Inovação e sustentabilidade: tudo que sua empresa precisa saber
A pauta sustentável está cada vez mais valorizada e para empreender, é preciso criar, colocar ideias em prática e inovar. Empresas que inovam e aplicam conceitos sustentáveis em seu dia a dia ou nas soluções que oferecem, conseguem muito mais vantagens competitivas e menores riscos à saúde da organização. Isso acontece porque com a instituição de novas políticas globais e com o maior interesse de uma população mais consciente, a rentabilidade das organizações está diretamente relacionada com a sustentabilidade.
A inovação e a sustentabilidade são tendências em empresas de todos os portes e é preciso estar atento em como implementá-las no seu negócio. Para isso, é necessário entender mais sobre o assunto e que a inovação não depende necessariamente de grandes investimentos ou de tecnologia de ponta, bem como a sustentabilidade não se limita aos cuidados ambientais. Continue lendo esse artigo para saber mais!
O que é inovação?
Inovar significa explorar ideias novas e buscar o sucesso a partir delas. A partir da inovação se criam ideias, produtos, serviços, processos ou modelos de negócios, que tenham utilidade e que sejam diferentes do que já existe. A inovação se tornou um diferencial competitivo para empresas de todos os portes e é através dela que empresas conseguem se manter relevantes no mercado e à frente da concorrência.
→ Confira o artigo “Empreendedorismo e inovação: a moeda para o sucesso nos negócios” e saiba mais sobre o assunto!
O que é sustentabilidade?
A sustentabilidade envolve ações internas e externas em prol do meio ambiente e do desenvolvimento humano de colaboradores e da sociedade em geral. É a capacidade de sustentar, conservar e manter em equilíbrio um sistema ou processo. No mundo empresarial, engloba o impacto com que as atividades afetam a natureza, a economia e a sociedade em que está inserida, além de se referir à saúde financeira da instituição.
O que é inovação sustentável?
Inovação sustentável é a capacidade que uma empresa possui em ter novas ideias ou soluções que englobem os pilares ambiental, social, econômico e governança (ESG, sigla em inglês). Dessa forma, o negócio conseguirá causar um impacto positivo na sociedade, na própria organização e no meio ambiente, ressaltando sua responsabilidade com as pessoas e a natureza.
A inovação e a sustentabilidade precisam andar juntas para gerar desenvolvimento, minimizar os impactos negativos das ações humanas no meio ambiente e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
→ Como criar negócios do futuro e se manter competitivo?
Pilares da inovação sustentável: ambiental, social, econômico e governança (ESG)
Como comentado, a inovação sustentável vai muito além dos cuidados com o meio ambiente e recursos naturais. Ela precisa promover um equilíbrio entre o crescimento econômico, o respeito pela natureza e o bem-estar social. Por este motivo, ela é dividida em três pilares principais do ESG: o ambiental, o social e o econômico. Esse “tripé da sustentabilidade” precisa ser integrado para que a inovação sustentável de fato aconteça.
Confira cada um dos princípios que compõem esse tripé:
Sustentabilidade ambiental - E
A
sustentabilidade ambiental tem o objetivo de diminuir o impacto sobre o
meio ambiente e preservá-lo para as gerações futuras. Redução das
emissões de carbono, consumo racional de água e energia elétrica, redução de consumo de combustíveis fósseis (exemplo: gasolina, diesel, GNV),
redução de desperdícios de matérias-primas e sobras de produção, utilização de energia renovável e reciclagem e destinação adequada de resíduos, são alguns dos exemplos que envolvem esse pilar.
Sustentabilidade social - S
A sustentabilidade social é a preocupação que uma empresa tem com o desenvolvimento humano e valorização de seus colaboradores, além da redução das desigualdades sociais e a qualidade de vida da sociedade. Empresas sustentáveis oferecem boas condições de trabalho, ambientes adequados, benefícios e possibilidades de crescimento pessoal e profissional a seus colaboradores.
Sustentabilidade econômica e de governança - G
Garante que um negócio tenha prosperidade ao longo do tempo por meio de uma boa administração financeira, de gestão de pessoas, de relacionamento com clientes e fornecedores e resolução de eventuais conflitos societários. Agregam-se as condutas financeiras e administrativas para obter lucro a partir de uma governança adequada, com gestão de riscos e compliance, preservando os demais pilares da sustentabilidade (social e ambiental).
Qual o impacto da inovação sustentável para os negócios?
Quando se une inovação e sustentabilidade, uma empresa consegue alcançar novas oportunidades e um posicionamento melhor no mercado. Sendo assim, engloba diferenciais competitivos como:
- Resultados positivos a partir das ações;
- Melhora do engajamento de colaboradores;
- Maior eficiência operacional;
- Fortalecimento da marca;
- Redução de custos e desperdícios;
- Otimização do uso de recursos;
- Redução de riscos;
- Mais flexibilidade frente às mudanças;
- Aumento da eficiência energética;
- Desenvolvimento de novos produtos ou serviços;
- Acesso a novos mercados;
- Aumento da competitividade;
- Conquista de novos consumidores;
- Promoção do bem-estar dos colaboradores;
- Melhor gestão financeira;
- Expansão das oportunidades de negócios.
