Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Empreendedorismo
15 set. 2025

Como mulheres empreendedoras podem brilhar em feiras de negócios?

Já foi o tempo em que eventos de negócios não eram lugares frequentados por mulheres. Um dos principais motivos é a disparidade de gênero no mercado corporativo, especialmente nos cargos de liderança, que limitava o acesso de mulheres a eventos estratégicos.

A equidade de gênero nas empresas avança vagarosamente, ainda com um longo caminho a ser percorrido. No Brasil, o Panorama das Mulheres 2025 do Insper, lançado dia 6 de junho, apontou que apenas 17,4% das empresas da amostra (310 empresas) possuem lideranças femininas.

Contudo, o crescimento do empreendedorismo feminino e os eventos direcionados para as empreendedoras repensaram esses espaços de negócios, facilitando que as mulheres participem de feiras de negócios para fortalecer seu networking e terem seus trabalhos expostos.

O crescimento dos empreendimentos liderados por mulheres é notável nos últimos anos. Em 2024, o Brasil alcançou o recorde de 10,35 milhões de empreendimentos femininos, com as mulheres representando 34% dos empreendedores do país, de acordo com o levantamento do Sebrae.

Para que as mulheres tenham mais força no mercado, é importante a participação em feiras e eventos de negócios, tal qual o Delas Summit promovido pelo Sebrae, onde você pode aproveitar palestras, expor seu trabalho em estandes, visitar estandes de outras empreendedoras, fazer networking e boas conexões.

Aproveite este guia de como aproveitar ao máximo uma feira de negócios! E já pense qual o próximo evento que vai visitar.

Guia prático para aproveitar uma feira de negócios

Para que a participação em eventos traga resultados concretos, vá além da visita espontânea e planeje cada etapa da sua presença. Este guia prático foi criado para ajudar você a aproveitar ao máximo uma feira de negócios, desde a preparação antecipada até as ações de acompanhamento no pós-feira, garantindo que seu tempo, energia e investimento se transformem em conexões relevantes e novos negócios.

Grupo de mulheres empreendedoras chega a uma feira de negócios, trocando sorrisos e conversas animadas. A cena transmite entusiasmo, parceria e a importância da presença feminina no empreendedorismo.

1. Networking com propósito

Fazer networking em eventos pode parecer assustador, afinal são várias pessoas desconhecidas. Contudo, é muito mais simples do que parece, pois todos estão ali pelo mesmo propósito e estarão abertos à troca de experiências.

Caso vá com uma amiga, não se limite a ficar apenas na companhia dela, aproveite os momentos de palestra para interagir com outras participantes, visite estandes e esteja disposta ao diálogo.

A primeira dica prática do networking é mapear qual o seu objetivo no evento: buscar novas clientes, encontrar mentoras de carreira ou, então, parceiras para trocar vivências práticas cotidianas. 

Como começar uma conversa?

Conheceu alguém interessante e deseja se conectar? Comece com um cumprimento e uma apresentação objetiva e breve de quem você é: seu nome e qual o seu negócio.

O próximo passo é demonstrar interesse genuíno no que o outro tem a dizer: faça perguntas abertas e de interesse comum sobre o evento no geral, alguma palestra que assistiram, sobre o negócio da pessoa ou o que a levou a ir nessa feira de negócios.

Pela dinamicidade do momento, pode ser que não consiga falar tudo o que deseja, entretanto mantenha a interação, troque contatos e não deixe a conversa esfriar. Chame a pessoa para um café ou mesmo continue o diálogo online.

Feiras de negócios são ótimas oportunidades de conhecer outras pessoas que tenham desafios parecidos com os seus e com as quais você pode se conectar, aprender e ensinar.

O networking sempre deve ser uma via de mão dupla, portanto ofereça ajuda além de pedir.

Ainda tem dúvidas sobre como fazer networking? Neste e-book sobre networking, aprofundamos o passo a passo para empreendedoras.

Use as redes sociais de modo estratégico

As redes sociais podem ser uma peça-chave para você se destacar como profissional. Assim, eventos são oportunidades para geração de conteúdo e conexão com outras participantes.

Aproveite para compartilhar ideias e aprendizados do evento em posts. Caso seja expositora em uma feira de negócios, divulgue seu estande e os serviços ou produtos que estará oferecendo no evento.

Manter as redes sociais alimentadas com conteúdo do evento ainda facilita a identificação de novas parcerias com as quais deseja se conectar e estão na feira.

Por fim, pense que networking não termina no evento: o verdadeiro valor está na manutenção. Manter contato após a primeira conexão é o que transforma encontros casuais em relações com valor e, muitas vezes, em parcerias estratégicas para o seu negócio.

Duas mulheres trocam experiências em um ambiente corporativo. Uma delas sorri com entusiasmo, representando o poder da troca de ideias e do networking para fortalecer a jornada empreendedora.

2. Exposição de marca e negócios

No momento que vai falar da sua marca, você trava? Saiba que isso é mais comum do que imagina. O importante é não deixar que essa primeira sensação de incapacidade defina como você vai se apresentar em um evento. O trabalho que você desenvolveu até aqui é importante e deve ser tratado dessa forma.

Imagem pessoal

Sua imagem pessoal e postura influenciam na credibilidade e nas vendas, portanto pense o que sua marca quer transmitir: criatividade, inovação, segurança... Trate sua imagem de acordo com esses atributos.

