Sistema de Inteligência Setorial
Vestuário
22 set. 2021
Como analisar um desfile de moda
Os desfiles de moda influenciam diretamente nas coleções ofertadas no mercado para consumo ao direcionar cores, detalhes, estampas, modelagens, entre outros aspectos presentes nos produtos e serviços dos pequenos negócios do setor de vestuário.
Como analisar um desfile de moda para aproveitar todas as novidades que o seu público-alvo irá consumir? Confira algumas dicas e etapas que o Boletim de Tendência do Sistema de Inteligência Setorial - SIS do Sebrae tem para você, empreendedor!
Desfile conceitual x Desfile comercial
- Desfile conceitual: Apresenta peças que geralmente não são comercializadas em lojas ou participam de um catálogo oficial da marca, porque possuem representações exageradas de determinado conceito. A intenção é apresentar a capacidade criativa do estilista ou designer responsável, atrair mídia e agregar valor à marca para reforçar sua identidade.
- Desfile comercial: como o próprio nome sinaliza, são coleções que estão associadas à venda comercial das peças, tornando possível adquiri-las logo após o desfile. Geralmente, as roupas são compostas de indicações mais leves e menos artísticas sobre a temática da coleção.
- Nacionais: São Paulo Fashion Week, Minas Trend e Dragão Fashion Brasil.
- Internacionais: New York Fashion Week, London Fashion Week, Milan Fashion Week, Paris Fashion Week e Toronto Men’s Fashion Week.
- Histórico da marca.
- Identidade da marca.
- Estilista contratado.
- Comparação com coleções passadas.
- Cinco primeiros looks - são aqueles que o estilista escolheu para representar todo o conceito da coleção e introduzir a ideia principal da temática.
- Cenografia.
- Trilha sonora.
- Modelagens.
- Silhuetas.
- Cartela de cores.
- Materiais.