Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Setores
Comércio varejista
Alimentos e bebidas
Beleza e bem-estar
Confecções e acessórios
Móveis e decorações
Empreendedorismo
Vendas
19 out. 2022

Negócios que podem se beneficiar com a Copa do Mundo

De quatro em quatro anos o mundo volta a atenção à Copa do Mundo de Futebol, maior evento esportivo do planeta. No Brasil, os jogos de futebol fazem parte da cultura de socialização e entretenimento dos brasileiros e ultrapassam os limites do campo e das telas das televisões. Uma pesquisa feita pelo European Club Association (ECA) afirma que 46% dos brasileiros dizem ser fãs de futebol, e que, embora a maioria (67%) das pessoas vejam futebol para apoiar seus times, 41% o fazem para socializar com amigos e 36%, para se divertir.

Por conta de todo esse potencial e principalmente, por especialmente neste ano os jogos acontecerem próximos às festividades de fim de ano, os micros e pequenos empreendedores precisam aproveitar as oportunidades para vender seus produtos e serviços, e ao mesmo tempo serem criativos para atrair ainda mais clientes.

Para auxiliar este planejamento, separamos os setores que mais lucram com a Copa do Mundo, junto de algumas dicas de produtos e serviços para vender mais durante as competições. Confira:

Quando começa a Copa do Mundo 2022?

A Copa do Mundo 2022 inicia em 20 de novembro e será realizada no Catar. O jogo de estreia será entre Catar e Equador, à 13h. O Brasil estreia contra a Sérvia no dia 24 de novembro.

Negócios que podem se beneficiar com a Copa do Mundo 2022

Lojas de utilidades

Lojas de variedades, que vendem diversos tipos de produtos, podem investir em adereços e enfeites para Copa e agregar as vendas no fim do ano. Estes geralmente são os primeiros itens a serem procurados, por serem baratos e muito utilizados.

Entre os itens que podem ser oferecidos com as cores da seleção brasileira, estão: perucas, chapéus, máscaras, bandeiras de pano, bandeiras de plástico, cornetas, apitos, vuvuzelas, tintas, spray para pintar o cabelo, bottons, unhas postiças e óculos de plástico.

Neste ano, muitas lojas, dos mais diversos setores, têm investido também na venda de álbuns de figurinhas da Copa. Uma ótima opção para conseguir novos clientes.

Importante: muitas pessoas também torcem para outros países. Se possível, tenha alguns produtos dos principais times mundiais à disposição de seus clientes.

Lembre-se: Se você for vender itens genéricos, nas cores verde e amarelo, tome cuidado para não infringir os direitos autorais.

Lojas de esportes

As lojas de esportes podem se beneficiar com a venda de diversos itens, como: chuteiras, tênis, camisetas e casacos oficiais da seleção brasileira, bandeiras, luvas de goleiro, bonés, meiões e bolas de futebol. Os álbuns de figurinha também fazem sucesso neste tipo de comércio.

Assim como citado no item anterior, vale tomar cuidado com os produtos oficiais da Copa do Mundo ou da seleção brasileira. Ambas são marcas com direitos comerciais que requerem licença paga de uso.

Lojas de eletrônicos e eletrodomésticos

Muitos clientes procuram por televisões novas, sofás mais confortáveis, aparelhos celulares mais modernos, freezers ou frigobares mais potentes, ou itens de cozinha para receber amigos com mais comodidade durante os jogos.

Aposte em promoções com tema da Copa e capriche na vitrine e nas propagandas!

Lojas online – e-commerce

Em e-commerces, há ainda mais possibilidades de oferecer diversos itens personalizados, sem contar o grande potencial de vendas que é esperado por este setor para a Copa do Mundo.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), projeta faturamento para o setor de R$ 91,5 bilhões na segunda metade do ano, fechando 2022 com um total de R$ 165 bilhões em vendas.

Acesse nosso portal e descubra tudo que você precisa saber para obter sucesso no seu e-commerce!

Bares e restaurantes

Reunir-se com amigos para assistir a jogos de futebol ou de outros esportes é uma prática adotada em diversos locais do mundo, lotando bares e restaurantes para acompanhar as partidas, e no Brasil não é diferente.

Por isso, em ano de Copa do Mundo, o empreendedor pode aproveitar esse e diversos outros eventos esportivos para criar promoções especiais e atrair mais clientes em bares e restaurantes.

A transmissão de jogos ao vivo, por exemplo, é muito importante e inclusive pode ser adotada em outros tipos de negócios, como forma de aproximar os clientes ou de melhorar o engajamento dos colaboradores.

Confira nosso Relatório de Inteligência e saiba como preparar seu bar para a Copa do Mundo!

Salões de beleza e barbearias

Penteados especiais, unhas personalizadas com as cores de times, maquiagens adaptadas para as ocasiões, são algumas das formas de atrair as mulheres para os salões de beleza em dias de jogos.

Em barbearias, vale apostar em cortes de jogadores famosos, em cores de cabelos de acordo com o time de preferência do cliente e claro, a transmissão de jogos ao vivo durante o atendimento.

Onde o brasileiro assiste a jogos de futebol?

Nosso Observatório de Negócios buscou entender o que os consumidores e as empresas compartilham sobre o uso de espaços para o acompanhamento de partidas de futebol. Por meio da análise de experiências, elogios e reclamações, este material traçou um panorama das principais dores e expectativas dos clientes, bem como observou de que modo as empresas buscam atrair o público em dias de jogo.

Alguns dos resultados obtidos foram:

  • O Twitter é a rede social que os usuários espectadores e funcionários de bar usam para expressar opiniões e relatar experiências vivenciadas assistindo aos jogos;
  • As pessoas postam em suas redes o que fazem em dia de jogo e o que pretendem fazer. Em geral, percebe-se que quando assistem acompanhados de amigos ou familiares, a preferência é por churrasco e cerveja.
  • O Instagram é a rede mais usada por empresas para fazer divulgação de seus produtos e serviços.
  • As pessoas já estão fazendo programações sobre onde, como e com que roupa irão assistir aos jogos da Copa. Então, estabelecimentos que transmitem jogos têm o potencial de atrair esse público.

Clique aqui e conheça as oportunidades que a Copa do Mundo traz para estabelecimentos comerciais!

Indiferente do seu setor de atuação, lembre-se que é necessário muito planejamento para a compra e venda dos produtos, ou para oferecer os serviços. Se planeje com um bom estoque, precificação correta, contratação de mão de obra, fornecedores, prazos, qualidade, entre outros.

Estar presente digitalmente também é uma ótima forma de chamar a atenção dos clientes. Seja criativo e ofereça conteúdo de valor para o seu cliente.

Reforçando: cuidado ao usar símbolos oficiais da Copa do Mundo de 2022 para comercialização própria. Recomendamos que seja feito o licenciamento para obter autorização em comercializar produtos oficiais (como os da FIFA e da seleção brasileira), ou que você opte por comercializar produtos que não contenham símbolos e nomes oficiais.

Esperamos que tenha gostado de nosso artigo. Acesse nosso Portal e conheça todas as nossas soluções! Caso necessite de atendimento com profissionais especialistas, basta solicitar pelo site, WhatsApp ou Salas do Empreendedor.

Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!