Este ano, a Páscoa chegará mais cedo – dia 1º de abril - e, desta vez, a expectativa do varejo é que as vendas sejam melhores do que as verificadas em 2017. Um otimismo observado na indústria do chocolate diante da melhora dos indicadores econômicos, após três anos consecutivos de resultados medianos.
Oportunidades para o microempreendedor lucrar
Para os pequenos e médios negócios que trabalham com chocolate e afins, a Páscoa é a data comemorativa que traz mais possibilidades de dobrar o faturamento, atender grandes demandas e fidelizar a carteira de clientes.
Focar em produtos pouco atendidos pela indústria tradicional, explorando ingredientes selecionados e mantendo a tradição se tornou a grande aposta de quem tem uma produção artesanal. Ovos de chocolate, ovos de colher, bombons de licor, trufas, colombas, brownies e bolos vulcão são alguns dos produtos artesanais que se destacam em relação aos vendidos em grandes mercados.
Inovar é preciso e vende. Vende muito
Não é só de doce que vive um negócio durante a Páscoa. É preciso ir além e pensar com carinho na apresentação do produto, investindo em embalagens, laços ou até colheres de boa qualidade, no caso de vender a experiência do ovo de colher. Chamar a atenção do cliente é importante e estratégico. Pense em customização nessa Páscoa 2018.
Customização
Um grande diferencial dos doces artesanais em relação aos vendidos em supermercados é a possibilidade de customização, com opções de encomendas personalizadas. Ideias como “monte seu ovo”, "monte seu combo" ou "escolha a receita", no qual o cliente escolhe os ingredientes ou combos que agreguem mais produtos, são opções que encantam.
Nichos que podem ser explorados na Páscoa
Oferecer uma linha fitness pode ser uma aposta de sucesso. O público que frequenta academias e mantém uma dieta regrada faz com que novas alternativas sejam pensadas para que os chocolates não se apresentem de forma tão calórica. Os ovos feitos com Whey Protein são uma excelente opção para quem deseja consumir maior quantidade de proteína com baixa quantidade de calorias.
Descubra mais potenciais a serem explorados na sua produção de Páscoa no Relatório SIS - Páscoa e o Potencial para os Empresários de Varejo. Acesse aqui.
E tem mais! Como você já sabe o portal SIS/Sebrae está de cara nova e com novidades no
setor de Alimentos e Bebidas. Se você empreende neste setor não pode deixar de acompanhar os produtos de inteligência que são lançados por lá.
Cadastre-se no SIS aqui! O que diferencia a sua empresa e o seu setor é o que você SABE E FAZ antes dos outros.
Fonte: Globo, Relatório de Inteligência SIS Sebrae – Fevereiro/2017