Como explorar os novos meios de pagamento em pequenas empresas
Impulsionados pelos novos hábitos de consumo, evolução tecnológica e transformações, novos meios de pagamento têm feito parte do cotidiano dos brasileiros nos últimos anos. Se antes o dinheiro em espécie era a forma mais utilizada e valorizada de compra, hoje, novos métodos acabaram substituindo esse meio de pagamento e têm se tornado cada vez mais populares entre os consumidores.
As novas soluções como Pix, pagamentos por aproximação, QR Code e a utilização de carteiras e moedas digitais, acabaram transformando o cenário financeiro, tanto para empresas, quanto para os próprios clientes.
Com o aumento dessa digitalização das compras, uso mais intenso de cartões e meios digitais de pagamento, a inovação das empresas passou a ser um item obrigatório para conseguir acompanhar as mudanças e obter a expansão acelerada dos negócios.
O que dizem as pesquisas?
É inegável que os novos meios de pagamento foram impulsionados durante a pandemia, assim como ela também acelerou uma série de outras alterações nos mais diferentes segmentos da economia.
De acordo com a 3ª edição do “Panorama dos meios de pagamento no varejo brasileiro”, da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), realizada em 2021 com 654 entrevistados, 62% das empresas fizeram alguma mudança na estratégia de meios de pagamentos durante a pandemia. Carteiras digitais, implantação de novos meios de pagamento como o Pix e parcerias com empresas de cashback, foram as principais respostas do varejo para lidar com os efeitos do coronavírus. Outra pesquisa realizada pela Mastercard, aponta que 63% das pessoas utilizaram, ao menos uma vez, novos métodos de pagamento após o início da pandemia.
Essa digitalização dos meios de pagamento também foi comprovada no último balanço da Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Nesse levantamento, é apontado que o setor de cartões encerrou 2022 com crescimento de 24,6%. O documento mostra ainda que os brasileiros fazem, em média, 107 milhões de pagamentos por dia. Em 2022, o uso dos cartões chegou ao número de 39,3 bilhões de transações.
Além disso, o uso dos meios eletrônicos de pagamento pela internet e outros canais remotos, como aplicativos e carteiras digitais, cresceu 22,8%. Os pagamentos por aproximação somaram mais de R$ 570 bilhões, com um crescimento surpreendente de 187,8% em 2022.
Confira mais alguns dados:
- De acordo com a Mastercard, 86% dos brasileiros usam pagamentos digitais atualmente;
- A Opinion Box em sua Pesquisa Meios de Pagamento no Brasil 2022, aponta que 71% dos entrevistados acreditam que os meios digitais vão acabar com o dinheiro de papel; apenas 13% dos entrevistados utilizam cheque; 47% utilizam carteiras digitais para pagamento; os QR Codes já são utilizados por 65% para realizar ou receber pagamentos via Pix; 90% dos entrevistados já utilizam o Pix; o cartão de crédito ainda é um dos meios de pagamento mais escolhidos, e a modernidade do NFC também é amplamente utilizada (37%);
- E, de acordo com a “Pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios – 1ª edição”, conduzida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pix é a principal forma de recebimento de pagamentos para MEIs. A pesquisa foi realizada entre os meses de agosto e setembro de 2022, com mais de seis mil empresários de todo o Brasil. 51% dos MEIs afirmam que esse é o principal meio de pagamento de vendas.
Novos meios de pagamento e como utilizá-los na sua empresa
Pix
Esse método de pagamento se tornou um dos preferidos do Brasil e passou de tendência, para uma realidade consolidada. Em novembro de 2020, o Banco Central lançou essa nova modalidade de pagamento instantâneo e a popularização foi percebida logo no primeiro mês de funcionamento, ao ultrapassar as transações feitas como Transferência Eletrônica Disponível (TED) e Documento de Crédito (DOC).
De novembro de 2020 a setembro de 2022, foram realizadas 26 bilhões de transações de Pix no sistema financeiro nacional e a movimentação chegou a R$ 12,9 trilhões. Em janeiro de 2021, o Pix passou a superar as transações com TED e DOC, e, em março do mesmo ano, passou na frente em número de operações feitas com boletos. Hoje, o Pix é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, com mais de 523,2 milhões de chaves cadastradas no Banco Central.
Pix para empresas
Em pouco tempo, o Pix também se tornou uma das soluções de pagamento mais procuradas por empresas. Além da praticidade e rapidez que proporciona, essa forma de pagamento também evita os juros das maquininhas de cartão e facilita bastante a vida dos empreendedores. Ele funciona através de chaves de acesso, que identificam a conta do emissor e do receptor dos recursos financeiros em questão, possibilitando o envio de dinheiro de forma instantânea.
