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Ir para Meu EspaçoEmpreender requer resiliência, inovação, motivação e sabedoria ao enfrentar desafios. A capacidade de se adaptar às mudanças é essencial, assim como de encarar os obstáculos como oportunidades para aprendizado e crescimento. Isso mostra que para que um negócio tenha sucesso, é crucial que o empreendedor consiga planejar as ações e criar estratégias para executá-las.
Fato que comprova isso, é que uma das principais razões ligadas à falência das empresas, é a falta de um planejamento adequado. Um bom plano não apenas define metas claras e objetivos alcançáveis, como também identifica potenciais desafios, possibilitando a implementação de medidas preventivas e a rápida adaptação às transformações no ambiente de negócios. A ausência de um planejamento pode resultar em decisões impulsivas, alocação inadequada de recursos e falta de um direcionamento claro para a organização.
O plano de negócios é um dos melhores instrumentos para auxiliar o empreendedor em todas estas etapas. Com ele é possível verificar a viabilidade de ideias, reduzir riscos e incertezas e identificar pontos fortes e fracos do negócio. S
ão reunidas informações importantes sobre as características, necessidades e condições do empreendimento e informações cruciais para que o gestor avalie se vale a pena abrir, manter ou ampliar o negócio.
Continue lendo este artigo para entender mais sobre o que é um plano de negócios e conferir dicas para aplicá-lo na sua empresa!
O plano de negócios é uma ferramenta que auxilia na consolidação de uma ideia de forma efetiva, criativa e inovadora. É um documento que descreve os objetivos de um negócio, além de servir como orientador de quais ações devem ser tomadas para alcançá-los.
Seria um mecanismo essencial para ajudar no sucesso de uma empresa, já que identifica a viabilidade do negócio, sob diferentes pontos de vista.
Construir um plano de negócios propicia segurança e maiores condições de êxito para um empreendimento. Através dele, é possível evitar uma série de erros e atingir com mais facilidade o sucesso. Isso não quer dizer que o plano de negócios acaba com os riscos de uma empresa, mas que ele ajuda a minimizá-los, ao passo que o próprio estudo feito para elaborá-lo já apresenta os desafios a serem enfrentados e a viabilidade ou não de execução.
- Aprimora a visão estratégica do negócio;
- