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Empreendedorismo
Gestão
04 dez. 2023

Analise estrategicamente sua empresa através de Análise SWOT ou FOFA

A Análise SWOT é uma das ferramentas mais práticas e mais utilizada no mundo dos negócios, para analisar o ambiente interno e externo das empresas. O objetivo é de identificar quais são os pontos fortes e fracos do negócio (ambiente interno), além das oportunidades e ameaças (ambiente externo).

A partir disso, é possível saber quais são os diferenciais da empresa e os pontos que precisam de atenção e melhoria. O resultado dessas análises serve como base para o planejamento estratégico da empresa. Saiba mais:

O que é a análise SWOT ou FOFA?

A análise ou matriz SWOT, em português FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico, que engloba a análise de cenários para embasar a tomada de decisões. Ela proporciona um diagnóstico completo de situações que englobam o planejamento, como análise de mercado, concorrentes, fornecedores, entre outros.

O que significa SWOT?

A matriz SWOT um método simples e rápido, que determina quatro fatores ideais para traçar qualquer tipo de estratégia:

Strengths: Forças

Weaknesses: Fraquezas

Opportunities: Oportunidades

Threats: Ameaças

Ao realizar uma análise SWOT, as organizações podem identificar suas vantagens competitivas, áreas que precisam ser melhoradas, oportunidades a serem exploradas e ameaças a serem resolvidas. As forças e fraquezas dizem respeito ao tomador de decisão. Já as oportunidades e ameaças falam sobre fatores externos. Saiba mais sobre cada parâmetro da análise:

Ambiente interno e externo de um negócio

Ambiente interno

É tudo que é de domínio ou alcance da empresa, como: colaboradores, carteira de clientes, cultura organizacional, estrutura organizacional, instalações, equipamentos, tecnologias, filiais, frotas, competências, habilidades, entre outros.

Forças: são os pontos fortes internos da organização, como por exemplo, os diferenciais frente à concorrência.

→ Algumas perguntas que podem auxiliar ao preencher a matriz:

  • Qual é a maior vantagem competitiva da sua empresa?
  • O que diferencia o seu negócio?
  • Do que os seus clientes gostam na sua empresa?
  • Quais são os ativos tangíveis (como tecnologia, equipamentos, propriedades) que a organização possui?
  • Que habilidades ou conhecimentos específicos sua equipe possui?
  • Qual é a reputação da organização no mercado?

Fraquezas: são as limitações do negócio, como falta de recursos, falta de habilidades específicas, entre outros.

→ Algumas perguntas que podem auxiliar ao preencher a matriz:

  • Quais habilidades faltam dentro da sua empresa?
  • Há limitações financeiras?
  • Existe ineficiência nos processos ou operações?
  • Existem desafios com a reputação de marca?
  • Existem produtos ou serviços que precisam de melhorias?
  • Você está perdendo clientes?
  • Sua equipe consegue suprir as necessidades dos clientes?
  • O que poderia melhorar?
  • Quais recursos poderiam melhorar o desempenho?

Ambiente externo

O ambiente externo é composto por todos os fatores que estão fora do controle da empresa, mas que podem afetar suas operações e resultados, como: inflação, taxas de juros, crescimento ou não do PIB, comportamento e preferências dos clientes, regulação e legislação, condições climáticas, eventos naturais, questões políticas, condições do mercado financeiro, tendências sociais, demográficas e culturais, entre outros.

Oportunidades: refere-se aos fatores externos que podem ser benéficos para a organização, como tendências de mercado, mudanças regulatórias, demanda crescente por determinados produtos ou serviços, entre outros.

→ Algumas perguntas que podem auxiliar ao preencher a matriz:

  • Quais tendências do mercado que podem ser aproveitadas?
  • Existe algumas mudanças regulatórias ou legislativas que pode beneficiar a sua empresa?
  • Há nichos de mercado não atendidos que a empresa pode explorar?
  • A organização pode expandir para novas regiões ou mercados?
  • Existem parcerias estratégicas que podem ser benéficas?

Ameaças: representam os fatores externos que podem representar desafios ou riscos para a organização. Isso pode incluir a concorrência intensa, mudanças na economia, instabilidade política, entre outros.

→ Algumas perguntas que podem auxiliar ao preencher a matriz:

  • Há escassez de mão de obra na sua área?
  • Eventos externos podem ameaçar a empresa? (pandemia, catástrofes naturais, guerras, crises políticas.)
  • Há risco de ataques cibernéticos?
  • Há novos concorrentes com soluções melhores?
  • As flutuações econômicas podem afetar seus negócios?
  • Existem mudanças nas regulamentações que podem representar desafios para a organização?
  • inovações tecnológicas ou mudanças no comportamento do consumidor que podem afetar negativamente a organização?

Como usar a Análise SWOT no planejamento estratégico da sua empresa?

Para facilitar a criação da sua matriz SWOT, clique aqui e baixe o exemplo preenchido do Sebrae/SC. Baixe também o modelo da matriz FOFA em branco, para que você possa preenchê-lo com os dados da sua empresa.

Agora que você já tem acesso aos dois modelos, é hora de analisar sua empresa, anotar tudo que conseguir identificar e dispor nos quadrados que mais fizerem sentido. A seguir, confira algumas dicas que podem ajudar.

  • Use o conhecimento e potencial da sua equipe no preenchimento da matriz;
  • Analise com cuidado todos os fatores internos com auxílio dos colaboradores;
  • Fique atento às tendências de mercado;
  • Acompanhe sempre os estudos de mercado e relatórios de inteligência em nosso Observatório de Negócios;
  • Cruze as informações das forças com as oportunidades para identificar estratégias que aproveitem ao máximo as vantagens internas em relação às oportunidades externas;
  • Implemente as estratégias desenvolvidas e monitore continuamente o ambiente interno e externo para ajustar suas ações conforme necessário;
  • A Análise SWOT não é um processo único, é um ciclo contínuo que deve ser revisado regularmente para garantir que as estratégias permaneçam relevantes em um ambiente de negócios dinâmico.

Quer saber mais sobre como utilizar esta ferramenta e identificar oportunidades de crescimento para o seu negócio? Clique aqui, acesse nosso curso e saiba como planejar e simplificar a administração do seu negócio. Aprenda sobre fatores de impacto, análise de ambiente, cenários econômicos, forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. Aproveite e confira nosso artigo do blog que oferece dicas importantes para realizar a análise do ambiente de negócios.

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