em especial para as que estão em fase de abertura. Afinal, diversos fatores precisam ser levados em consideração nesse cálculo, tanto para uma definição mais eficiente e que gere lucro, quanto para a busca por um posicionamento ideal no mercado.

Pensando nisso, destacamos neste artigo as dicas essenciais para calcular o preço de venda sem muitas dificuldades ou complicações, independentemente do segmento ou do tamanho do seu negócio. Continue a leitura e comece a colocar nossas dicas em prática!

Por que saber como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Quando falamos sobre a importância de realizar uma precificação correta, a primeira coisa que costuma vir à mente dos empresários é garantir o lucro, que é um objetivo esperado e planejado antes de anunciar a venda de um produto ou serviço. No entanto, saber como calcular o preço de venda é uma estratégia muito mais ampla e vai além de buscar a lucratividade.

Precificar produtos e serviços corretamente é uma etapa fundamental para garantir a saúde financeira de um negócio. Portanto, é importante ficar atento a esse cálculo, já que da mesma forma que um preço baixo demais pode afetar a margem de lucro e trazer prejuízo, um preço muito alto pode reduzir as vendas.

Para que a importância de calcular o preço de venda fique ainda mais clara, vamos a um exemplo. Imagine um empresário que acabou de abrir uma loja de móveis. Após um trabalho profundo de pesquisa de mercado, análise do seu público-alvo e uma avaliação detalhada da concorrência, ele percebe que seu produto é muito superior aos demais e há uma clientela potencial a ser fidelizada na região.

Logo, o preço dos móveis é calculado um pouco acima da média geral do setor, mas com reconhecimento e boa aceitação. Nesse caso, podemos perceber que a precificação do produto está muito mais ligada ao posicionamento do negócio no mercado do que ao próprio lucro em si.

Aliás, que lucro? Como não falamos em momento algum sobre como esse empresário calculou o preço de venda dos seus móveis, é impossível definir se há ou não qualquer vantagem competitiva nas suas negociações. Apenas destacamos que ele se encaixa em um determinado patamar do mercado e consegue uma posição superior aos seus concorrentes.

Lembre-se sempre que saber como calcular o preço de venda de um produto é um processo fundamental para a existência de qualquer empresa. Da mesma forma, o lucro é parte essencial desse processo, mas não necessariamente está associado a preços altos, mas a um planejamento correto de precificação, mediante uma análise do mercado e do público-alvo.

Uma mulher utilizando uma calculadora enquanto trabalha em um escritório com caixas de papelão. O ambiente é organizado e moderno, com um laptop e bloco de notas ao lado.

Dicas para calcular o preço de venda

De uma forma bem resumida, para calcular o preço de venda é preciso entender o que o seu cliente pode pagar, quanto os seus concorrentes estão cobrando e quanto de lucro vai retornar para a sua empresa.

Mas como identificar tudo isso e transformar no cálculo correto? É isso que veremos agora. Vamos às dicas que vão te ajudar a precificar corretamente seus produtos e serviços.

1 - Calcule o custo do produto ou serviço

O primeiro passo para calcular o preço de venda é calcular o custo de um produto ou serviço, para depois avaliar um valor capaz de cobrir todos os gastos. Esse valor também deve estar de acordo com a realidade do mercado e, claro, gerar lucro para a venda.

Antes de nos aprofundarmos no cálculo de custo, é importante ressaltar que cada tipo de negócio tem suas próprias características e necessidades. Por exemplo, uma fábrica terá gastos diferentes, como insumos e processos de produção, do que uma loja virtual de revenda. Cabe ao gestor identificar os principais gastos da empresa e incluí-los na conta.

Outro ponto importante para calcular custo de um produto, é entender a diferença entre custo, despesa e perda:

  • Custo: é o valor que a sua empresa gasta com a produção ou a aquisição de um determinado produto que será oferecido aos clientes;

  • Despesa: é o valor gasto para a comercialização daquele produto;

  • Perda: é um valor imprevisto que não gera nenhum retorno financeiro.

Com a separação desses itens e do que representam dentro de um conjunto de gastos, fica mais fácil calcular o custo de um determinado produto ou serviço. Dentro de uma lógica ideal, deve-se buscar um equilíbrio entre esses três pontos, ou seja, a produção ou a aquisição do produto deve ser a mais baixa possível, as despesas controladas e, por fim, as perdas evitadas.

Esse seria o cenário perfeito, porém, nem sempre possível. O mais importante é conhecer esses conceitos e estudá-los separadamente, pois dessa forma será possível buscar alternativas, métodos e estratégias para minimizar os impactos no cálculo de custo de um produto.