→ Saiba como implantar o ESG nos pequenos negócios!
Como inovar e ser sustentável em pequenos negócios?
É importante saber que a inovação sustentável pode ser a criação, adoção ou melhoria de produtos, processos e sistemas organizacionais. É possível inovar de diferentes maneiras dentro de uma empresa, com o principal propósito de maximizar os pilares da sustentabilidade, causando um impacto positivo no meio ambiente, no negócio e na sociedade.
Mas, para conseguir de fato ser sustentável e inovar, é preciso incorporar as mudanças na política da empresa. Os colaboradores e fornecedores precisam estar cientes sobre as mudanças de métodos, processos e ferramentas e estarem engajados com a cultura de inovação. Para fazer com que a mentalidade da equipe mude e que sejam adotadas as novas práticas, uma dica é a realização de treinamentos.
→ Clique aqui e confira 5 tendências em sustentabilidade para pequenos negócios!
Tenha em mente que a inovação sustentável não se refere apenas às grandes medidas ou à criação de uma solução exclusiva. Você pode iniciar com pequenas ações sustentáveis, que se adequem aos princípios da sua empresa. Confira alguns exemplos que englobam os pilares da inovação sustentável:
- Auxiliar na redução das desigualdades sociais;
- Fornecer salários justos aos colaboradores;
- Cuidar da saúde financeira da empresa;
- Prezar pela saúde física e mental dos colaboradores;
- Adotar programas de eficiência energética;
- Identificar oportunidades de inovação que possam contribuir para a redução dos impactos no meio ambiente;
- Destinar adequadamente os resíduos gerados;
- Diminuir a incidência de descartes;
- Utilizar materiais provenientes da economia circular;
- Implantar sistemas de tratamento e reaproveitamento de água;
- Ter consumo racional de água e energia elétrica;
- Incentivar projetos de educação ambiental;
- Utilizar materiais e tecnologias sustentáveis que reduzem o consumo de recursos naturais;
- Reduzir desperdícios;
- Engajar colaboradores, fornecedores e comunidade na promoção da sustentabilidade;
- Ter um planejamento;
- Buscar certificações;
- Fazer uma boa gestão;
- Aderir à compostagem;
- Promover saúde e segurança no trabalho;
- Desenvolver estratégias de redução de carbono.
→ Conheça 7 dicas para ter uma empresa inovadora!
Dicas para gerir as finanças do seu negócio de forma sustentável
A falta de capital e os problemas gerenciais estão entre as principais dificuldades de muitos gestores e empresários. E o que muitos não sabem, é que a gestão financeira é um dos pontos fundamentais para não somente garantir o sucesso de uma empresa, como também a sua sustentabilidade.
Para conseguir obter essa sustentabilidade nas finanças do negócio, é preciso: repensar o consumo dos recursos e o descarte dos resíduos, reduzir custos, evitar produtos e serviços que não são ambientalmente corretos, reaproveitar resíduos, saber controlar gastos, saber precificar corretamente os produtos e serviços, acompanhar de perto o fluxo de caixa, entender sobre custos, investir em tecnologias para simplificar as tarefas financeiras, separar contas pessoais das empresariais, entre outros.
→ Nós disponibilizamos muitas alternativas gratuitas interessantes para os MEIs, EPPs e Microempresas, que podem auxiliar na melhor gestão, em aumento de vendas e no melhor entendimento sobre negócios. Acesse nosso artigo do blog onde selecionamos três cursos para empreendedores sobre gestão financeira!
Chegamos ao fim do artigo e esperamos que você possa ter compreendido mais sobre o assunto e que essas dicas possam ser relevantes na criação de ideias inovadoras e sustentáveis no seu negócio! Lembre-se que em nosso portal, oferecemos uma série de soluções que podem te ajudar a inovar e ser sustentável. São cursos e diversos outros materiais ricos de conteúdo, como: e-books, infográficos, guias, estudos de mercado, relatórios de inteligência e artigos do blog, que podem auxiliar você como gestor e sua equipe na busca por informações.
Além disso, oferecemos a consultoria em sustentabilidade, com diversas frentes de atuação e a consultoria em desenvolvimento tecnológico, que traz a gestão da inovação.
Conheça o Programa Empresas Sustentáveis, uma parceria entre o Sebrae/SC e o Governo do Estado de Santa Catarina que auxilia os micro e pequenos negócios a darem o "1º passo Rumo ao ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança)". Acompanhe e compartilhe as edições do Sustencast, um videocast mensal no canal do Sebrae/SC no Youtube, destinado ao compartilhamento de experiências práticas e inovadoras em sustentabilidade nos micro e pequenos negócios.
Caso seja necessário atendimento, basta solicitar através do site, WhatsApp ou Salas do Empreendedor.