Como mulheres empreendedoras podem brilhar em feiras de negócios?
Já foi o tempo em que feiras de negócios não eram lugares frequentados por mulheres. Um dos principais motivos é a disparidade de gênero no mercado corporativo, especialmente nos cargos de liderança, que limitava o acesso de mulheres a eventos estratégicos.
A equidade de gênero nas empresas avança vagarosamente, ainda com um longo caminho a ser percorrido. No Brasil, O Panorama das Mulheres 2025 do Insper, lançado dia 6 de junho, apontou que apenas 17,4% das empresas da amostra (310 empresas) possuem lideranças femininas.
Contudo, o crescimento do empreendedorismo feminino e os eventos pensados para as empreendedoras repensaram esses espaços de negócios, facilitando que as mulheres participem de feiras de negócios para fortalecer seu networking e terem seus trabalhos expostos.
O crescimento dos empreendimentos liderados por mulheres é notável nos últimos anos. Em 2024, o Brasil alcançou o recorde de 10,35 milhões de empreendimentos femininos, com as mulheres representando 34% dos empreendedores do país, de acordo com o levantamento do Sebrae.
Para que as mulheres tenham mais força no mercado, é importante a participação em feiras de negócios, tal qual o Delas Summit promovido pelo Sebrae, onde você pode aproveitar palestras, expor seu trabalho em estandes, visitar estandes de outras empreendedoras, fazer networking e boas conexões.
Aproveite este guia de como aproveitar ao máximo uma feira de negócios! E já pense qual o próximo evento que vai visitar.
Guia prático para aproveitar uma feira de negócios
Para que a participação em eventos traga resultados concretos, vá além da visita espontânea e planeje cada etapa da sua presença. Este guia prático foi criado para ajudar você a aproveitar ao máximo uma feira de negócios, desde a preparação antecipada até as ações de acompanhamento no pós-feira, garantindo que seu tempo, energia e investimento se transformem em conexões relevantes e novos negócios.

1. Networking com propósito
Fazer networking em eventos pode parecer assustador, afinal são várias mulheres desconhecidas. Contudo, é muito mais simples do que parece, pois todas estão ali pelo mesmo propósito e estarão abertas à troca de experiências.
Caso vá com uma amiga, não se limite a ficar apenas na companhia dela, aproveite os momentos de palestra para interagir com outras participantes, visite estandes e esteja disposta ao diálogo.
A primeira dica prática do networking é mapear qual o seu objetivo no evento: buscar novas clientes, encontrar mentoras de carreira ou, então, parceiras para trocar vivências práticas cotidianas.
Como começar uma conversa?
Conheceu alguém interessante e deseja se conectar? Comece com um cumprimento e uma apresentação clara e breve de quem você é: seu nome e qual o seu negócio.
O próximo passo é demonstrar interesse genuíno no que o outro tem a dizer: faça perguntas abertas e de interesse comum sobre o evento no geral, alguma palestra que ambas assistiram, sobre o negócio da pessoa ou o que a levou a ir nessa feira de negócios.
Pela dinamicidade do momento, pode ser que não consiga falar tudo o que deseja, entretanto mantenha a interação, troque contatos e não deixe a conversa esfriar. Chame a pessoa para um café ou mesmo continue o diálogo online.
Feiras de negócios são ótimas oportunidades de conhecer outras empreendedoras que tenham desafios parecidos com os seus e com as quais você pode se conectar, aprender e ensinar.
O networking sempre deve ser uma via de mão dupla, portanto ofereça ajuda além de pedir.
Ainda tem dúvidas sobre como fazer networking? Neste e-book sobre networking, aprofundamos o passo a passo para empreendedoras.
Use as redes sociais de modo estratégico
As redes sociais podem ser uma peça-chave para você se destacar como profissional. Assim, feiras são oportunidades para geração de conteúdo e conexão com outras participantes.
Aproveite para compartilhar ideias e aprendizados do evento em posts. Caso seja expositora em uma feira de negócios, divulgue seu estande e os serviços ou produtos que estará oferecendo no evento.
Manter as redes sociais alimentadas com conteúdo do evento ainda facilita a identificação de novas mulheres com as quais deseja se conectar e estão na feira.
Por fim, pense que networking não termina no evento: o verdadeiro valor está na manutenção. Manter contato após a primeira conexão é o que transforma encontros casuais em relações com valor e, muitas vezes, em parcerias estratégicas para o seu negócio.

