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Gestão
Finanças
24 abr. 2017

Como levar a sua gestão de preços para outro estágio?

Nos últimos posts explicamos os fatores que devem ser considerados na escolha do preço do produto ou serviço. Além disso, também detalhamos como é feito o cálculo para a formação de preço Se ainda assim você possui dúvidas sobre a importância da gestão de preços para o negócio, hoje daremos mais dicas e informações sobre cursos oferecidos pelo próprio Sebrae em relação ao tema.

Gestão de preços: processo em constante transformação

A gestão de preços deve ser um processo em revisão regular e constante. Isso porque a própria economia é volátil. Além disso, custos variáveis como impostos (ICMS, contribuição social, dentre outros) também sofrem alterações para mais ou menos. A concorrência, outro fator a ser considerado, igualmente muda os valores praticados, influenciando o público consumidor do seu segmento de atuação. Nesse sentido, faz parte de um bom planejamento realizar o controle dos gastos e a análise da concorrência para manter uma margem de lucro saudável para o seu negócio. É ela que ajudará a indicar se o valor cobrado por um produto ou serviço continua gerando rendimentos positivos para a empresa. Uma gestão de preços eficiente é aquela que, ao ser avaliada e monitorada, permite visualizar um ponto de equilíbrio entre o que é gasto e o que é obtido com a venda de um produto ou serviço. Quando os custos e despesas fixas e variáveis gastos na produção, venda ou oferta de um serviço são iguais à receita obtida com sua venda, esse fator torna-se positivo. Para facilitar a compreensão, tenha em mente a imagem de uma balança, com ambas as bases preenchidas com esses dois fatores: de um lado os custos e despesas e, do outro, a receita gerada, compreendendo a margem de lucro adotada (10%, 15% ou mais) sobre o valor final do produto ou serviço, ou seja, ligeiramente maior que os custos para prever o retorno da receita. Caso um deles esteja muito maior ou mais oneroso, seja para o negócio ou para o consumidor que paga a mais, o ponto de equilíbrio será inexistente. Para te ajudar nessa etapa do negócio, o Sebrae Santa Catarina oferece cursos presenciais e online sobre a gestão financeira e a formação de preço. Essas atividades podem auxiliar o seu entendimento sobre o assunto de forma mais fácil e na prática.

Cursos do Sebrae para levar sua gestão de preços a outro estágio

Selecionamos quatro deles que são oferecidos regularmente, em várias cidades catarinenses: Pratique - Preço de Venda: realizado na modalidade presencial, este curso possui carga horária total de oito horas, divididas em dois dias. Ensina na prática como criar estratégias para impulsionar o retorno do investimento e a definir o preço de venda. Formação de Preço de Venda: feito na modalidade online, este curso tem duração de quinze horas, em dez dias de realização. O foco é ensinar técnicas para formar preços de venda competitivos, de acordo com a realidade do seu mercado de atuação. Oficina Sei Formar Preço: ideal para o Microempreendedor Individual formalizado (MEI), esse curso é feito de forma presencial, com carga horária de quatro horas, realizado em um dia. Ensina como calcular os custos, criar uma margem de lucro ideal para seu negócio, além de um ponto de equilíbrio operacional para seu ramo de atividade. Gestão Financeira - Na medida: outro curso presencial, desta vez com carga horária de vinte horas, divididas em cinco dias de realização. A proposta desta atividade é ensinar na prática como fazer o controle de caixa, o planejamento de gastos e, desse modo, ampliar a competitividade da sua empresa em seu segmento de atuação. Além de receber a capacitação, o microempreendedor que optar por este curso também terá direito a duas horas de consultoria, para tirar dúvidas sobre seu negócio. Caso algum dos cursos não esteja com inscrições abertas no momento, não desista! Eles são oferecidos regularmente. Por isso, para ficar por dentro das novidades, basta solicitar o aviso de disponibilidade do curso em sua própria página. E caso não seja oferecido em sua cidade, quando é o caso da modalidade presencial, você também pode registrar seu interesse em levar para sua localidade. Tudo na própria página do curso.  
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