TikTok para pequenos negócios como aumentar vendas na internet
A plataforma que incialmente chegou ao mercado com intuito de reproduzir dancinhas, têm se tornado uma das melhores formas de atrair consumidores de micro e pequenos negócios.
O que antes era utilizado somente como entretenimento na rede social TikTok, se transformou em uma grande ferramenta para criar estratégias e alavancar as vendas das empresas. Através de vídeos curtos, danças ou dublagens, a produção de conteúdo é entregue de forma criativa e interativa na internet e os materiais postados atraem os usuários, se espalhando muito mais rapidamente.
O “Estudo sobre Autenticidade”, conduzido pela empresa de pesquisas Nielsen e contratado pelo TikTok, revelou dados importantes para pequenos empreendedores, já que: mais de 70% dos usuários querem saber mais sobre os produtos anunciados, 76% estão abertos a anúncios sobre novos produtos, 67% dizem que se importam mais com anúncios sérios e 72% participariam de uma tendência/hashtag iniciada por uma marca.
Todos esses números mostram o potencial que a plataforma tem na conversão de vendas, especialmente com recursos disponíveis no TikTok for Business.
Mais números sobre o TikTok
- O TikTok é bastante popular entre os membros da chamada geração Z (pessoas nascidas da metade dos anos 1990 até 2010);
- O Brasil é o terceiro maior mercado do TikTok entre os usuários com mais de 18 anos, fica apenas atrás dos Estados Unidos, com 136,4 milhões de usuários ativos e a Indonésia, com 99,1 milhões de usuários ativos;
- O brasileiro passa em média 5,4 horas por dia no TikTok;
- 35% dos usuários afirmam que estão vendo menos televisão depois de baixar o TikTok;
- 25% dos usuários procuram ou compram um produto na internet depois de vê-lo no TikTok;
- 38% dos brasileiros já compraram algo que viram em um anúncio no TikTok.
→ Muitos empreendedores se questionam: a plataforma é mais popular para crianças e adolescentes, então, por quais motivos eu devo apostar nesta plataforma no meu negócio?
Os dados apresentados acima mostram que o público do TikTok é muito grande e que há sim potencial para pequenos negócios. A rede social impacta com mais intensidade a Geração Z, mas, se tratando de anúncios da plataforma, a porcentagem acaba diluída e outras faixas etárias acabam sendo incluídas: usuários de 25 a 34 anos somam 312 milhões e representam 32,2% da audiência, já os de 35 a 44 anos, representam 133,5 milhões com 13,8% da audiência.
Além disso, como mencionado no início do texto, não são apenas os vídeos divertidos que prevalecem neste sistema. Os conteúdos mais sérios, voltados à produção de um conteúdo mais interessante e que ajude no desenvolvimento e promoção de um negócio, também têm tido alcance positivo.
Então, como o TikTok pode ser utilizado em pequenas empresas?
A rede social tem como intuito a produção de vídeos curtos, com cerca de até 60 segundos, que sejam interativos e interessantes a ponto de chamar a atenção do usuário e fazer uma demonstração assertiva do produto ou conteúdo que se deseja promover.
Mas é importante lembrar que, não é porque serão compartilhados assuntos sérios que o vídeo não possa conter dublagem ou temas descontraídos. É possível criar materiais com conteúdo muito relevante, mas que seja mais leve e agradável de assistir.
Por exemplo, ao invés de fazer uma dancinha, você pode utilizar aquela “trend” que está em alta na rede, e criar outra forma de demonstrar seu produto ou solução. Isso aumenta o engajamento e a expectativa dos usuários sobre o seu potencial de customização. Também é necessário muita criatividade e assertividade na hora de utilizar as melhores hashtags.
Saiba mais dicas para explorar o máximo da plataforma no seu negócio:
Como aumentar as vendas na internet com o TikTok
Use a criatividade: seja criativo ao mostrar seus produtos e serviços. Uma dica para facilitar esse processo são os vídeos narrados, além de terem maior preferência do público, são mais fáceis de serem criados.
Apresente os bastidores: o cliente gosta de ver o dia a dia das marcas e saber o que acontece por trás dos processos. Lembre de mostrar o recebimento de novidades também.
Utilize links: na biografia do perfil do TikTok, assim como no Instagram, é possível disponibilizar um link que leve a outras redes, sites ou loja online. Aproveite a oportunidade para que o cliente possa migrar para a compra dos dos seus produtos.
Tenha frequência de postagem: assim como em qualquer rede social, é preciso uma frequência de postagem para manter a audiência e melhora dos algoritmos. Defina um calendário de publicações e quando tiver vídeos bons, reposte quantas vezes for necessário.
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Ser original, humanizar as redes e anunciar no TikTok também pode ajudar nas vendas da sua empresa. Os anúncios podem ampliar o alcance e segmentar o público que o receberá. Além do TikTok for Business, há a parceria para os pequenos empresários chamado de TikTok Ads Manager, que oferece ferramentas criativas, orçamento flexível, configuração acessível da plataforma e segmentação inteligente do público.
→ Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, confira o Boletim de Tendências do Sebrae/SC “TikTok: a rede social do momento”, que traz mais dados e dicas de como implementar em pequenos negócios.
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