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Empreendedorismo
16 out. 2023

A importância da competitividade dos pequenos negócios

Muitas pessoas podem achar que a concorrência não é algo saudável, e realmente, em alguns aspectos ela não é. Mas, se tratando do mundo dos negócios, ela pode ser um impulso poderoso para a inovação e o crescimento das empresas.

Assim, mesmo soando estranho para alguns empreendedores, a competitividade é algo essencial para manter o mercado em constante evolução. A concorrência desafia as empresas a melhorarem, a buscarem soluções mais eficientes e a oferecerem produtos e serviços de maior qualidade.

Agora, imagine um mundo sem competitividade entre os negócios, onde não houvesse incentivo para inovar, para oferecer um ótimo atendimento, produtos bons e que acompanhassem as transformações do mundo e as exigências dos consumidores. Certamente a estagnação seria inevitável. Empresas não teriam motivos para investir em pesquisa e desenvolvimento e não haveria progresso. A falta de competitividade também poderia resultar em preços elevados e opções limitadas para os consumidores, já que não haveria a necessidade de se destacar no mercado.

Ou seja, com esse exemplo simples podemos ver como a competitividade faz com que as empresas se preocupem mais com o que estão oferecendo e como estão atendendo. É claro que é difícil concorrer com grandes marcas, mas se tratando de micro e pequenas empresas, as boas práticas da concorrência podem colaborar para o crescimento do negócio. Até porque, quanto mais pequenas empresas abertas, mais opções de produtos e serviços, preços atrativos e estímulo ao consumo.

Com foco nessa realidade, medidas simples podem ser tomadas. Continue lendo esse artigo para entender mais sobre a importância da competitividade nas pequenas empresas e como tornar seu negócio mais competitivo!

O que é competitividade?

Competitividade empresarial é a capacidade que uma empresa tem em se manter no mercado, mesmo com a concorrência. Para tanto, ela precisa apresentar diferenciais que a destaquem e a tornem uma opção relevante para os consumidores.

Esses diferenciais são chamados de vantagens competitivas, que geralmente estão relacionadas às tendências de mercado, inovação, qualidade, ao atendimento das necessidades dos clientes e a agregar valor aos produtos/serviços.

4 elementos da competitividade empresarial

1. Capital humano

As pessoas são a essência e o centro de qualquer negócio. Para que os colaboradores auxiliem na competitividade da empresa, é necessário oferecer capacitações constantes e que eles entendam o propósito e metas da organização.

→ Saiba como gestores e colaboradores podem potencializar negócios através da capacitação!

2. Inovação

A inovação é um diferencial competitivo para empresas de todos os portes. Ela impulsiona o desenvolvimento do mercado, por elevar o patamar e fazer com que os negócios invistam em soluções que satisfaçam às novas exigências dos consumidores.

A capacidade de inovar exige que o empreendedor saia da zona de conforto, aproveite os interesses do público-alvo e crie tendências ou soluções que sejam capazes de mudar a vida dos clientes completamente. Para empreender é preciso ter espaço para criar, colocar ideias em prática e de fato inovar. Nenhuma empresa que fique “engessada no tempo” poderá se sustentar a longo prazo e continuar crescendo no mercado.

→ Confira o artigo: Empreendedorismo e inovação: a moeda para o sucesso nos negócios!

3. Relacionamento

O relacionamento é a chave para conquistar e fidelizar clientes. As micro e pequenas empresas se relacionam com os clientes o tempo todo e esse relacionamento precisa estar cada vez mais próximo. É preciso entender que a venda é o resultado do relacionamento. É necessário conhecer os clientes, saber o que eles esperam da empresa, quais são as necessidades e ajudá-los a atingirem seus objetivos através da compra de algum produto/serviço. Para facilitar essa etapa, existem inúmeras ferramentas focadas na gestão desse relacionamento, que são os CRMs. Saiba mais sobre eles clicando aqui!

4. Organização

Os processos precisam ser claros e devidamente estruturados. É preciso gerir com eficiência as pessoas, setores, processos, carteira de clientes, tecnologias e dados. Ao contar com uma estrutura comercial bem definida e eficiente, a empresa poderá oferecer um atendimento mais eficiente e personalizado, ter aumento das vendas, identificar clientes em potencial, ter redução de custos, melhor posicionamento no mercado e análise correta do desempenho da equipe.

→ Saiba como ter melhores resultados com processos comerciais estruturados clicando aqui!

Qual a importância da competitividade entre as pequenas empresas?

No cenário empresarial a competitividade é algo muito positivo. É ela que garante a sustentabilidade dos pequenos negócios, já que como mencionado anteriormente, para que as empresas se mantenham competitivas, elas precisam estar em constante evolução.

Uma empresa competitiva fica atenta às tendências, às mudanças econômicas, ao mercado, necessidades dos consumidores, e claro, às ações da concorrência. Agora, se não houvesse competitividade, não teria necessidade de se destacar, de inovar, nem de buscar evoluir, ou de oferecer o melhor atendimento ao cliente e valor agregado ao produto ou serviço.

Por exemplo, supomos que em uma cidade pequena exista apenas duas lojas de eletrônicos, que estão há anos no local, oferecendo os mesmos produtos, serviços e marcas. Até quem uma terceira empresa dessa área decide se instalar na cidade e oferecer melhores soluções em eletrônicos, marcas renomadas e diferentes, e ainda, serviços de reparação, promoções inovadoras e um foco especial no atendimento ao cliente. Essa nova empresa também chega com uma equipe capacitada e atenta sobre as últimas tendências e inovações tecnológicas.

