Observatório
- Indústria
- 30 de abr. 20
Lojas de Utilidades Domésticas
Isolamento social faz crescer a demanda desse segmento que já movimentava bilhões em vendas por ano.
O comércio varejista se divide em diversos segmentos. Um deles é o de artigos de uso pessoal e doméstico – compreendido pelas lojas de utilidades domésticas –, cuja receita nominal das vendas cresceu 7,8% no país em 2019, conforme dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).
A economia brasileira sentiu um baque a partir de março de 2020, devido à pandemia do Covid-19, doença causada pelo coronavírus. Com a chegada do vírus e a alta probabilidade de alastramento da doença, governos federal, estaduais e municipais lançaram decretos a favor do isolamento social e da instalação do estado de quarentena, o que fez com que os estabelecimentos comerciais fechassem as portas - com exceção dos serviços essenciais, como supermercados e farmácias. Entretanto, ao contrário de outros setores e justamente devido as pessoas permanecerem mais tempo em casa, a demanda por produtos de utilidades domésticas cresceu - sobretudo graças aos negócios de venda online.
Agora, com a crescente retomada do comércio e reabertura de lojas em todo o país - inclusive em Santa Catarina -, o setor de varejo deve somar as vendas online e físicas e conseguir bons números em 2020.
Confira neste material:
Dados do mercado
Panorama empresarial e de empregos no Brasil e em Santa Catarina
Estratégias e oportunidades de atuação