2. Exposição de marca e negócios
No momento que vai falar da sua marca, você trava? Saiba que isso é mais comum do que imagina. O importante é não deixar que essa primeira sensação de incapacidade defina como você vai se apresentar em um evento. O trabalho que você desenvolveu até aqui é importante e deve ser tratado dessa forma.
Imagem pessoal
Sua imagem pessoal e postura influenciam na credibilidade e nas vendas, portanto pense o que sua marca quer transmitir: criatividade, inovação, segurança... Trate sua imagem de acordo com esses atributos.
Por exemplo:
Para transmitir segurança, tente manter uma postura ereta e comunicação objetiva. Além disso, parte do que te faz parecer uma pessoa segura é estar confortável consigo, então atente-se à escolha das roupas (se seu negócio for de uma ramo mais formal, vale investir em silhuetas clássicas e cores neutras).
O que sua marca e imagem pessoal precisam transmitir se conecta ao público que você deseja atingir.
Ativação de marca
Como expositora, seu negócio disputa espaço com outras centenas de empresas e será visitado por milhares de pessoas durante o evento. Como ser lembrada com tamanha rotatividade?
Invista em um espaço visualmente atrativo e coerente com a identidade da marca e tenha materiais de apoio, como flyers e banners, que as visitantes possam ler saindo do espaço.
Prepare brindes para distribuição que sejam ao mesmo tempo úteis, criativos e tenham conexão com a marca. A qualidade do material importa; mesmo simples, o brinde precisa transmitir cuidado. Algo frágil ou descartável passa uma imagem negativa da marca.
Por fim, saiba como apresentar sua proposta de valor em um pitch direto ao ponto: o “elevator pitch”.

Elevator pitch
Você é capaz de falar do seu negócio durante uma subida de elevador?
Parece estranho, entretanto essa analogia é a proposta do elevator pitch, uma apresentação ágil e estratégica que consiste em falar de forma concisa, mas que represente toda a entrega de valor da sua empresa.
Para começar, é preciso saber qual o conteúdo da fala. Uma dica é pensar na soma: quem atendemos + problema que a empresa resolve + como resolvemos + resultado mensurável + diferencial ou prova.
Conhecer a persona, o elemento “quem atendemos” é uma ferramenta para adaptar o discurso. Mapeie as personas envolvidas (decisor, usuário, financeiro, entre outros) e anote o que cada uma valoriza (risco, eficiência, receita, experiência).
Adapte o vocabulário usado e a prova social do seu pitch: para alguém do financeiro, destaque ROI, payback e custos evitados; para o usuário, rapidez e simplicidade; para o decisor, redução de risco e cases do setor, por exemplo.
E como fazer o cliente entender a necessidade do produto ou serviço? O Spin Selling é uma ótima ferramenta.
Mesmo em um pitch curto, é possível usar SPIN com uma pergunta por letra:
• S (Situação): “Hoje como vocês controlam processo x [aquele que seu produto otimiza]?”
• P (Problema): “O que mais atrapalha nesse processo?”
• I (Implicação): “Quando isso acontece, o que vocês perdem (tempo, receita, reputação)?”
• N (Necessidade): “Se X caísse pela metade e o time ganhasse Y horas/semana, qual seria o impacto?”
Caso a pessoa responda todas as suas perguntas, você terá em mãos respostas ricas para conectar com a sua proposta e usar como ponte direta para o ganho que ela mesma verbalizou.
Com todas essas dicas de imagem pessoal, ativação de marca e pitch, sua participação enquanto expositora em uma feira de negócios será mais estratégica.
3. Aproveitando o conteúdo
Um dos pontos centrais das feiras de negócios são as palestras e oficinas. Não é possível participar de tudo, ou mesmo interessante estar em todas as pautas. Por isso, quando for para as feiras de negócios, cheque a programação e agende de quais pautas irá participar de acordo com os seus objetivos.
Durante a pauta, leve consigo um bloco de notas e faça anotações estratégicas. Registre os principais pontos da palestra somados a como aplicar no seu negócio e os insights que teve a partir dali. Também marque o contato das palestrantes e referências para pesquisa posterior.
Se houver oportunidade, interaja com as palestrantes para ampliar seu networking e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema, aproveitando ao máximo o conteúdo proposto.
No pós-evento, retome o bloco de notas, revise os aprendizados e planeje como transformar os insights em ações efetivas para sua empresa.
Delas Summit
O Delas Summit é a feira de negócios promovida pelo Sebrae Delas especialmente para mulheres empreendedoras.
No Delas, você aprende na prática, se conecta com mulheres inspiradoras, fecha negócios e eleva sua performance ao máximo. O evento impulsiona o protagonismo feminino no empreendedorismo!
Serão mais de 6 mil participantes com quem você terá a oportunidade de fazer networking e criar sua rede de contatos profissionais, capaz de abrir portas e auxiliar no crescimento do seu negócio.
Mais de 120 palestras serão distribuídas em 16 horas de programação para atender os objetivos profissionais e de negócio das empreendedoras de Santa Catarina. Prepare o bloquinho para anotar diversos aprendizados, insights e depois colocar em prática.
Na feira, estão previstas 300 expositoras com estandes para mostrar a força dos seus negócios. Se você irá expor seu trabalho, aproveite as dicas de imagem, ativação de marca e pitch apresentadas neste artigo para atrair novas clientes interessadas na sua empresa.

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