Marketing
30 jan. 2018
Empresas de turismo: dicas de marketing para vender mais
Novas ferramentas digitais e modelos de negócios oferecidos por grandes empresas nacionais e internacionais tem movimentado o setor de turismo, nos mais diversos tipos de empreendimentos. Diante do crescente número de aplicativos, sites e blogs especializados em viagens, as empresas de turismo precisam investir cada vez mais em estratégias de marketing para atrair clientes e vender mais.
Competir com grandes empresas é um enorme desafio, porém, negócios de médio e pequeno porte podem utilizar técnicas de marketing para impulsionar o seu crescimento e reconhecimento. Um dos primeiros passos é ter um site de qualidade, com boas imagens, informações relevantes e atualizadas, que passem confiança para quem tem acesso ao conteúdo.
Mais do que indicar apenas promoções e ofertas de viagens, as empresas de turismo podem investir na produção de conteúdos originais sobre os principais destinos, experiências dos clientes, e outras dicas. Esse tipo de produção é chamada de marketing de conteúdo e tem como objetivo fornecer dados que facilitem a decisão de compra do cliente e abordem questões relacionadas à realização de viagens.
As empresas de turismo podem produzir:
- textos sobre destinos, experiências, dúvidas comuns dos clientes, como guardar dinheiro para viajar;
- infográficos com dados, principais pontos turísticos de determinada cidade, rotas;
- livros digitais (eBooks), guias para viagens;
- vídeos de entrevistas com clientes;
- podcasts sobre diferentes temas;
Marketing para empresas de turismo
Entre as diferentes ferramentas de marketing de conteúdo que uma empresa de turismo pode adotar, é importante estar atento à um fator que influencia os resultados de busca dos usuários: o SEO. O termo vem do inglês e significa Otimização para os Mecanismos de Busca. Na prática, é um conjunto de técnicas que o site deve adotar para ser encontrado mais rapidamente pelos usuários, por exemplo, quando alguém busca pelo nome de uma cidade no Google. Nos nossos Guias Definitivos de Marketing Digital para micro e pequenas empresas (parte 1 e parte 2), apresentamos algumas técnicas como a definição de palavras-chave do negócio, o uso de links internos e externos nas publicações, nome adequado nas imagens do site e vários outros pontos. Nos materiais também são indicadas ferramentas que auxiliam os profissionais na utilização das técnicas e controle dos resultados. A aplicação de técnicas de SEO é a melhor maneira de ser encontrado na internet, afinal não basta a empresa de turismo ter conteúdos interessantes, boas promoções e ninguém localizar a página no Google. Por isso busque capacitações para aprender mais sobre isso, como em nossos cursos online de Marketing Digital - oportunidade de ouro para crescer o seu negócio e Relacionamento com clientes atuais e potenciais.Venda experiências e sonhos
Uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de Educação Financeira Meu Bolso Feliz, em 2015, indicou que os principais sonhos dos brasileiros são viajar para o exterior, fazer uma viagem nacional e viajar nos finais de semana. Sabendo disso, as empresas de turismo podem criar promoções específicas, produzir conteúdos para o site e redes sociais. Além de vender pacotes de viagens, as organizações devem encantar o público, despertando sonhos e desejos por novas experiências. Assim como nas estratégias e campanhas de marketing de diferentes segmentos, que buscam despertar a emoção dos clientes, as empresas de turismo têm vários argumentos e sentimentos que podem ser associados à venda de viagens, como:- realização de sonhos;
- descoberta de novos lugares e histórias;
- diversão e busca por aventuras;
- paz e tranquilidade.
- Turismo de luxo e o seu potencial em Santa Catarina;
- Faça do turismo de saúde uma oportunidade para o seu negócio;
- Cicloturismo em Santa Catarina;
- O potencial do enoturismo em Santa Catarina.