Esse novo negócio se torna um grande concorrente, justamente por oferecer o que os outros não oferecem. Com a chegada dele, a dinâmica do mercado local começa a mudar. As lojas existentes, percebem a necessidade de se adaptarem para permanecerem competitivas. Elas começam a reavaliar suas estratégias de preços, a oferecerem promoções especiais, melhores condições de parcelamento e a melhorar o atendimento ao cliente. Além disso, ambas as lojas buscam formas de diferenciar-se da nova, seja através de serviços exclusivos, produtos diferenciados ou outras inovações.

Esse exemplo simples, mostra como a competitividade entre as empresas começa a impulsionar a inovação e a melhoria contínua no setor de eletrônicos na cidade, trazendo benefícios diretos aos consumidores, além das chances de fidelizarem novos clientes e manterem suas portas abertas.

→ Antes de seguirmos com o artigo, como falamos em descontos e promoções, quando você for aplicá-los em seu negócio, atente-se à correta precificação para saber até onde os preços podem chegar, sem trazer danos financeiros à sua empresa. Clique aqui e baixe gratuitamente o ebook que fala mais sobre o assunto

Como tornar seu pequeno negócio mais competitivo?

O primeiro passo é conhecer público-alvo, saber o que ele deseja e manter um relacionamento com ele. Só assim é possível oferecer serviços e produtos adequados com o interesse dele, e automaticamente, promover uma ótima experiência ao cliente. Outra dica muito importante, é conhecer quem são os concorrentes e os motivos pelos quais o público-alvo compra deles. A partir disso, fica mais fácil desenvolver um planejamento que vise o diferencial competitivo para o negócio e reduzir as vantagens da concorrência, seja na qualidade dos produtos e serviços, no melhor atendimento, preços atraentes, entre outros.

Outra dica, é utilizar o potencial do meio digital para posicionar a empresa no mercado. A internet (site, blogs e redes sociais) deve ser considerada aliada do negócio. Afinal, se o cliente encontra o concorrente no ambiente virtual, por que não considerar essa possibilidade para o seu negócio? Empresas que ainda não possuem presença digital, muito provavelmente estão perdendo vendas.

Capacitar a equipe é outra boa estratégia para se diferenciar da concorrência assim como estar atualizado às tendências e aderir à inovação. Outra ação muito importante que deve ser feita quando novos concorrentes surgem no mercado, é fidelizar os clientes já conquistados. Para tanto, é preciso tomar algumas atitudes e seguir alguns passos. Clique aqui para saber mais!

Por meio de uma logística de qualidade o empreendedor também consegue tornar o negócio mais competitivo. Saiba mais clicando aqui!

Como fazer uma análise competitiva do seu negócio?

IMPORTANTE:

Caso você perceba uma perda de clientes, é necessário entender as causas. Para tanto, é preciso coletar informações sobre os desejos dos clientes, conhecer bem o produto ou serviço oferecido e fazer uma análise interna da empresa, para entender por que ela não consegue reter seus clientes. Em tudo isso a análise de dados pode ajudar. Mas, para falar mais sobre o assunto, o Sebrae/SC criou um Relatório de Inteligência que mostra por que a perda de clientes acontece e o que fazer para evitar. Saiba mais clicando aqui!

Inteligência competitiva como diferencial para seu negócio

E, como última dica, mas não menos importante, a partir do momento que um gestor passa a basear-se em dados reais, consegue tornar seu negócio muito mais competitivo no mercado. Isso porque são os dados da empresa que permitirão as tomadas de decisões muito mais assertivas, estratégicas, inteligentes e eficientes.

Os dados reais nas estratégias dos pequenos negócios ajudam a identificar os gargalos para que sejam corrigidos rapidamente, da mesma forma como as oportunidades, para aproveitá-las da melhor forma possível.

Eles possibilitam uma visão geral sobre a carteira de clientes, sobre a concorrência, o mercado, as tendências, além de um olhar mais amplo da própria empresa e colaboradores. Deseja saber por que é importante usar dados nas estratégias dos pequenos negócios? Acesse o artigo que o Sebrae/SC preparou para você!

Cidades catarinenses contribuem diretamente na competitividade do Brasil

Um estudo realizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com a Gove e a Seall, mostra que Florianópolis é a cidade mais competitiva do Brasil. A pesquisa avaliou 410 cidades brasileiras, com municípios com população acima de 80 mil habitantes.

Para o levantamento, foram utilizados 65 indicadores de áreas fundamentais para a competitividade municipal. Na primeira edição do ranking, em 2020, Florianópolis estava em quarto lugar e a cada ano subiu uma posição, até chegar na liderança em 2023, superando São Paulo (SP), Barueri (SP), Porto Alegre (RS), São Caetano do Sul (SP) e Curitiba (PR), por exemplo.

Balneário Camboriú e Blumenau também apareceram no ranking, ocupando o 13º e 15º lugar, respectivamente.

Sebrae/SC promove a competitividade dos pequenos negócios catarinenses

O Sebrae/SC auxilia a promoção do desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas catarinenses. Para isso, são oferecidos atendimentos presenciais e on-line, além de projetos que visam acelerar a competitividade dos negócios nos diversos setores da economia.

São oferecidos cursos,webinars, capacitações, consultorias especializadas, parcerias para ajudar os negócios a se adequarem ao mercado e gerar mais competitividade, além de acesso a pesquisas de inteligência de mercado, articulação de missões internacionais e uma maior qualificação competitiva. Caso necessite de atendimento, basta solicitar pelo site, WhatsApp ou Salas do Empreendedor.

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