MEI para serviços de informática: como abrir e regularizar
Os serviços de informática e telefonia no Brasil possuem alta demanda, já que o setor é impulsionado pela busca por conectividade, tecnologia e soluções digitais em todas as áreas. De acordo com o Relatório Mercado Brasileiro de Software – Panorama e Tendências 2025, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES), o mercado brasileiro de software, serviços e hardware deverá crescer 9,5% em 2025, superando a média global de 8,9% .
Esse crescimento destaca o setor como um dos principais motores da transformação digital, promovendo inovação, competitividade e desenvolvimento econômico. Nesse cenário, é comum ver pequenos empreendedores começando seus negócios no setor de maneira informal, revendendo peças de computador, celulares, roteadores ou prestando pequenos serviços técnicos.
Apesar da flexibilidade que a informalidade parece oferecer no início, ela também traz muitos desafios, como a dificuldade para conseguir crédito, a limitação na atuação com empresas maiores, a impossibilidade de emitir nota fiscal e a falta de segurança jurídica. A boa notícia é que existe uma solução simples e acessível para quem quer regularizar sua atividade e crescer de forma segura: tornar-se um Microempreendedor Individual (MEI).
Vantagens de se tornar MEI
O MEI é uma modalidade simplificada de empresa, ideal para pequenos empreendedores que atuam de forma autônoma. Ou seja: é a porta de entrada para a formalização de pequenos negócios no Brasil.
Ao formalizar MEI, o profissional obtém um CNPJ pagando uma taxa reduzida de impostos, o que representa uma grande vantagem para quem deseja abrir o próprio negócio.
O processo é rápido e gratuito e o empreendedor ganha acesso uma série de benefícios, como:
direitos previdenciários: aposentadoria por idade ou por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte para dependentes;
emissão de nota fiscal: isso permite que o MEI atenda empresas e órgãos públicos, ampliando suas oportunidades de negócio, além de facilitar a organização financeira e garantir mais profissionalismo na prestação de serviços;
acesso facilitado ao crédito: muitos bancos oferecem linhas de crédito exclusivas para MEIs, com taxas de juros mais baixas e prazos vantajosos.
Confira aqui as 14 vantagens de formalizar MEI!

CNAEs para serviços de informática
Ao se formalizar como MEI, é importante escolher a atividade correta. O Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) reúne diversas atividades permitidas dentro do regime do MEI.
Para quem atua com informática e telefonia, alguns CNAEs adequados são:
4751-2/01 – Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática.
4751-2/02 – Comércio varejista especializado em telefonia e comunicação.
9511-8/00 – Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos.
9512-6/00 – Reparação e manutenção de equipamentos de comunicação.
Essas atividades permitem a venda de produtos, como computadores, acessórios, celulares, roteadores, peças e outros itens do segmento, tanto em lojas físicas quanto por e-commerce e marketplaces.
Passo a passo para abrir um MEI
Abrir um MEI para prestar serviços de informática é muito simples. Veja abaixo o passo a passo para a sua formalização.
Acesse o Portal do Empreendedor.
Clique em “Quero ser MEI”, leia as informações e depois escolha a opção “Formalize-se”.
Faça login na página com sua conta gov.br e, em seguida, preencha o formulário disponibilizado.
Escolha sua atividade (CNAE) e informe seus dados pessoais, endereço comercial, nome fantasia do seu MEI e ocupações/ atividades econômicas que serão exercidas. É possível escolher uma ocupação/ atividade principal e até outras 15 secundárias.
Confirme as informações e gere o seu Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI), que já serve como CNPJ, alvará provisório e inscrição estadual (quando aplicável).

Dicas para divulgar seus produtos e serviços de informática
A formalização é apenas o primeiro passo. Para crescer, é preciso divulgar, atrair clientes e manter um bom relacionamento. Destacamos abaixo algumas estratégias para você.
Utilize os marketplaces
Canais como Mercado Livre, Shopee, Amazon e Magazine Luiza são excelentes vitrines para os seus produtos de informática e telefonia. Como MEI, você pode vender legalmente nesses canais, aumentando o alcance sem precisar investir em um site próprio.
E o processo é simples: basta se cadastrar com o seu CNPJ na plataforma que você escolher. Mas lembre-se de observar as regras de cada canal, como valores de comissão por vendas, que podem variar.
Divulgue seu negócio pelas redes sociais e pelo WhatsApp
Plataformas como Instagram, Facebook e o próprio WhatsApp Business são ideais para mostrar seus produtos, divulgar seus serviços de informática, oferecer promoções e tirar dúvidas dos clientes rapidamente. Uma boa presença digital ajuda a gerar confiança e aproxima você do seu público.
Invista no atendimento e na sua reputação online
O pós-venda é tão importante quanto a venda em si. Por isso, responda rápido, seja transparente e honesto e peça avaliações dos seus clientes. Uma boa reputação online vale muito e ajuda a atrair novos compradores de forma orgânica.
O Sebrae/SC te ajuda a formalizar MEI
Ser MEI é uma solução acessível e cheia de vantagens para quem deseja empreender de forma segura no setor de informática e telefonia. Além de garantir oportunidades e acesso a ferramentas que antes eram exclusivas de empresas maiores, a formalização também permite vender mais, crescer de forma planejada e sonhar alto.
Não importa se você trabalha com vendas de peças, manutenção ou revenda de celulares: dar esse passo rumo à formalização é o caminho para construir um negócio sólido e com futuro. E o Sebrae/SC pode te ajudar nessa jornada!
Se você deseja formalizar seu negócio e aproveitar todos esses benefícios, o Sebrae/SC oferece suporte exclusivo para empreendedores. Conte com a gente para receber orientações, capacitações e apoio na gestão do seu MEI.
Para começar, que tal saber tudo sobre MEI? Assista à nossa série “MEI na prática” para ficar bem informado.