O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios
A dica de leitura desta semana aborda a mudança de hábitos como propulsora de transformações na vida das pessoas. O segredo para o sucesso, na vida e nos negócios, de acordo com o autor Charles Duhigg, está em entender o que está por trás dos padrões de comportamento e tentar mudá-los. O que você quer melhorar na sua vida ou na sua empresa?
Tarela fácil? Claro que não! Mudanças exigem prática e persistência, mas devem ser trabalhadas constantemente se você quer ver resultados surgirem, seja na sua vida pessoal ou profissional.
O livro, escrito pelo repórter investigativo do New York Times Charles Duhigg, foi baseado em mais de 300 entrevistas e estudos sobre o tema. Conheça histórias de sucesso, pesquisas que provam que é possível sim mudar, e comece agora a transformar os seus hábitos e a sua vida. Boa leitura!
Título: O poder do hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios Autor: Charles Duhigg Páginas: 408 Editora: Objetiva Sinopse: Com base na leitura de centenas de artigos acadêmicos, entrevistas com mais de trezentos cientistas e executivos, além de pesquisas realizadas em dezenas de empresas, o repórter investigativo do New York Times Charles Duhigg elabora, em 'O Poder do Hábito', um argumento animador: a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar bem os filhos, se tornar uma pessoa mais produtiva, criar empresas revolucionárias e ter sucesso é entender como os hábitos funcionam. Transformá-los pode gerar bilhões e significar a diferença entre fracasso e sucesso, vida e morte.
Duhigg conclui por que algumas pessoas e empresas têm tanta dificuldade em mudar, enquanto outras o fazem da noite para o dia. Descobre, por exemplo, como hábitos corretos foram cruciais para o sucesso do nadador Michael Phelps, do diretor executivo da Starbucks, Howard Schultz, e do herói dos direitos civis, Martin Luther King, Jr.: “Eles tiveram êxito transformando hábitos. Todos começam com um padrão psicológico. Primeiro, há uma sugestão, ou gatilho, que diz ao seu cérebro para entrar em modo automático e desdobrar um comportamento. Depois, há a rotina, que é o comportamento em si. Para alterar um hábito, é preciso modificar os padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas. Entendendo isso, você ganha a liberdade – e a responsabilidade – para começar a trabalhar e refazê-los”, diz o autor.
*Livro disponível para leitura na Biblioteca do Sebrae. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h, na Av. Osmar Cunha, 278, no Centro de Florianópolis.