Marketing
06 nov. 2018
Script de vendas: como organizar sua estratégia comercial?
As estratégias de vendas estão em constante mudança, e existem diversas técnicas que podem ajudar a sua equipe a organizar melhor os prospects, ter uma melhor retórica e embasamento técnico para sanar as dúvidas dos consumidores. Nesse contexto, o script de vendas se apresenta como uma ferramenta que pode organizar melhor as ideias e aumentar o poder de persuasão do vendedor sobre o cliente. Veja neste artigo o que é e como funciona um script de vendas na prática.
O que é script de vendas?
O script de vendas é um documento que tem uma série de procedimentos sobre como colocar em prática uma determinada etapa do processo de vendas. Ele serve como uma espécie de protocolo de argumentos que embasam o discurso dos vendedores para atrair o cliente e verificar a compatibilidade do mesmo com o perfil do produto ou serviço que sua empresa oferece. Com ele, as vendas se tornam mais padronizadas, criando coerência entre todos os vendedores e aumentando as negociações efetivas. O script de vendas é muito utilizado por vendedores que utilizam o telefone como forma de comunicação, como profissionais de telemarketing ou vendas internas. Mas é possível utilizá-lo como um roteiro para guiar também as vendas presenciais.Como fazer um script de vendas completo?
É comum os gestores do setor de vendas criarem um procedimento que abrange toda a jornada de compras do consumidor. Se você faz parte desse grupo de pessoas, saiba que é melhor repensar a estratégia. Segmentar o script é um dos métodos mais utilizados e que trazem os melhores resultados, pois são capazes de organizar o discurso de uma forma que o consumidor saiba exatamente como o seu produto ou serviço irá ajudá-lo. Assim como no Inside Sales, o script de vendas também trabalha com a qualificação dos prospects. Você pode segmentar o seu script de vendas da seguinte maneira:- prospecção;
- qualificação;
- validação ou demonstração;
- proposta comercial;
- concretização.