Por exemplo:

Para transmitir segurança, tente manter uma postura ereta e comunicação objetiva. Além disso, parte do que te faz parecer uma pessoa segura é estar confortável consigo, então atente-se à escolha das roupas (se seu negócio for de uma ramo mais formal, vale investir em silhuetas clássicas e cores neutras).

O que sua marca e imagem pessoal precisam transmitir se conecta ao público que você deseja atingir. 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira neste e-book tudo que você precisa sobre marca pessoal.

Ativação de marca

Como expositora, seu negócio disputa espaço com outras centenas de empresas e será visitado por milhares de pessoas durante o evento. Como ser lembrada com tamanha rotatividade?

Invista em um espaço visualmente atrativo e coerente com a identidade da marca e tenha materiais de apoio, como flyers e banners, que os visitantes possam ler saindo do espaço.

Prepare brindes para distribuição que sejam ao mesmo tempo úteis, criativos e tenham conexão com a marca. A qualidade do material importa; mesmo simples, o brinde precisa transmitir cuidado. Algo frágil ou descartável passa uma imagem negativa da marca.

Por fim, saiba como apresentar sua proposta de valor em um pitch direto ao ponto: o “elevator pitch”.

Empreendedora apresenta suas ideias em uma conversa rápida dentro de um elevador, simbolizando o chamado “elevator pitch”, recurso essencial para brilhar em feiras e eventos de negócios.

Elevator pitch

Você é capaz de falar do seu negócio durante uma subida de elevador?

Parece estranho, entretanto essa analogia é a proposta do elevator pitch, uma apresentação ágil e estratégica que consiste em falar de forma concisa, mas que represente toda a entrega de valor da sua empresa.

Para começar, é preciso saber qual o conteúdo da fala. Uma dica é pensar na soma: quem atendemos + problema que a empresa resolve + como resolvemos + resultado mensurável + diferencial ou prova.

Conhecer a persona, o elemento “quem atendemos” é uma ferramenta para adaptar o discurso. Mapeie as personas envolvidas (decisor, usuário, financeiro, entre outros) e anote o que cada uma valoriza (risco, eficiência, receita, experiência).

Adapte o vocabulário usado e a prova social do seu pitch: para alguém do financeiro, destaque ROI, payback e custos evitados; para o usuário, rapidez e simplicidade; para o decisor, redução de risco e cases do setor, por exemplo.

E como fazer o cliente entender a necessidade do produto ou serviço? O Spin Selling é uma ótima ferramenta.

Mesmo em um pitch curto, é possível usar SPIN com uma pergunta por letra:

S (Situação): “Hoje como vocês controlam processo x [aquele que seu produto otimiza]?”

P (Problema): “O que mais atrapalha nesse processo?”

I (Implicação): “Quando isso acontece, o que vocês perdem (tempo, receita, reputação)?”

N (Necessidade): “Se X caísse pela metade e o time ganhasse Y horas/semana, qual seria o impacto?”

Caso a pessoa responda todas as suas perguntas, você terá em mãos respostas ricas para conectar com a sua proposta e usar como ponte direta para o ganho que ela mesma verbalizou.

Com todas essas dicas de imagem pessoal, ativação de marca e pitch, sua participação enquanto expositora em uma feira de negócios será mais estratégica.

3. Aproveitando o conteúdo

Um dos pontos centrais dos eventos de negócios são as palestras e oficinas. Não é possível participar de tudo, ou mesmo interessante estar em todas as pautas. Por isso, quando for para as feiras de negócios, cheque a programação e agende de quais programações irá participar de acordo com os seus objetivos.

Durante a palestra ou oficina, leve consigo um bloco de notas e faça anotações estratégicas. Registre os principais pontos da palestra somados a como aplicar no seu negócio e os insights que teve a partir dali. Também marque o contato das palestrantes e referências para pesquisa posterior.

Se houver oportunidade, interaja com as palestrantes para ampliar seu networking e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, aproveitando ao máximo o conteúdo proposto.

No pós-evento, retome o bloco de notas, revise os aprendizados e planeje como transformar os insights em ações efetivas para sua empresa.

Delas Summit

O Delas Summit é o evento de negócios promovido pelo Sebrae Delas especialmente para mulheres empreendedoras.

No Delas, você aprende na prática, se conecta com mulheres inspiradoras, fecha negócios e eleva sua performance ao máximo. O evento impulsiona o protagonismo feminino no empreendedorismo!

Serão mais de 6 mil participantes com quem você terá a oportunidade de fazer networking e criar sua rede de contatos profissionais, capaz de abrir portas e auxiliar no crescimento do seu negócio.

Mais de 120 palestras serão distribuídas em 16 horas de programação para atender os objetivos profissionais e de negócio das empreendedoras participantes. Prepare o bloquinho para anotar diversos aprendizados, insights e depois colocar em prática.

Na feira, estão previstas 300 expositoras com estandes para mostrar a força dos seus negócios. Se você irá expor seu trabalho, aproveite as dicas de imagem, ativação de marca e pitch apresentadas neste artigo para atrair novas clientes interessadas na sua empresa.

Banner levando para compra dos ingressos do Delas Summit

Caso vá como participante, conhecer os negócios pode conectar você a empreendedoras incríveis e gerar ideias para sua empresa.

Ainda não garantiu seu ingresso do Delas Summit? Compre agora no site oficial!

Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!