O próximo passo é entender os diferentes tipos de custo: isso também é fundamental para se chegar ao valor total. Em geral, eles são divididos em custos fixos e variáveis.

  • Custos fixos: são valores fixados e que não variam de acordo com o volume de produção ou aquisição. Ou seja, obtendo lucro ou prejuízo, esses gastos precisam ser mantidos. Um exemplo é o aluguel da sala comercial.

  • Custos variáveis: são valores que variam conforme o volume de produção e de aquisição, a quantidade de vendas e outros fatores, como ações promocionais e sazonalidade. Como exemplos, podemos citar o aumento de comissões de venda em uma determinada data especial, o consumo de matéria-prima e os insumos utilizados na produção.

Ainda, os custos fixos se subdividem em diretos e indiretos.

  • Custos diretos: estão diretamente ligados à produção ou à aquisição do produto, sem necessitar de algum tipo de rateio para ser atribuído ao valor. Por exemplo, o valor que sua empresa paga na compra de um produto acabado para revendê-lo ou o custo da matéria-prima, da mão de obra, dos insumos e do conserto de máquinas utilizadas na produção. Esses são os custos mais fáceis de identificar.

  • Custos indiretos: são os gastos que necessitam de rateios e divisões para serem atribuídos ao custo final. Por exemplo, os valores gastos com manutenção, limpeza, almoxarifado, logística, energia elétrica, alimentação e todos os demais gastos de fabricação que não incidem diretamente sobre o produto em si.

Por fim, as despesas são classificadas como variáveis e fixas.

  • Despesas variáveis: estão relacionadas à comercialização dos produtos ou serviços, como o frete sobre produtos, as taxas e as tarifas de cartões de crédito.

  • Despesas fixas: não variam conforme a venda e não estão ligadas diretamente ao produto, como valores gastos com publicidade e contas de telefone, água e energia elétrica.

A partir do conhecimento e da identificação de todos esses gastos da empresa, já é possível calcular o custo de um produto. Para isso, basta seguir uma operação simples:

CD (Custos Diretos) + CI (Custos Indiretos) + CF (Custos Fixos) + CV (Custos Variáveis) = CT (Custo Total).

Uma jovem mulher com cabelo cacheado, vestindo uma jaqueta preta e camisa branca, celebra em frente a um laptop em um ambiente moderno.

2 - Defina sua margem de lucro

Depois de calcular o custo de um produto, é importante definir o quanto sua empresa ganhará após uma venda, ou seja, qual será o será o seu lucro. Basicamente, é com a soma desses dois valores (custos + lucro) que será possível calcular o preço de venda de um determinado item ou serviço.

Aqui, vale lembrar que o lucro não deve ser associado simplesmente a preços altos. Saber como calcular o custo de um produto de forma correta pode aumentar muito mais a sua margem de lucro do que um preço elevado.

Vamos a um exemplo prático? Imagine que duas pizzarias da mesma rua dividem a mesma clientela. A primeira vende pizzas a R$ 50, enquanto a segunda anuncia por R$45. Ambas trabalham com o mesmo fornecedor, vendem sabores e tamanhos iguais, porém as margens de lucro são bem diferentes. Como isso é possível?

A resposta está no modo como calculam os seus custos. A segunda pizzaria, mesmo vendendo a um preço mais baixo, ainda pode lucrar mais que a outra mais cara. Isso porque ela pode ter facilidades na compra da farinha (custo direto), ter um aluguel mais barato (custo fixo) ou trabalhar com aplicativos que calculam fretes independentes (custos variáveis).

Percebe que saber como calcular o custo de um produto interfere muito mais no lucro do que no próprio preço? Por isso a importância de sempre avaliar o mercado, conhecer o público-alvo, acompanhar tendências e focar em uma gestão eficiente.

3 - Calcule o preço do produto e serviço

Conseguiu definir o custo e o lucro dos seus produtos ou serviços? Agora, é possível calcular o preço de venda de forma simples:

Custos + Lucro = Preço de Venda

Essa é a forma mais simples de calcular o preço de venda. Quando você entende a definição de custos e lucro e consegue organizar e planejar seus gastos, a precificação se torna muito mais fácil.

O Sebrae/SC te ajuda com a precificação de seus produtos e serviços

Cada negócio tem suas características e especificidades, o que torna o processo de precificação quase que exclusivo para cada caso. Por isso, é necessário buscar capacitação, conhecimento e ajuda de consultores especializados.

Para auxiliar nesse processo tão importante, o Sebrae/SC preparou um e-book exclusivo e gratuito, com dicas para realizar a gestão de custos na sua empresa e, a partir disso, formar preços de forma correta. Baixe nosso e-book e conte com o Sebrae para precificar corretamente e aumentar sua lucratividade.

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