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Turismo
Empreendedorismo
09 jan. 2023

Turismo no verão: oportunidades de empreender em Santa Catarina

Com mais de 530 km de extensão, o litoral catarinense é um dos principais destinos do verão, e a cada ano, vem atraindo cada vez mais turistas de todo mundo. São pontas, cabos, ilhas, baías, praias, lagoas, marinas e portos, com rica biodiversidade e cuidado ambiental.

Além disso, o estado tem uma grande variedade de cachoeiras e outras belezas naturais para visitação, como também parques aquáticos, parques temáticos e de diversão.

Santa Catarina é um estado turístico reconhecido por suas diferentes culturas e pela diversidade de belezas naturais. Recentemente criamos um artigo que dá dicas de como empreender em Santa Catarina aproveitando o potencial turístico do inverno. Hoje, é dia de te ajudar a encontrar oportunidades de empreender no verão!

Boa leitura!

Potencial turístico catarinense

Santa Catarina é um destino que turistas visitam em busca de saúde, lazer e descanso, sendo reconhecido nacional e internacionalmente. O Estado tem potencial para desenvolver o turismo de bem-estar e os seguintes fatores contribuem para isso: belezas naturais que vão do litoral às montanhas; Turismo Hidrotermal; Ecoturismo; Turismo Religioso; culturas e produtos regionais distintos; polo de formação de profissionais, incluindo cursos associados ao bem-estar. Além das praias e centros comerciais que atraem visitantes, outras regiões do Estado têm potencial para o desenvolvimento de negócios no ramo da alimentação, hospedagem, comercialização de produtos customizados (como souvenirs, camisetas, chaveiros, fotos) ou pacotes de experiências - que exigem a atuação profissional de um guia de turismo. Cicloturismo, Turismo de Luxo, Enoturismo e Apiecoturismo em Santa Catarina. Tais segmentos apontam áreas que podem ser exploradas não só no período sazonal.

Praias catarinenses recebem prêmio Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul reconheceu 18 praias e três marinas em Santa Catarina. O título leva em consideração a temporada de verão de 2022/2023 e coloca essas localidades como as melhores para se visitar.

O Bandeira Azul é um prêmio ecológico que leva em consideração critérios como: foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável, responsabilidade social, segurança e serviços do local.

No Brasil, 40 locais receberam o certificado. Confira as praias catarinenses premiadas acessando o Observatório de Negócios do Sebrae/SC!

Prêmio Bandeira Azul pode atrair mais turistas na temporada de verão

O prêmio é um dos motivos que podem atrair ainda mais turistas para a temporada de verão 2022/2023. Os dados indicam que a ocupação dos hotéis no litoral deve ultrapassar 80%, e que bares e restaurantes vão aumentar em 50% o número de colaboradores para atender as demandas do período.

Da mesma forma que esses estabelecimentos podem registrar crescimento, outros empreendimentos também podem atrair o público visitante do local. Confira:

Turismo no verão: como empreender em Santa Catarina?

Com o grande potencial turístico catarinense, micro e pequenos empreendedores podem explorar ao máximo as oportunidades da chegada de turistas para as cidades e oferecer soluções que são bem-vindas nos dias de calor. Em cidades litorâneas, há potencial de investir na venda de bebidas, sorvetes, moda praia, ou focar em restaurantes, por exemplo. Em cidades do interior onde há cachoeiras e atrativos naturais, dá de investir no turismo rural, no turismo de aventura e no turismo de interior.

São várias as possibilidades de empreender, e para facilitar essa escolha, separamos algumas das principais opções para você!

Empreenda na moda praia

O comércio no verão traz muitas oportunidades de empreender em Santa Catarina, e uma delas, é de investir na moda praia. Algumas dicas para acertar na hora de decidir os produtos que você vai vender, é pensar na diversidade de corpos e em como sua marca pode valorizar os diferentes tipos de beleza. Outra dica, é oferecer uma variedade de cores e se antenar às “cores da estação”, isso pode ajudar a vender mais. Oferecer uma variedade de modelos também é outro diferencial, dos mais básicos e tradicionais, às tendências da estação.

→ Se você deseja saber mais sobre o assunto, clique aqui e confira um artigo especial sobre moda praia!

Aposte na abertura de uma sorveteria

Apesar de a alta demanda por sorvetes, picolés e produtos refrescantes concentrar-se no período mais quente do ano, isso não inviabiliza o investimento em uma sorveteria, já que há a possibilidade de oferecer outros produtos durante as estações mais frias, como chocolate quente ou alimentos fáceis de serem preparados com a estrutura da sorveteria.

Além disso, no verão costuma fazer calor em todas as cidades catarinenses, ou seja, não necessariamente somente no litoral uma sorveteria pode fazer sucesso nas vendas, como em todas as regiões.

Mas, seja onde você decidir abrir sua sorveteria, deve lembrar que é necessário planejar, inovar, analisar a concorrência, analisar os clientes, entre outras dicas que você pode conferir no artigo que preparamos para você! Acesse agora!

Aproveite o turismo wellness

A saúde e o bem-estar físico e mental têm recebido cada vez mais atenção dos brasileiros. A pandemia da Covid-19 criou uma necessidade de manter o corpo e a mente em equilíbrio. A mistura entre trabalho e vida pessoal também tem levado a uma crescente busca por bem-estar. E, essa tendência mundial de cuidar do corpo e da mente, tem influenciado viajantes no momento de planejar seus destinos.

