7 passos para tirar sua empresa do vermelho
Se existe algo que todos os empreendedores de sucesso precisam saber verdadeiramente é como sair do vermelho.
Com alguns passos simples, é possível reorganizar as finanças e tirar sua empresa do vermelho, permitindo que se consiga maior tranquilidade.
Quer conhecer os sete passos que podem levar a esse grande feito? Então continue a leitura!
Saindo de vez do vermelho
Se você é empreendedor e quer tirar sua empresa do vermelho, saiba que o começo do ano é uma das melhores épocas para isso, pois alguns impostos são definidos nos primeiros meses do ano.
E isso pode gerar uma repercussão por todos os outros meses restantes. Porém não significa que conseguir esse feito em outras épocas não será possível.
O que acontece é que, nesse momento, ter uma melhor organização financeira permite que se percorra todo o ano com o caixa em ordem.
Além disso, os contratos firmados costumam finalizar no início do ano. Assim, aproveitar alguns meses antes da expiração pode trazer boas oportunidades.
Isso porque pode-se revisar os termos e verificar se o contrato é realmente de procedência e se os valores definidos estão de acordo com a situação da empresa naquele momento.
No entanto, mesmo com toda essa energia renovada no início do ano, muitos empreendedores ficam perdidos quanto às melhores maneiras de organizar as finanças da empresa.
Afinal, não se tem um segredo para que essa atividade seja feita da melhor maneira possível, permitindo um bom controle do fluxo de caixa, capital de giro, etc.
E por não possuir, em muitos casos, recursos suficientes para contratar um especialista no assunto, deixa-se de lado uma das tarefas mais importantes do negócio: saber se os lucros estão sendo obtidos.
Conheça os 7 passos para sair do vermelho
Depois de obter todas estas informações sobre organização financeira, é o momento de conhecer de fato os 7 passos que permitirão que sua empresa saia do vermelho.
Confira nos próximos tópicos.
Procure os serviços de um contador
Por mais que as despesas e receitas de um negócio possam parecer simples, elas começam a se tornar mais complexas conforme o negócio evolui.
Assim, contar com o serviço de um contador pode ser a melhor saída, tanto para analisar as questões relacionadas ao caixa, quanto em termos tributários.
Desta forma, será possível evitar gastos desnecessários com impostos e até mesmo intimações.
Fique sempre atento ao fluxo de caixa do negócio
O fluxo de caixa nada mais é do que um registro de tudo que entra e sai da empresa em termos financeiros, de um determinado período.
Por ser uma ferramenta capaz de garantir uma base para se tomar decisões estratégicas, o fluxo de caixa se faz fundamental para qualquer tipo de empresa.
Um fluxo de caixa bem detalhado permite tanto evitar entrar no vermelho, quanto eliminar as dívidas, calculando riscos, os cenários atuais e qual será o futuro, para que surjam novos e bons investimentos.
Quer ter uma situação financeira melhor? Então aposte também nesta tarefa e acompanhe diariamente os lançamentos de todas as informações!
Renegocie as dívidas que possuir
Para sair do vermelho é fundamental renegociar as dívidas e definir um bom planejamento financeiro para quitar todas elas sem dificuldades.
Além disso, antes de aceitar uma proposta de empréstimo para investimentos, procure analisar quais são os juros e como será o pagamento a longo prazo, evitando que ele prejudique sua receita e deixe sua empresa no vermelho.
Evite os gastos desnecessários
Uma das melhores atitudes para tirar sua empresa do vermelho é reduzir as despesas contraídas e economizar com ações como deixar luzes apagadas sempre quando não forem necessárias, reduzir os gastos com chamadas telefônicas, etc.
Além disso, procurar um aluguel mais baixo para o prédio de sua empresa ou automatizar processos pode ajudar a diminuir as despesas mensais.
Procure aproximar seus colaboradores
Manter uma proximidade e comunicação ativa entre todos os colaboradores e diferentes setores da empresa permite que se consiga resolver problemas financeiros com maior agilidade.
Isso ocorre porque, ao ter ciência da situação da empresa, todos podem contribuir com boas ideias para obter uma solução e também praticar ações que gerem maior economia de gastos.
Procure se organizar para o futuro
Depois de conseguir melhorar a situação financeira de seu negócio, é fundamental tomar providências para que problemas não voltem a acontecer.
E neste caso, a melhor alternativa é definir um bom planejamento orçamentário, que permitirá criar estratégias para aplicar bem o dinheiro existente.
Com isso, você poderá ter mais controle sobre sua situação atual e também se prevenir contra problemas futuros.
Tenha sempre um plano B
Mesmo com um excelente planejamento financeiro e toda a cautela do mundo, os problemas financeiros podem surgir e prejudicar o andamento de seu negócio.
Assim, ter uma carta na manga pode contribuir para que haja uma resolução rápida para tais dificuldades.
Outro ponto é estar sempre atento às medidas que outros empreendedores tomaram para passar por situações semelhantes.
Esse pode ser um excelente aprendizado para levar por toda a história de seu negócio!
No decorrer deste material você pôde conhecer sete passos para tirar sua empresa do vermelho e entender como sair do vermelho.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com nossos consultores na central de atendimento Sebrae/SC. Eles poderão inclusive indicar cursos e materiais a fim de contribuir com o desenvolvimento de sua empresa!
Imagem: freepik.com