O mercado pet no Brasil é um dos mais promissores do mundo. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o mercado pet brasileiro faturou R$ 75,4 bilhões em 2024, um aumento de 9,6% em relação a 2023. A venda de alimentos para animais de estimação foi responsável por 54,1% desse faturamento. Nesse cenário, ter uma loja de ração é uma excelente oportunidade de negócio.
O crescimento do setor é impulsionado, principalmente, pelo aumento no número de pets nos lares brasileiros e pela humanização dos animais de estimação. Os pequenos e médios pet shops e as lojas de ração continuam sendo os principais responsáveis pelo avanço do segmento, ao oferecerem variedade, qualidade e bom atendimento e ao atenderem uma demanda essencial e recorrente dos tutores.
Mas, para se destacar nesse mercado, é fundamental ter um bom planejamento e preparo. Por isso, neste artigo, você verá dicas para montar uma loja de ração e ter sucesso com o seu negócio no segmento pet. Vamos lá?
Como planejar a abertura de uma loja de ração?
Antes de abrir uma loja de ração, é essencial fazer uma análise detalhada do público da região onde você pretende atuar.
Quem são os moradores?
Quantos têm animais de estimação?
Quais são as espécies mais comuns (cães, gatos, aves, roedores)?
Além disso, é importante estudar o mercado e a concorrência local.
Quantas lojas semelhantes existem por perto?
O que elas oferecem?
Quais são seus pontos fortes e fracos?
Com o mercado aquecido, é preciso buscar alternativas para oferecer diferenciais que ainda não tenham sido explorados por outras empresas do segmento. Por isso, ter as informações acima vai ajudar você a definir o posicionamento da sua loja, os tipos de produtos que você irá oferecer e as estratégias para se diferenciar.
Uma dica para ajudar no desenvolvimento de estratégias para abrir a sua loja de ração, é utilizar a ferramenta gratuita do Sebrae/SC para elaborar um plano de negócio. Com ela, é possível estruturar suas ideias e prever quais os principais desafios a serem enfrentados antes e depois da abertura do seu empreendimento.
A seguir, apresentamos alguns elementos essenciais para esse planejamento e os primeiros passos para abrir uma loja de ração para animais.
1. Defina a localização da sua loja de ração
A escolha do ponto comercial é um fator decisivo para o sucesso de um negócio. Locais com grande circulação de pessoas, facilidade de estacionamento e boa visibilidade são os mais indicados. Uma dica é optar por lugares onde as pessoas costumam ir para comprar produtos em geral, como em pontos próximos a centros comerciais, shoppings, supermercados, avenidas ou ruas principais.
Avalie também a concorrência na região e quais serviços e produtos esses estabelecimentos oferecem. Estar muito próximo de grandes pet shops pode dificultar sua entrada no mercado se você não contar com um diferencial atrativo.
2. Planeje o investimento e os custos operacionais
O investimento inicial em uma loja de ração pode variar bastante, dependendo do porte do negócio, mas o custo com infraestrutura não costuma ser tão alto. Em geral, os principais custos envolvem:
aluguel do ponto comercial;
reforma e adequação do espaço;
compra de estoque inicial;
equipamentos (prateleiras, balcões, sistema de gestão);
marketing de lançamento;
capital de giro.
Apesar de ser um modelo de negócio com investimento inicial relativamente baixo, comparado com outros tipos de empresas, é comum que o empreendedor não tenha o valor total para abrir a empresa. Nesse caso, a solução é buscar linhas de crédito.
Clicando aqui você confere outro conteúdo do nosso blog com informações sobre as linhas de crédito disponíveis em Santa Catarina e o que deve fazer para solicitar um investimento para o seu negócio, se esse for o seu caso.
Além disso, é importante lembrar que a abertura de uma loja de ração vai gerar custos mensais que precisam ser pagos e que podem representar um desafio no início, já que a empresa precisa atrair clientes e fazer com que eles continuem comprando. Por isso, é importante ter uma reserva de dinheiro para a manutenção e os custos operacionais, até que o negócio comece a gerar vendas e lucro suficiente.
3. Selecione os produtos e fornecedores da sua loja de ração
Ter uma boa variedade de produtos é essencial para atrair e fidelizar clientes. É importante que sua loja atenda às necessidades dos tutores da região, oferecendo rações para diferentes portes, idades e condições de saúde, além de petiscos, brinquedos, acessórios, medicamentos e itens de higiene.
Para isso, busque parcerias com fornecedores confiáveis, que garantam qualidade, entrega pontual e boas condições de pagamento. Trabalhar com marcas já conhecidas no mercado também pode transmitir segurança ao consumidor.
