Empreendedorismo
06 jul. 2015
Dica de leitura: as novas regras do e-commerce
Qual será o futuro do e-commerce? Na dica de leitura de hoje o autor Hiroshi Mikitani faz uma análise do negócio digital apontando novas tendências para o empreendedor aplicar nas suas estratégias.
Parcerias entre pequenas e médias empresas físicas e seus mercados online, personalização na entrega de produtos e serviços, além da colaboração e foco no planejamento são alguns pontos para você começar a pensar.
Boa leitura!
Autor: Hiroshi Mikitani
Título: As novas regras do e-commerce: as lições do CEO da Rakuten e Kobo para o negócio digital sem fronteiras do século XXI
Editora: Elsevier
Páginas: 232 p
Ano: 2014
Resumo: Se a Web 2.0 descreveu a forma como a vida digital deslocou-se para a web, então a 3.0 é a próxima profunda mudança devido à evolução impulsionada pela personalização, pela busca inteligente e pelo comportamento do usuário. Essa evolução tem enormes implicações para tudo o que vemos, compramos e fazemos online.
Ao rejeitar o modelo de soma zero, de máquina de vendas automática praticado por outros varejistas líderes na internet que a veem apenas como um facilitador de velocidade e lucro, neste livro, Hiroshi Mikitani defende um modelo alternativo que beneficia comerciantes, consumidores e comunidades, empoderando os participantes em todas as etapas do processo.
O autor prevê "ecossistemas" de varejo, em que as pequenas e médias empresas físicas em todo o mundo fazem parcerias com mercados online para maximizar suas bases de clientes e capacidades de serviço, e também mostra por que é importante favorecer a colaboração e não a competição, e a personalização e não o controle de cima para baixo. E o crescimento de longo prazo, ao invés da receita de curto prazo é, de longe, o melhor uso do poder da internet.
*Livro disponível para leitura na Biblioteca do Sebrae. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Av. Osmar Cunha, 278, no Centro de Florianópolis.