As operações do Pix para empresas, depende do cadastro ativo de uma conta bancária PJ em uma instituição financeira. Esse registro ocorre nos próprios canais financeiros, como aplicativo da conta jurídica ou internet banking corporativo.
Tarifas: Ao receber um Pix ele pode ser tarifado se configurado situação de compra. Ou seja, se utilizar o Pix para receber por serviços prestados ou pela venda de produtos, pode sim ser tarifado pela instituição bancária. Porém, não há valor fixo para essa taxa e ela é determinada pelas instituições, e inclusive, muitas escolhem não cobrar. Microempreendedores Individuais (MEIs) e Empresários Individuais, seguem as mesmas regras de pessoas físicas, garantindo a gratuidade.
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Cartão de crédito e débito
Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), em 2022 as transações feitas em cartões no Brasil tiveram um aumento de 24,6%, em relação a 2021. O principal destaque foi o cartão de crédito, que movimentou R$ 2,1 trilhões, enquanto as transações no débito somaram R$ 992,4 bilhões. Estas são as principais escolhas dos brasileiros também em compras online.
Mas, como oferecer esse método de pagamento na sua empresa?
→ A implementação dos cartões de pagamento em um empreendimento, passa pela análise da bandeira. Todo cartão de pagamento é relacionado a um emissor, que é o banco ou instituição não-bancária que fornece o crédito para as compras. A avaliação da melhor escolha da modalidade (como POS, Point of Sale, com terminal eletrônico fixo, Wireless Outdoor, entre outros), fica a cargo do empreendedor, a partir das necessidades de vendas e das possibilidades dos pagamentos das taxas.
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Pagamentos por aproximação
A pergunta “precisa inserir ou é por aproximação?”, já se tornou comum aos clientes no momento do pagamento de uma compra com cartão. A tecnologia Comunicação por Campo de Aproximação (NFC), virou uma das maiores tendências entre os novos meios de pagamento, permitindo agilidade ao aproximar o cartão, celular ou outro equipamento que tenha a tecnologia, à máquina do estabelecimento. Essa novidade chamada de “contactless”, que traduzido ao português significa “sem contato”, terá cada vez mais adesão dos consumidores e se mostra uma oportunidade de adequação às empresas que ainda não oferecem a facilidade. Como comentamos, em 2022 este tipo de pagamento teve alta de 187,8%, movimentando R$ 572,4 bilhões em mais de 11 bilhões de pagamentos.
Quanto à segurança, esse método é autorizado para valores de até R$ 200, sendo que ao passar disso, a senha é solicitada ao usuário. O uso de celulares pode ser mais seguro nesse caso, já que a aproximação somente é ativada ser o aparelho estiver desbloqueado (PIN, biometria ou FaceID).
Como fazer pagamento por aproximação na sua loja/empresa?
→ Para oferecer o pagamento por aproximação, é necessário conferir a configuração da sua máquina de cartão. Geralmente as atuais em sua maioria já possuem o chip NFC. Basta ativar a opção que já estará liberada a funcionalidade.
Links de pagamento e QR Code
O link de pagamento é uma URL que pode ser enviada de forma rápida e prática para que o cliente efetue a transação. O QR Code (uma evolução do código de barras) é ainda mais prático e o usuário precisa somente apontar o celular para o código para realizar o pagamento diretamente pelo banco. Muitos estabelecimentos utilizam QR Code para facilitar as transações instantâneas por Pix. Esse pagamento se torna ainda mais dinâmico para empresas que não contam com os serviços das máquinas de cartão.
Tendências globais em meios de pagamentos
O pagamento por biometria facial é uma das tendências dos novos meios de pagamentos. Mesmo que já utilizado em algumas empresas, esse método ainda não se tornou tão popular como as formas já citadas até então. Segundo um estudo da Juniper Research, pagar com a autenticação do rosto é uma das principais tendências na área de pagamento sem contato, que deve movimentar US$ 9,8 trilhões no mundo até 2026.
O mercado de criptomoedas é outra tendência que também vem ganhando espaço no Brasil. Os brasileiros já negociaram mais de R$ 30 milhões no mercado de criptomoedas no primeiro bimestre de 2023. Este é um tipo de dinheiro totalmente digital, sem relação com nenhum governo e sem nenhum tipo de regulação oficial, o tornando diferente de ativos como o ouro e de moedas como dólar, euro e real, por exemplo.
Bancos digitais, Banco 3.0, Open Banking, Banking as a Service (BaaS), carteiras digitais (PayPal, Apple Pay e o Google Pay, por exemplo), pagamentos instantâneos e Buy Now Pay Later, também são tendências.
Caso você deseje saber mais sobre cada um desses meios de pagamento e conhecer estratégias para aplicar na sua empresa, acesse nosso Relatório de Inteligência do Observatório de Negócios.
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