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Empreendedorismo
19 nov. 2022

Qual a importância do empreendedorismo feminino?

Dia 19 de novembro é o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino. Um momento para refletir e celebrar a participação feminina nos negócios, na vida pública e no mercado de trabalho. As mulheres conquistam espaço na liderança e transformam a realidade do empreendedorismo. Mas ainda assim, existem muitos desafios a serem superados.

A data é uma iniciativa da ONU, Organização das Nações Unidas, em parceria com diversas instituições globais, para apoiar e incentivar mulheres a criar e comandar seus próprios negócios. É um marco simbólico, que surgiu em 2014, para promover a reflexão sobre as conquistas e dificuldades das empreendedoras. É também parte do processo para diminuir a desigualdade de gênero na sociedade. Na ocasião do primeiro Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, ou WED, siga em inglês para Women's Entrepreneurship Day, a revista Forbes, apontou que o propósito da data é “mobilizar uma rede global de mulheres líderes de negócios, empreendedoras e agentes de mudança que apoiam e empoderam a comunidade de empreendedoras e suas empresas.”

ODS 5 – Igualdade de Gênero

O dia 19 de novembro faz parte de um movimento para aumentar a representatividade e inclusão das mulheres no mercado de trabalho, principalmente em postos de liderança que muitas vezes têm o acesso dificultado por conta do teto de vidro.

Essa ação está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 das Nações Unidas. Baseada em três pilares fundamentais: econômico, social e ambiental, a agenda conta com 17 ODS, e o quinto deles é voltado especificamente para a igualdade de gênero.

Questões como o fim da violência contra mulheres, da discriminação por gênero e o reconhecimento, valorização e remuneração do trabalho não pago (como as atividades doméstica e de cuidados) estão na pauta e revelam o quanto as mulheres ainda têm um longo caminho a trilhar para partirem de um ponto de igualdade com relação aos homens.

É nesse aspecto que reside a importância do empreendedorismo feminino. Por mais que mulheres tenham avançado no mercado de trabalho, na carreira, na liderança e no comando dos seus próprios negócios, existem diferenças culturais e de socialização que dificultam a dinâmica de oportunidades para a mulher empreendedora.

Perfil da empreendedora catarinense

Neste mês importante para o empreendedorismo feminino, o Sebrae Delas Mulher de Negócios, em parceria com o Observatório de Negócios, lança a segunda edição da sua pesquisa sobre o perfil da empreendedora catarinense. O estudo tem como objetivo identificar as diferenças e semelhanças de cada gênero no estilo de gestão e nas demandas para seus negócios e habilidades.

Os pesquisadores entrevistaram 400 empreendedoras mulheres e 400 empreendedores homens, em agosto de 2022. Entre as empreendedoras, as respondentes fizeram parte do programa Sebrae Delas em 2021.

O resultado demonstrou que, apesar de as mulheres terem escolaridade mais elevada, 67% possuem nível superior, enquanto apenas 48 % dos homens têm esse grau de escolaridade, e a renda média familiar mensal das empreendedoras é 30% menor do que a dos empreendedores.

O empreendedorismo também não é percebido como uma aptidão natural ou como a primeira escolha de atividade profissional para elas. 8 em cada 10 empreendedoras atuaram como funcionárias de outras empresas antes de abrir seu próprio negócio. Entre os homens, esse número é de 7 para 10. Além disso, quando atuam como funcionárias, as mulheres ocupam-se mais de posições operacionais (60%), e tem mais dificuldade de ascender à diretoria. Somente 2% delas trabalhou como diretora antes de ter sua empresa, em comparação a quase 6% dos homens, aponta a pesquisa.

A dedicação de tempo para as atividades domésticas é maior entre as mulheres, que gastam quase cinco horas diárias com essas tarefas. Para 26% delas, a motivação para abrir sua própria empresa vem da possibilidade de realização e felicidade. Apenas 9% das empreendedoras afirmou ter recebido incentivo de amigos e familiares para empreender, com relação aos homens empreendedores, esse número sobe para 22%.

Importância das soft skills

Essa diferença na renda, a pouca familiaridade com que as mulheres começam no empreendedorismo, a dedicação às tarefas domésticas e a falta de incentivo familiar para empreender são indicativos de um desafio importante para o empreendedorismo feminino: a autoconfiança, o autocuidado e a autogestão precisam ser trabalhados para a mulher se sentir capaz e merecedora para exercer a gestão do seu negócio em pé de igualdade com os homens.

Ainda de acordo com a pesquisa, a insegurança emocional, o medo de fracassar, a falta de tempo para a família, as críticas e a falta de apoio familiar afetam fortemente as mulheres na hora de empreender. Junto com a pouca experiência em gestão, esses são os maiores obstáculos para as empreendedoras. Já a preocupação com recursos financeiros é apontada por ambos os gêneros.

Em um comparativo, as principais dificuldades de empreender mapeadas pela pesquisa:

  • Falta de experiência em gestão de negócios: apontado como dificuldade por 31% das mulheres e 19% dos homens.
  • Baixos recursos financeiros: mencionado por 28% das mulheres e 32% dos homens.
  • Insegurança emocional: é uma dificuldade para 28% das mulheres e apenas 4% dos homens.
  • Pouco tempo para conciliar com as atividades familiares: é tido como um problema para 26% das mulheres e somente 4% dos homens.
  • Medo de fracassar: é uma preocupação para 17% das mulheres e 5% dos homens.
  • Críticas e pouco apoio familiar: é uma dor para quase 8% das mulheres e apenas 1,5% dos homens.

Na avaliação de autoimagem, o estudo identificou que a confiança e segurança das mulheres empreendedoras é o ponto mais sensível da sua personalidade. Nesse quesito, elas estão em um patamar quase 25% mais baixo que o dos homens. Elas também se sentem menos valorizadas pela equipe, 20% abaixo dos homens nessa questão. Da mesma maneira, elas sentem falta de apoio e incentivo da família mais do que os homens.

Esses dados corroboram com a percepção de que mulheres são afetadas por camadas socioculturais que sobrecarregam sua dedicação à empresa pelas atividades domésticas e de cuidado e também afetam sua confiança. Isso reforça a importância do entendimento do empreendedorismo feminino como um movimento que apoia, incentiva e inspira empreendedoras para que elas possam fortalecer suas soft skills para criar, liderar e comandar empresas na sua plenitude.

O Sebrae Delas comemora junto

Por mais que o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino tenha um caráter coletivo, é também um momento para se celebrar também as pequenas conquistas individuais. E o Sebrae Delas tem orgulho de comemorar essa data junto com você, empreendedora.

Quando falamos de empreendedorismo feminino, não nos referimos apenas às grandes empresas comandadas por mulheres, falamos também dos pequenos negócios, de MEIs, das startups, da produtora rural, da mulher que quer transformar seu sonho em empresa. Falamos das pequenas vitórias, do crescimento, do aprendizado e da troca do dia a dia.

Sabemos que todo dia é dia do empreendedorismo feminino, mas hoje queremos convidar você a olhar para trás e celebrar a sua trajetória.

Vamos crescer juntas?

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