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31 mai. 2018
Inteligência de mercado: por quê investir?
Vivemos na Era da Informação. Mas, você sabe como filtrar e utilizar os dados disponíveis na rede para potencializar sua empresa e tomar as melhores decisões para o seu negócio? Esse é exatamente o conceito de inteligência de mercado. Entenda como ele funciona e como ele pode ser útil para sua empresa.
Com setores cada vez mais desenvolvidos e competitivos, para se destacar no mercado é fundamental que o empreendedor conheça as tendências e oportunidades para melhorar seus produtos ou serviços, de acordo com as demandas dos consumidores. Diante de uma infinidade de dados, o maior desafio é detectar as tendências do mercado e associá-las a desejos dos usuários para criar alternativas estratégicas, captando e retendo clientes.
Com base em fundamentos concretos, a inteligência de mercado — ou business intelligence, no termo em inglês — permite ao empreendedor prever cenários e situações a fim de se resguardar de prejuízos ou de estar um passo à frente da concorrência. Adotar a inteligência de mercado também auxilia:
- na capacidade de examinar condições do mercado;
- na previsão do comportamento do consumidor;
- na decisão de ações mais rápidas e precisas;
- no aprimoramento do seu produto ou serviço.
Como implementar inteligência de mercado no seu negócio?
Como você viu, a inteligência de mercado é um fator importante para o crescimento das empresas. Por este motivo, o Sebrae Santa Catarina oferece uma plataforma gratuita de inteligência setorial, com objetivo de estudar o mercado catarinense e auxiliar produtores e empreendedores a tomarem as melhores decisões para impulsionar o crescimento. O Sistema de Inteligência Setorial (SIS Sebrae) está segmentado em diferentes áreas. São elas:- alimentos e bebidas;
- beleza e bem-estar;
- casa e construção;
- economia digital;
- moda;
- sustentabilidade;
- turismo.