Confira nosso caderno de Megatendências para 2023!

Neste ponto, o turismo wellness apresenta uma grande oportunidade de empreender. Essa categoria, pode ser definida como o tipo de turismo que as pessoas praticam em busca de manter ou melhorar o seu bem-estar corporal, mental, emocional e espiritual.

As pessoas recorrem ao turismo wellness por diferentes objetivos, como a busca por: uma vida mais saudável, desconectar de meios eletrônicos, conectar com o “eu interior”, emoções e pessoas, prática de exercícios físicos, realização de tratamentos estéticos e terapêuticos, entre outros.

Mas, como atingir esse público? Geralmente o turista wellness procura hospedagens que ofereçam infraestrutura e serviços completos associados ao bem-estar, ou, que estejam em uma localização próxima a esses serviços.

Isso não quer dizer necessariamente que você deva investir em um hotel, mas, que você pode aproveitar essa tendência e inovar no seu negócio. Por exemplo, em locais com uma boa localização e que dê ao turista a visibilidade que o estabelecimento merece, você pode investir em uma academia, ou em um centro de estética, em espaços para a prática de yoga, pilates, reiki, meditação, entre outras opções.

Você também pode optar pela área de alimentação, ao oferecer experiências culinárias, nutrição, detox, entre outros.

Há muitas possibilidades de empreender nesta área, por isso, o convidamos a conferir:

→ Nosso Relatório de Inteligência: Wellness: bem-estar como prioridade!

→ E as oportunidades que o Turismo de Saúde pode oferecer!

Experiências fitness no Turismo

Essa é a tendência de os viajantes irem em busca de destinos fitness, que incluam no roteiro ou na estadia, atividades físicas e alimentação balanceada. O turismo fitness envolve o chamado “descanso ativo”, onde as férias e passeios são aproveitados de uma forma mais atuante. Por exemplo, é possível apreciar belas paisagens, a natureza, o mar, o sol, e ao mesmo tempo, praticar esportes e se alimentar de forma adequada.

Há publico a ser explorado de pessoas que buscam musculação, caminhadas, ciclismo, surfe, esportes de aventura e alimentação balanceada.

Não somente os negócios de hospedagem conseguem se favorecer dispondo dessas comodidades, como também agências de viagens, guias turísticos, organizadores de eventos, transportadores turísticos, negócios que trabalham com aluguel de bicicleta, passeios de buggy e estabelecimentos de alimentação.

Conheça as principais estratégias oferecidas por empresas do setor e dicas para desenvolver o seu negócio.

Invista no mercado de sportwear

Da mesma forma que academias e centros de estética podem faturar mais no verão, o mercado de sportwear (roupas esportivas) também possui grande potencial. Em 2020, a receita do segmento foi de aproximadamente US$ 188,2 bilhões, de acordo com estudo da Statista. Esse faturamento deve continuar em alta, podendo alcançar US$ 207,7 bilhões em 2025.

Entre as principais razões para a perspectiva de crescimento estão as mudanças nos hábitos dos consumidores, com o crescente interesse por bem-estar e saúde, aumento na busca por atividades físicas e vestuário para a prática e maior demanda por roupas confortáveis e com design aprimorado.

Acesse nosso infográfico e confira dicas para empreender no ramo de sportwear!

Aproveite o Carnaval

O Carnaval é um momento de diversão e descanso para muita gente, mas para alguns é sinônimo de trabalho duro. Apesar de ser um dos feriados mais esperados pelos brasileiros, a data traz oportunidade para quem busca uma forma de ingressar no mercado, de uma tirar uma renda extra ou mesmo de se lançar como empreendedor. Para te ajudar, separamos algumas ideias para ganhar dinheiro no Carnaval e aproveitar esse momento para estruturar seu negócio. Confira!

É uma época que movimenta bastante a economia, trazendo fluxo de consumidores intensos para diversas regiões do país. Esse feriado é bom especialmente para o turismo e comércio, tanto de produto quanto de serviços.

→ Clique aqui e confira 4 ideias para ganhar dinheiro no Carnaval!

    Venda de alimentos e refrescos

    Tendo autorização sanitária do município, é possível empreender com a venda de rua de alimentos e bebidas no litoral. Aqui em Santa Catarina essa prática é bastante comum e tem muita adesão do consumidor, que sente muito mais comodidade de receber o alimento ou bebida no local que estiver.

    Da mesma forma, bares e restaurantes podem investir em garçons na areia, para atingir esse público.

    Picolés, sanduíches naturais, tapiocas, saladas no pote, saladas de frutas, bolos gelados, geladinhos, sorvetes naturais, água, cerveja, caipirinhas e bebidas bem geladas, fazem sucesso na temporada.

    Artesanato e presentes

    Abrir um comércio com lembrancinhas de viagem pode ser bastante assertivo em cidades turísticas. Afinal, os turistas sempre gostam de levar alguma lembrança ou presente do locar que visitaram.


    → Essas são algumas das dicas para empreender no verão em Santa Catarina. Esperamos que com elas você se inspire e crie seu negócio! Lembre-se que se precisar de alguma ajuda para abrir sua empresa, temos diversos artigos no blog que podem te ajudar, além de cursos, trilhas, webinars, e-books, entre outros.

    Se ainda tiver dúvidas, você pode solicitar atendimento com um especialista pelo site, WhatsApp ou Salas do Empreendedor.

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