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Transformação Digital
Empreendedorismo
Marketing
21 jul. 2023

Qual a importância das redes sociais para empreendedoras?

As redes sociais são uma estratégia de comunicação e venda indissociável do negócio de mulheres. Quando se fala em presença digital de empreendedoras, as redes sociais, junto com os aplicativos de mensagens, são as ferramentas mais utilizadas por elas.

De acordo com pesquisa do Instituto Rede Mulher Empreendedora, IRME, de 2021, 62% das mulheres que empreendem acreditam que o impacto da digitalização é positivo para o negócio. O estudo também constatou que houve um crescimento no uso de sites para vendas online, sendo que mais da metade das empresárias fazem uso de plataformas de e-commerce, site/blog próprio, redes sociais e aplicativos de mensagens para gestão, divulgação e venda.

Uma pesquisa de 2022 realizada pela RD Station, empresa de marketing digital, constatou que o Instagram é a rede social preferida por 90% dos participantes do estudo, pois é a que tem mais potencial para gerar novos negócios. Em seguida vêm Facebook (62%), LinkedIn (37%) e TikTok (3,3%). Os motivos que apontam para a preferência do usuário pelo Instagram são a facilidade em buscar informações e visualizar o negócio por meio de fotos, destaques, legendas e bio.

Outro estudo do IRME, de 2020, confirma que 73% das empreendedoras usam os canais digitais como estratégia de comunicação e divulgação dos serviços, 57% como canal de venda e 51% para atendimento aos clientes. Em Santa Catarina, de acordo com pesquisa de 2021 do Observatório de Negócios, em parceria com o Sebrae Delas, quase 80% das empreendedoras entrevistadas utilizam as mídias sociais como canal de venda.

Conteúdo importa

De acordo com pesquisa netnográfica divulgada em 2023 – realizada por meio de ferramentas de monitoramento sobre como as pessoas se expressam espontaneamente nas redes sociais – o Observatório de Negócios, do Sebrae SC, constatou que investir em mídias sociais, especialmente o Instagram, é crucial para atrair e manter clientes leais. Esse estudo aborda a percepção das mulheres e revela que oferecer atendimento excepcional aos clientes, responder rapidamente às dúvidas e solucionar problemas de forma eficiente são parte fundamental do sucesso do negócio.

Outra constatação da pesquisa é sobre a importância do conteúdo para empreendedoras. Diversas mulheres, sobretudo em resposta a vídeos publicados no YouTube, sentiram-se impactadas com temas voltados ao empreendedorismo feminino. Entre os principais pontos positivos, elas relataram:

  • Exemplo: elas elogiaram a pessoa responsável pelos conteúdos dos vídeos, considerando-a um exemplo a ser seguido.
  • Motivação: elas relataram que os conteúdos dos vídeos as motivaram e inspiraram a buscar novos projetos e metas.
  • História de sucesso: elas afirmaram terem sido impactadas e inspiradas pelas histórias de sucesso compartilhadas em vídeos.
  • Conteúdo importante: elas destacaram os conteúdos dos vídeos, considerando-os importantes e relevantes, assim como as dicas e orientações dadas neles, considerando-as úteis e valiosas.
  • Choque de realidade: elas relataram que os conteúdos dos vídeos foram um choque de realidade e ajudaram a refletir sobre suas próprias vidas.
  • Ajuda: elas disseram que os conteúdos dos vídeos foram importantes e que as empurraram na direção certa.
  • Aceitação: elas relataram sentirem-se mais aceitas e motivadas após assistir aos vídeos e, também, que eles as ajudaram a lembrar que é importante acreditar em si mesmas.

Como potencializar seu alcance

Diante da importância que as redes sociais têm para o sucesso do negócio, as dúvidas são recorrentes no dia a dia da empreendedora. Além de lidar com as tarefas inerentes ao empreendedorismo, impulsionar as vendas nas redes sociais é uma preocupação constante de mulheres que têm seu próprio negócio.

Miriã Antunes é empreendedora, especialista em mídias sociais e palestrante sobre Redes Sociais e Storytelling nas trilhas Sou Meu Próprio Negócio e Sou Empreendedora, do Sebrae Delas. “Redes sociais não devem ser consideradas como vitrine ou portfólio, elas são um espaço de relacionamento com o cliente”, afirma. Para a especialista, as marcas são feitas por pessoas e para pessoas, por isso, fortalecer o relacionamento nas redes é tão importante: “Você é o seu negócio. Precisa estar 100% envolvida com ele, pois as pessoas querem ver você e não apenas sua marca.”

Ela cita dados do Hootsuite e RD Station, de 2021 e 2022, que atestam que, no Brasil, existem, 171,5 milhões de usuários ativos nas redes sociais. Outros números também impressionam:

  • 90% deles seguem ao menos uma marca ou perfil empresarial nas suas redes
  • 1 em cada 2 pessoas usam o Instagram para conhecer novas marcas
  • 44% dos usuários usam o Instagram para compras toda semana

Para conseguir aproveitar as potencialidades que as redes oferecem, Miriã recomenda algumas estratégias para promover a presença digital e gerar mais vendas:

  • Conheça seu público-alvo
  • Entenda quem é seu público, por qual tipo de conteúdo ele se interessa e quais as redes sociais que ele utiliza. Criar uma persona para a sua marca pode lhe ajudar com isso.
  • Crie um perfil completo
  • Tenha um perfil de negócios completo em todas as redes que atuar. Inclua o nome, endereço, telefone, site e descrição detalhada de produtos ou serviços.
  • Publique conteúdo relevante
  • Poste regularmente conteúdo que seja de interesse do seu público-alvo, com fotos de produtos, depoimentos de clientes satisfeitos, ofertas especiais, etc. Certifique-se que seu contéudo esteja coerente com a imagem que a marca quer projetar.
  • Utilize anúncios pagos
  • Considere esse investimento para aumentar a visibilidade do seu negócio e alcançar um público maior.
  • Interaja com seguidores e seja consistente
  • Responda as perguntas e comentários e esteja atenta às necessidades e interesses do seu público. Mantenha uma presença constante, publicando conteúdo regularmente, e agradeça pelo apoio e feedback positivo.
  • Ofereça promoções exclusivas

Use essa estratégia para incentivar seus seguidores a comprarem da sua marca. Utilize ferramentas de análise para monitorar o desempenho das suas campanhas e faça ajustes conforme necessário.

Casos de empreendedoras da vida real

Na prática, a dependência do Instagram para o negócio é um dos principais desafios das empreendedoras segundo a pesquisa netnográfica do Observatório de Negócios. Por isso, para além de dados sobre o uso das redes por empreendedoras e de dicas da especialista para melhorar engajamento e desempenho, selecionamos algumas empreendedoras para compartilhar como é a experiência real no dia a dia dos seus negócios. Confira essas dicas de mulheres que utilizam a rede como ferramenta principal para suas vendas e divulgação.

Pensar fora da caixa

Ingrid Pípolos é jornalista e publicitária, CEO da Apareça Experiência e fundadora da INvasãoIN, negócios com foco no marketing de experiência. Ela afirma que não nasceu empreendedora, mas aprendeu a desenvolver suas competências. Ingrid percebe uma diferença muito grande com relação ao comportamento do público a partir das mudanças trazidas pelas redes sociais. Hoje, 90% do seu trabalho com marketing de experiência é via digital.

Segundo ela, o maior desafio para se manter atuante e relevante, em uma mídia que muda constantemente, é personalizar. “A gente precisa sair da caixinha. Temos que estar o tempo todo criando novos conteúdos e formas de comunicar. Não somos uma empresa que fica apenas postando e tentando vender. Fazemos uma combinação de humor, dicas, informação, vendas. Nosso desafio é fazer isso fora da caixinha”, diz Ingrid.

Quanto mais humanizado o conteúdo, melhor o engajamento. Por isso, apostar em postagens que não têm o objetivo de comercializar o produto, mas que geram relacionamento com o cliente é importante. “As pessoas buscam uma fórmula, querem saber qual o melhor dia da semana, qual o melhor horário. Eu respondo que as redes sociais são como pessoas. Tem dias que estamos ótimos e tem dias que não. Então cada um tem que sentir o seu dia, o seu ambiente, o seu momento. Sempre explico que não tem fórmula. Tem que ir testando para sentir o fluxo. É algo muito personalizado”, indica Ingrid.

Se comparar é péssimo para o negócio

Sonia Regina Giaretta é jornalista e empreendedora. Ela é idealizadora da Minha Vida Magnólia, uma plataforma de conteúdo, produtos e serviços para mulheres. Com conteúdos sobre comportamento, bem-estar, maternidade, autoconhecimento, autocuidado, empreendedorismo e muita informação, a plataforma conta as história e experiências de mulheres acima dos 40 anos.

Para ela, as redes sociais são uma maneira de divulgar seus produtos e criar relacionamento e interação com o público. Apesar da familiaridade com o meio, ela também enfrenta desafios. “O maior deles é encontrar tempo para manter as redes sociais atualizadas. Deixar os seguidores engajados e aumentar o alcance orgânico também é desafiador. O excesso de novidades, ferramentas, mudanças no algoritmo e estratégia nos força a atualizações constantes, o que interfere diretamente no tempo de produção do conteúdo”, afirma. Por isso, estudar, ler, buscar ajuda e informação são fundamentais. Para Sonia, a dica é evitar comparações. “É péssimo pros negócios. É claro que é importante estar de olho na concorrência, mas cada negócio, produto ou serviço é único e especial. As necessidades e prioridades são diferentes para cada uma. Muitas vezes quando paramos o nosso negócio para prestar atenção nos outros, esquecemos da nossa prioridade, do nosso foco e estagnamos”. Ela complementa: “Não importa o número de seguidores que você tem, se você não sabe o que eles querem.”

O que fazer se eu não gosto de aparecer?

Melissa Senne Pelhon é fundadora da Compra do Bem, um bazar online que gera renda para ONGs, beneficiando-as com 60% do valor das vendas. Ela tem alma de empreendedora e já teve cinco negócios diferentes, de revenda de informática a delivery de comida mexicana. “Acho que eu nasci empreendedora. Fui mudando sempre em busca de mais propósito.”

Um desafio que Melissa compartilha com muitas outras empreendedoras é aparecer em vídeos nas redes sociais. “Eu não tenho problema de ficar na frente das câmeras, desde que haja outras pessoas atrás dela ou junto comigo. Já falar sozinha com o celular é algo estranho para mim. Isso prejudica o engajamento, as pessoas gostam da intimidade, da identificação, de conversar com aquela pessoa que está na telinha.”

Para driblar a falta de familiaridade com os vídeos, ela aposta na comunicação por WhatsApp para divulgar a Compra do Bem. “O retorno é bem interessante. Principalmente nos grupos em que as mulheres são mais engajadas em apoiar umas às outras.”

Melissa ainda revela que não basta ter conteúdo, tem alguns recursos práticos que ajudam a impulsionar perfis nas redes. Ela compartilha algumas dicas de ouro:

  • Preferência por vídeos, pois esse formato está em alta;
  • Memes e posts divertidos;
  • Mostrar pessoas reais por trás das empresas;
  • Dicas bacanas para estimular o salvamento;
  • Colaborações para aparecer em dois perfis ao mesmo tempo;
  • Menções em que o mencionado faça parte da publicação aumentam as chances de repost;
  • Call-to-action para chamar o cliente a agir. Fazendo perguntas, colocando um link no stories, pedindo likes, compartilhamento etc.;
  • Curta, comente, compartilhe ou salve publicações dos seus seguidores, não seguidores e links patrocinados;
  • Link nos stories para direcionar as pessoas para seu site, formulário de cadastramento, curso, evento etc.;
  • Compartilhe os seus conteúdos em outras mídias, como o WhatsApp;
  • Texto preciso sobre a sua marca nos 150 caracteres da Bio;
  • Utilize os destaques de forma organizada para falar sobre o seu negócio, inserir menções de clientes, conquistas e eventos;
  • Utilize o link da Bio para direcionar para outras plataformas;
  • Analise suas postagens. Qual tipo de conteúdo as pessoas mais curtiram, qual teve mais comentário, mais salvamento? Assim você pode refinar suas publicações de acordo com o engajamento do público.
Como o Sebrae Delas ajuda empreendedoras a se posicionar nas redes

O Sebrae Delas está sempre atento às necessidades e demandas da empreendedora. Acompanhamos de perto a evolução das mídias digitais e oferecemos soluções para a empreendedora se aprimorar nessa área.

Nas redes sociais do Sebrae SC, você acompanha semanalmente publicações do Sebrae Delas sobre empreendedorismo feminino. Além de dicas, informação e conteúdo, esse é um canal para você ficar por dentro de todas as ações e eventos do programa.

Se você quiser se aprofundar mais sobre o assunto, temos diversas soluções disponíveis. As trilhas Sou Meu Próprio Negócio e Sou Empreendedora têm aulas específicas sobre redes sociais, storytelling e marketing digital. Já o circuito de palestras do Encontro entre Elas aborda conteúdos socioemocionais que podem lhe ajudar a saber como se posicionar e enfrentar bloqueios na hora de se colocar nas redes.

Confira no nosso portal as soluções disponíveis no momento!

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