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23 nov. 2022

Como criar uma vitrine atrativa para vender mais

Você sabia que a exposição dos seus produtos transmite a imagem da sua empresa ao consumidor? E logicamente, o ideal é que essa imagem colabore com aumento das vendas do seu negócio. Isso quer dizer que, a vitrine da sua loja ou comércio, deve ser atrativa o suficiente para despertar a atenção dos clientes e passar a credibilidade que você deseja.

Uma vitrine mal produzida pode sinalizar um local despreparado para atendimento, e consequentemente, para vendas. Já quando o cliente encontra o produto que está procurando, ou é estimulado pela beleza de uma vitrine, tem mais chances de entrar na loja em busca de mais informações, ou para adquiri-lo. Ou seja, com cada vez mais concorrência e busca por capacitação dos lojistas, não basta apenas expor os produtos nas vitrines, é necessário os distribuir de uma forma adequada, atraente e equilibrada, para que sejam capazes de encantar o cliente, criar o desejo pela mercadoria e incitar a decisão de compra.

Vivemos hoje em uma era onde os consumidores têm diversas opções de escolha e podem comprar no conforto de casa, apenas com um clique no mouse ou um toque no celular. Criar vitrines atrativas se tornou aspecto de sobrevivência de negócios, somado é claro, à diversas outras atitudes de divulgação, marketing e controle de finanças.

Neste artigo, você aprenderá mais sobre vitrinismo, visual merchandising, vai conferir dicas assertivas para montar sua vitrine e de que forma o Sebrae/SC pode ajudar o seu negócio. Boa leitura!

O que é visual merchandising?

O visual merchandising, chamado de VM, é uma estratégia utilizada para valorizar o produto no ponto de venda. Seria chamar a atenção do cliente tanto através do apelo visual, quanto na oferta de diferentes sensações e de oferecer um lugar e experiência diferentes de qualquer outra loja.

Essa experiência de compra pode ser alcançada através de uma vitrine atraente, do interior da loja composto por um processo mais racional, organizativo e que se comunique sempre com a proposta da vitrine (e vice-versa), por meio de expositores, da disposição do layout da loja ou de efeitos visuais que atraiam o olhar do consumidor.

O que é vitrinismo?

Vitrinismo são as técnicas utilizadas na montagem de vitrines, com objetivo de transmitir ideias, sensações ou emoções para quem as observa. Lojas de roupas, brinquedos, alimentos, acessórios, calçados, produtos de lazer, diversão, entre outros, devem usar o vitrinismo como uma estratégia de vendas do negócio.

Quais itens são necessários para montar uma vitrine?

Se sua loja ou comércio ainda não possui um espaço para vitrine, nem tem um layout diferenciado no interior, você precisará iniciar com um bom planejamento de ações. Este plano guiará toda a montagem e garantirá que o processo aconteça de forma organizada e sem falhas.

Em uma vitrine são necessários diversos itens e adereços para apresentar o produto corretamente. Manequins, gôndolas, expositores e nichos, são alguns deles. Mas, antes de definir quais utilizar, é preciso saber que produtos mais serão apresentados (roupas, calçados, jóias, etc.) e qual o seu público-alvo e o comportamento dele. É preciso buscar referências, fazer pesquisas, procurar fornecedores, especialistas na área de design de ambientes, entre uma série de responsabilidades.

Bom, são muitas coisas a serem analisadas e realizadas na montagem de uma vitrine e você deve estar se perguntando por onde começar. A notícia boa é que o Sebrae/SC pode te ajudar nesta etapa de planejamento e execução de vitrines, para proporcionar ao seu cliente uma melhor experiência de compra e potencializar as vendas e a lucratividade da empresa.

Através do Sebraetec, um consultor especializado em design para ambientes (como um arquiteto, por exemplo), entra em contato com você, faz a avaliação completa das necessidades que envolvem a criação visual da vitrine e expositores, e identifica e oferece as soluções que podem ser adotadas na sua empresa. Para melhorar e facilitar ainda mais, o Sebrae custeia até 70% do valor de implantação da consultoria.

Como funciona: O consultor realizará o diagnóstico da sua empresa e de seu segmento, observando a caracterização do público-alvo, o levantamento do estilo da loja e a caracterização do produto ou serviço do seu empreendimento.

Dentre as demais ações executadas, ele também fará: a escolha dos elementos e definição do posicionamento da vitrine e expositores, e o estilo da loja, valorizando a exposição dos produtos; o desenvolvimento de projetos de displays e de expositores para produtos, considerando as diversas situações de exposições de produtos e suas adequações aos diversos tipos de lojas e públicos (displays de balcão, mesa, de ponta de gôndola, display para vitrine e expositores); desenvolvimento de projetos para cenografia comercial ou instalação criativa; e a elaboração de projeto e desenho técnico com especificações de elementos, materiais e estruturas utilizados, dimensões e cotas, vistas e cortes, indicação de pontos de iluminação (quando houver), entre outros.