4. Agregue valor ao seu negócio
Para uma empresa se consolidar em um mercado tão competitivo, é necessário ter um diferencial e garantir que os clientes tenham uma boa experiência ao visitar sua loja de ração e adquirir seus produtos. Veja alguns exemplos para sua loja se destacar:
disponibilize serviços adicionais, como banho e tosa, entrega em domicílio ou programas de fidelidade;
mantenha o ambiente limpo, agradável e acolhedor;
ofereça um excelente atendimento ao cliente, fator que pode ser decisivo para a fidelização, treinando seus colaboradores e explorando ferramentas online para relacionamento com o público;
promova eventos em datas comemorativas, como Dia dos Animais, Dia do Cachorro, Dia do Gato e Natal, oferecendo alimentos diversificados para os bichinhos e alguns mimos, para mostrar itens disponíveis na sua loja e estimular as vendas;
Aproveite as características da sua região e do seu público para criar ações personalizadas que agreguem valor para o cliente e seus animais de estimação.
5. Realize uma gestão de estoque eficiente
Um bom controle de estoque evita perdas, garante a disponibilidade de produtos e melhora sua gestão financeira. Uma boa opção é utilizar um sistema de gestão que permita acompanhar as entradas e saídas de mercadorias e facilite a reposição.
Quando o assunto é alimentação de pets, é importante manter o volume do seu estoque sempre positivo ou garantir que seus fornecedores possam repor, em pouco tempo, a demanda exigida. A compra de grandes quantidades pode reduzir o preço dos produtos, mas lembre-se de cuidar da conservação e do armazenamento dos produtos, especialmente rações, que podem perder seus nutrientes em pouco tempo se forem expostas ao calor ou à umidade.
6. Aposte na capacitação dos seus colaboradores
Uma equipe bem treinada e motivada é um grande diferencial para o seu negócio. Além de auxiliar na organização e no funcionamento da sua loja de ração, o funcionário deve agir como um consultor.
É fundamental que os colaboradores conheçam bem os produtos que vendem, seus benefícios e o que pode ser mais adequado às necessidades de cada cliente. Por isso, invista em qualificação e treinamento contínuo, tanto sobre os produtos quanto sobre atendimento ao cliente. Funcionários capacitados transmitem confiança, aumentam as vendas e melhoram a experiência de compra dos clientes.
7. Invista em estratégias de marketing
A última dica, mas não menos importante, é investir em marketing. Para atrair e reter clientes, sua loja precisa ser vista e lembrada. Veja algumas ações que você pode adotar:
use ativamente as redes sociais, com postagens regulares sobre produtos, promoções e dicas relevantes para os seus clientes relacionadas ao universo pet;
ofereça um atendimento rápido e ajuda para solucionar dúvidas dos clientes via WhatsApp ou Instagram;
planeje promoções especiais para datas comemorativas e ações de fidelização.
Conte sempre com o apoio do Sebrae/SC para ter sucesso com a sua loja de ração
Como você viu, investir em uma loja de ração é uma excelente oportunidade para quem busca empreender em um setor em expansão. Mas, como todo negócio, exige planejamento, conhecimento do mercado e foco na qualidade. Seguindo os pontos que mencionamos ao longo do artigo, sua loja tem tudo para dar certo!
E lembre-se: o Sebrae/SC está sempre ao seu lado, oferecendo cursos, consultorias e materiais gratuitos para apoiar em todas as etapas do seu negócio. Conheça todas as nossas soluções.
ES
Ewerton Emanuel Há 2 anos atrás
Qual tipo de empresa ideal para abrir minha loja de ração?
Sebrae SC Há 2 anos atrás
Para abrir uma loja de ração, existem diferentes tipos de empresas que podem ser adotados, mas os mais comuns são:
Empresário Individual (EI): essa modalidade de empresa é recomendada para quem deseja abrir uma loja de ração de pequeno porte, com um faturamento anual de até R$ 81 mil. O empresário individual é responsável legal pelo negócio e não tem separação patrimonial entre a empresa e o proprietário.
Microempreendedor Individual (MEI): é uma modalidade de empresa simplificada destinada a empreendedores que faturam até R$ 81 mil por ano. É uma boa opção para quem deseja iniciar um negócio de pequeno porte, com baixo custo e poucas burocracias.
Sociedade Limitada (LTDA): é uma modalidade de empresa mais indicada para negócios de médio e grande porte, que permite a separação patrimonial entre a empresa e os sócios. É recomendada para quem pretende abrir uma loja de ração de maior porte, com a participação de mais de um sócio.
Independentemente do tipo de empresa escolhido, é importante que você verifique as exigências legais para a abertura de uma loja de ração, como o registro na Junta Comercial, a obtenção do CNPJ e a licença da Vigilância Sanitária, entre outros. Além disso, é importante elaborar um plano de negócios para avaliar a viabilidade da loja e planejar suas ações.
Espero ter ajudado!
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