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Empreendedorismo
Vendas
28 set. 2022

O que é CRM e como pode auxiliar as vendas dos pequenos negócios

O conceito de CRM envolve processos, estratégias, cultura organizacional e tecnologia. Através dele é possível organizar e registrar todas as ações comerciais de um negócio e estreitar o relacionamento com o cliente, além é claro, de trazer mais assertividade no contato entre consumidor e empresa e na tomada de decisões.

Qualquer estratégia bem-sucedida começa pela construção de uma base de relacionamento sólida com os clientes e o CRM auxilia no gerenciamento de informações importantes sobre eles, tornando-se uma ferramenta fundamental para o sucesso de qualquer meta.

No decorrer deste artigo você vai aprender mais sobre o conceito e de que forma o CRM pode auxiliar pequenas empresas!

O que é CRM?

A sigla CRM significa Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente. Ele atua como um gerenciador da carteira de cliente e permite o registro e organização de todos os contatos que um consumidor tem com a empresa. Seria um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias que têm foco principal no relacionamento com o cliente, com intuito de melhorar o contato e facilitar a prospecção.

Por que implantar o CRM em pequenas empresas?

O CRM em pequenos negócios ajuda no gerenciamento de dados dos clientes, garantindo competitividade e a elaboração de estratégias mais inteligentes.

Ele automatiza a execução de relatórios com informações em tempo real, fornecendo ao gestor uma diversidade de dados e métricas sobre diversos pontos, facilitando assim um planejamento preciso.

Por que utilizar dados reais do CRM em pequenos negócios?

Utilizar os dados obtidos por meio da análise de CRM, torna a tomada de decisão mais assertiva e ajuda a traçar estratégias essenciais para o sucesso de uma empresa. Isso porque além de organizar, ele pode automatizar todos os processos de um negócio englobando todos os setores (comercial, de marketing, atendimento, dados, informações e resultados), e trazer informações reais sobre o poder de compra de cada cliente, sua frequência de compra, dados demográficos, comportamento, suas preferências, gostos, hábitos de consumo, satisfação com a empresa, além de quais produtos são mais vendidos, entre outras informações que podem ajudar a ter eficiência nos processos e melhorar as vendas.

Os dados reais auxiliam na tomada de decisões estratégicas, inteligentes e eficientes e possibilitam uma visão geral sobre a carteira de clientes e um olhar mais amplo do negócio, trazendo mais competitividade e mais chances de potencializar as vendas e resultados. O CRM auxilia na coleta e gerenciamento desses dados e facilita tanto a identificação de problemas, para que possam ser corrigidos rapidamente, quanto a de oportunidades, para um melhor aproveitamento possível.

A ferramenta ajuda a ter uma análise em tempo real das vendas e negociações realizadas, uma visão geral sobre a carteira de clientes e descoberta de detalhes sobre eles, possibilita melhoria na experiência de compra e criação de estratégias para atingir os clientes chave e a carteira ativa.

Como o CRM pode auxiliar as vendas de pequenos negócios

O CRM é uma ferramenta de inteligência de negócios que compara dados para fornecer um conhecimento mais profundo sobre os clientes. Sendo assim, fica mais fácil segmentar o público e desenvolver metas mais eficazes para atingi-los.

Ele também auxilia na automatização de processos, facilitando e trazendo agilidade na coleta e condensação de informações importantes em tempo real. Isso possibilita processos mais ágeis e menores chances de falhas.

A ferramenta também registra todas as atividades da equipe comercial e auxilia diretamente na definição de estratégias de cross selling e up selling.

Ou seja, o CRM serve para manutenção do relacionamento com seus clientes, mas também auxilia na elaboração das melhores formas de abordagem, tanto no marketing quanto no momento da venda.

Com a organização dos dados das equipes de marketing e vendas, há também maiores chances de que os leads (potenciais clientes) sejam qualificados antes de chegarem à equipe comercial, otimizando tempo e gerando melhores oportunidades de negócio.

Como com o CRM os dados ficam centralizados em um só lugar, o atendimento também pode ser otimizado, e o vendedor consegue entender quais são as necessidades dos clientes com antecedência e ganha mais tempo para encontrar soluções a serem oferecidas. Oferecendo os produtos e serviços certos, as chances de fechar negócios aumentam consideravelmente.

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