Para saber mais sobre esse serviço, clique aqui e solicite atendimento diretamente com o consultor!

8 dicas para criar uma vitrine atrativa

1. Defina o objetivo da vitrine

Na hora de montar uma vitrine, é importante ter em mente o que sua empresa deseja com ela. Seria a promoção de novos produtos? Liquidar antigos? Alguma data comemorativa? Para cada uma das finalidades, uma proposta diferente.

Assim que definido o objetivo da vitrine, determine quais serão os produtos de destaque para acelerar as vendas.

2. Harmonização das peças

Sua vitrine precisa ser organizada com itens que promovam a harmonização das peças na hora de montar uma vitrine. No caso de roupas, por exemplo, precisa ter a combinação de cores, looks, estilos, estampas. Fazer com que se completem e que passem o objetivo que sua loja deseja ao cliente. Seguir tendências é uma das principais dicas para conseguir realizar a harmonização.

3. Apresente os preços

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, todos os produtos ou serviços devem informar o preço, de forma clara, precisa, objetiva e em língua portuguesa. Existem diversas formas de colocar os preços, como em etiquetas manuais que são coladas ou afixadas nas peças, ou em displays próprios, os distribuindo o mais próximo possível do produto a ser vendido.

Mas, atente-se ao colocá-los! Caso você coloque um preço errado e que esse seja menor, por exemplo, você terá de vender pelo preço anunciado. A dica é sempre conferir os preços colocados nas peças antes de finalizar a vitrine.

4. Cuidado com o excesso

Nem muito, nem pouco! Sua vitrine deve ser aproveitada sem exageros, mas com simetria e evitando grandes espaços em branco, sem harmonia. Lembre-se que não é o volume de itens que deixará sua vitrine mais atrativa, mas sim, a disposição das peças, a distância correta entre elas. A poluição visual pode te fazer perder vendas, por passar um aspecto desagradável e de desorganização ao cliente.

5. Periodicidade

Não existe regra para o tempo de exposição de uma vitrine, mas o ideal, é que você estipule um cronograma para sempre mudar os itens expostos. Por exemplo, toda segunda-feira, ou a cada 15 dias. Mesmo que você deseje que alguns itens fiquem por mais tempo, troque outros para transmitir a sensação de novidade e mude de lugar os que permanecerão na vitrine.

6. Não esqueça do visual interno da loja

O ambiente interno da loja deve estar alinhado com o projeto de vitrinismo. Aqui lembre-se do VM. Tudo deve combinar, se ligar, para conseguir passar a melhor experiência ao cliente. Isso engloba a organização dos equipamentos, dos produtos, dos móveis, das gôndolas, expositores, a pintura, os pisos, entre outros. Tudo precisa estar em harmonia com a vitrine.

7. Iluminação

A iluminação faz parte do layout da vitrine e deve ser planejada com o intuito de favorecer os produtos expostos. O direcionamento das luzes deve ser realizado para conduzir o cliente ao produto. Já dentro da loja, a iluminação pode despertar questões sensoriais e fornecer mais conforto ao consumidor.

8. Estimule os sentidos e promova um ambiente mais confortável

Explorar sentidos é uma das principais formas de encantar os clientes.

Você pode explorar a audição (playlist específica), a visão (iluminação, cores, identidade visual) e o olfato. Neste último item, existem empresas especializadas em criar o aroma ideal para cada marca. Essa aromatização de ambientes fortalecerá a lembrança positiva dos clientes com a sua marca.

Lembre-se de oferecer um espaço agradável, com climatização, provadores confortáveis (quando for o caso de lojas) e acessibilidade em relação à locomoção.

Essas são algumas das dicas para te orientar a vender mais através de vitrines. Além da consultoria especializada, o Sebrae/SC oferece diversos cursos e soluções que poderão te ajudar nesse processo. O de “Gestão do Visual de Loja” apresenta uma série de estratégias que melhoram os aspectos estéticos do seu estabelecimento, potencializando as oportunidades de vendas. Neste curso você aprenderá sobre técnicas de exposição de produtos, processo de montagem de vitrines e planejamento do visual da loja para organizá-la de maneira estratégica.

No Observatório de Negócios, você ficará por dentro de todos os estudos e tendências sobre esse assunto, e no blog, terá um conteúdo rico de informações para aplicar no seu negócio.

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