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Transformação Digital
Empreendedorismo
07 out. 2021

Como o comando de voz pode auxiliar seu negócio

As pesquisas e comandos por voz têm se tornado cada vez mais populares no Brasil, fazendo surgir um mercado que só tende a crescer. Prova disso é que o uso de comandos de voz cresceu 47% entre os brasileiros durante a pandemia. A previsão é que até 2022, mais de 50% das famílias tenham um alto-falante que possua tecnologia de voz (pesquisa realizada pela Semrush). Os dispositivos que reconhecem a voz humana e respondem aos comandos, estão se se tornando uma tecnologia comum na transformação digital e fazendo surgir um mercado com grande potencial de crescimento. Isso mostra o potencial que os negócios podem ter ao investir na automação tecnológica por voz. Continue lendo o artigo e saiba de que forma as empresas podem ser beneficiadas com esta tecnologia.

Diferenças entre pesquisa por voz e comando de voz

Apesar de muitas pessoas confundirem ou acharem que são a mesma coisa, há algumas diferenças entre a pesquisa e o comando por voz. Confira:

Pesquisa por voz

Ou “voice search” (tradução para o inglês), é uma maneira de realizar buscas por palavras-chaves em sites como o Google, através da fala por um dispositivo (como smartphones). O dispositivo tem a capacidade de reconhecer a fala do usuário e transformá-la em texto para realizar a pesquisa.

Comando de voz

Com ele o usuário fala com dispositivos inteligentes (como smartphones, SmarTVs e smart speakers), que realizam uma ação a partir do comando. Muito além de pesquisas, essas ações podem facilitar o dia a dia, com possibilidades, por exemplo, de criar lembretes no celular, automatizar residências (casas inteligentes) e veículos.

O que dizem os números sobre a tecnologia de comandos de voz

De acordo com pesquisas realizadas pela Ilumeo e Statista divulgadas no Estudo de Mercado do Sebrae, o uso de comandos de voz cresceu 47% entre os brasileiros durante a pandemia em 2020. Os dados também mostraram que:
  • 48% dos brasileiros utilizam comandos de voz semanalmente e 28% diariamente;
  • 52% pagariam mais caro por um aparelho com comandos de voz;
  • 11% dos lares brasileiros deverão contar com um dispositivo inteligente em 2025, contra 3% em 2020.
  • 70% dos participantes percebem mais força em empresas com serviços e produtos dotados de assistência por voz.
A nível global, a expectativa é que o mercado de reconhecimento de voz atinja mais de US$ 27 bilhões até 2025, e que até 2024, existam 8,4 bilhões de dispositivos com assistente de voz em uso por todo o mundo.

Por que utilizar o comando de voz nos negócios?

Se analisarmos o último número, que mostra que 70% dos participantes notam forças em empresas que utilizam tecnologias de comando de voz, podemos compreender que as empresas que adaptarem os produtos ou serviços à tecnologia, poderão consolidar o renome das marcas e conquistar mais clientes. O assistente de voz virtual, pode facilmente atender às necessidades dos usuários e proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Muitas empresas hoje já oferecem recursos como chatbots, capazes de interpretar a linguagem do usuário, responder, interagir e realizar ações, se tornando muito próximo ao atendimento humano. Confira alguns dos benefícios desse investimento: → Disponibilidade/atendimento 24h por dia; → Sistema automatizado de atendimento e solução de problemas; → Melhoria da percepção dos clientes sobre a empresa; → Conveniência ao cliente e atendimento personalizado em tempo real; → Possibilidade de atender a mais clientes de maneira eficiente.

Usos de tecnologias de voz nos ambientes empresariais

Além de facilitar e melhorar o atendimento e experiência do cliente, as tecnologias de comando e pesquisa de voz trazem inúmeras vantagens nos ambientes empresariais. Confira alguns exemplos:

1. Comunicação das equipes

Os assistentes de voz podem otimizar o tempo das equipes nas organizações. Podemos citar como exemplo uma empresa que possui pessoas de diferentes origens/linguagens, que precisam se comunicar ou participar de uma mesma reunião. A tecnologia de voz pode ajudar na tradução e interpretação dessas conversas, bem como na transcrição.

2. Dinamismo a secretárias e assistentes

A tecnologia pode auxiliar e trazer mais produtividade na gestão de compromissos, tarefas e eventos, criação de notas, gerenciamento de reuniões, comunicação e respostas automáticas aos clientes, além da automação de outras tarefas manuais e da gestão de estoques.

3. Assistência à área comercial

Existem assistentes de voz que ajudam a acelerar e automatizar também as rotinas de tarefas da equipe de vendas de uma empresa. Com eles, há possibilidade de agilizar os encontros com clientes e o planejamento comercial. Os representantes de vendas podem obter benefícios como assistência das atividades, gestão de encontros, segmentação da lista de clientes, entre outros.

4. Buscas rápidas durante reuniões

A tecnologia de voz pode ajudar também na precisão das informações utilizadas em reuniões, auxiliando as pessoas que estão no comando do encontro, a encontrarem soluções rápidas para problemas ou falta de respostas que surgirem no momento.

5. Análise de dados

Os assistentes de voz podem auxiliar na análise de diversos dados, como relatórios segmentados de diferentes origens e setores, tendências e análises de mercado em tempo real, resultados de vendas, etc.

 Sebrae/SC lança Estudo de Mercado sobre a Tecnologia de Voz

O Observatório de Negócios do Sebrae/SC lançou um Estudo de Mercado voltado ao uso crescente de comandos e pesquisas de voz. O estudo conduzido pelo Sebrae/SC tem o objetivo de reconhecer o que os usuários brasileiros de redes sociais têm comentado a respeito das pesquisas e comandos de voz. E assim, compreender o que pensam a respeito dessa tecnologia e como interagem com ela. O material é totalmente gratuito e oferece dados estratégicos para que micro e pequenas empresas fiquem por dentro das tendências e comportamentos do consumidor. Confira o conteúdo na íntegra: sebrae.sc/estudo-tecnologia-de-voz Além do estudo de mercado, o Sebrae/SC também disponibiliza um vídeo explicativo sobre o segmento.
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