Artigo
09 out. 2015
Mais de 56 milhões de pessoas compraram dos pequenos negócios no dia 5 de outubro
O Movimento #compredopequeno é um sucesso. 56,2 milhões de pessoas compraram de micro e pequenas empresas no dia 5 de outubro, em todo o Brasil. Também houve a adesão de 184 mil empresas ao Movimento Compre do Pequeno Negócio.
Em Santa Catarina, foram 6.367 negócios que apoiaram a iniciativa do Sebrae para transformar o dia da Micro e Pequena Empresa em uma data de mobilização da sociedade para consumir produtos e serviços de pequenos negócios e, assim, movimentar a economia.
“Este foi o primeiro ano do Movimento, mas ele será permanente. Queremos que se transforme em uma data simbólica para o varejo. Em apenas dois meses, desde que lançamos a ação, a adesão foi muito positiva. Os números devem crescer à medida que o Compre do Pequeno seja abraçado pela sociedade”, comemora o Diretor Superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli.
Lançado em 5 de agosto, o Movimento Compre do Pequeno Negócio tem o objetivo de estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por empresas de pequeno porte, aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. Durante esse período, os consumidores e os empresários foram mobilizados principalmente pela internet. O site desenvolvido especialmente para a iniciativa (www.compredopequeno.com.br) cadastrou quase 180 mil empresas e cerca de 7 mil apoiadores e parceiros. E continuará no ar, para receber novas adesões.
As redes sociais também tiveram importante participação na mobilização – a fanpage do Movimento somou quase 200 mil seguidores, alcando mais de 70 milhões de pessoas. O hotsite Compre do Pequeno Negócio recebeu mais de 6,2 milhões de visualizações em 60 dias.
O Movimento Compre do Pequeno Negócio atuou em duas frentes: de um lado mostrou para o consumidor que, ao comprar de um pequeno negócio, ele ajuda a gerar empregos e a movimentar toda a economia – as mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% do total de empregos com carteira assinada. Do outro, mobilizou empresários, para que eles se tornassem mais eficientes e atendessem melhor seus clientes.