Empreendedorismo
29 set. 2014
A Arte da Estratégia
Entre os muitos conceitos de estratégia, um dos mais utilizados é aquele que a define como o conjunto de planos da alta administração de uma empresa para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. Nada mais é do que pensar no futuro.
Da concepção ao crescimento e efetivação da empresa no mercado a estratégia deve estar sempre presente. Por isso a dica de leitura desta semana traz alguns modelos estratégicos consagrados e sua utilização na prática.
Boa leitura!
Autor: Carlos Alberto Júlio
Título: A Arte da Estratégia
Editora: Campus
Páginas: 150
Ano: 2005
Resumo:
No segundo livro de Carlos Júlio, A Arte da Estratégia, da Série Pique Profissional, o objetivo do autor é montar regras de estratégia que podem facilmente ser aplicadas e explicadas para todos na organização. O conteúdo faz uma revisão de algumas das principais estratégias e estrategistas, mostrando exemplos práticos da utilização de modelos consagrados. O livro serve como ferramenta essencial para um plano de produto ou mesmo para um plano estratégico quinquenal. Segundo o autor, é possível planejar, executar e ter sucesso com fórmulas mais simples e aplicáveis a qualquer organização, como uma padaria, um pet shop ou uma escola. Sem dúvida, é melhor ter uma estratégia simplificada do que simplesmente não parar para pensar o negócio e discutir seu futuro, sua concorrência, suas possibilidades de novos produtos, clientes e mercados.
*Livro disponível para leitura na Biblioteca do Sebrae. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Av. Osmar Cunha, 278, no Centro de Florianópolis.