Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Setores
Alimentos e bebidas
Empreendedorismo
10 ago. 2022

Oportunidade de negócio: docerias, bolerias e confeitarias gourmet

Confeitarias gourmet, docerias e pâtisserie têm se popularizado cada vez mais e gerado oportunidade de negócios para micro e pequenos empreendedores. Um dos grandes diferenciais do segmento, é a oferta de produtos artesanais, personalizados e sabores diferenciados.

Segundo a Associação Brasileira de Panificação e Confeitaria (Abip), há 15 anos o mercado de panificação e confeitaria só tem saldos positivos e movimenta bilhões de reais. Somente em 2021, o mercado faturou R$ 105,85 bilhões no Brasil, um crescimento de 15,3% em relação a 2020.

Esse setor em potencial envolve cerca de 2,5 milhões de trabalhadores, sendo 920 mil com empregos diretos e 1,6 milhão indiretos (dados de 2020).

A tendência é que os empreendimentos da área de panificação ampliem os serviços e diversifiquem a oferta, com a estimativa de que a próxima década seja ainda melhor para o setor, com a expansão das chamadas padarias gourmet.

O que são docerias, bolerias e confeitarias gourmet?

As empresas gourmet comercializam doces e bolos finos com ingredientes nobres e de alta qualidade, atingindo a melhor textura e sabor. Os doces gourmet são feitos através de receitas tradicionais (bolos, geleias caseiras, doces, biscoitos, cupcakes, entre outros), mas em novas apresentações, atraindo os olhares do consumidor.

Mercado de docerias, bolerias e confeitarias gourmet em Santa Catarina

O Brasil tem mais de 233 mil empresas no ramo de padarias e confeitarias. Dessas, 137.480 atuam com produção própria e outras 86.233 estão focadas na revenda. Nas duas categorias, a soma de Microempreendedores Individuais (MEI) e micro e pequenas empresas chega a mais de 90% dos estabelecimentos. Em Santa Catarina, existem 8.763 padarias e confeitarias, das quais 5.477 são direcionadas à produção própria e 3.286, à revenda. Entre as que trabalham com produção própria, a fatia de MEI, micro e pequenas empresas é de 93% e, naquelas que atuam com revenda, esse indicador chega a 98%.

Dicas para começar seu negócio no ramo de confeitaria

Para investir no ramo de confeitaria, há vários modelos de negócios diferentes com objetivos e estratégias específicas, de acordo com o público-alvo e os produtos comercializados.

É necessário um esforço bastante grande em planejamento e ações que garantam o crescimento desejado do empreendimento.

Investir em um planejamento estratégico e em ações de marketing digital, estão entre as atitudes que devem ser tomadas para o sucesso da doceria.

Para auxiliar no momento de abrir sua empresa, o Sebrae/SC preparou um Relatório de Inteligência de docerias, bolerias e confeitarias gourmet. Clique aqui e conheça estratégias para empreender nesse mercado, conheça quais são as tendências de consumo, que estratégias utilizar para empreender nesse mercado, descubra quem é o mercado consumidor e saiba como investir em um dos setores mais promissores!

Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!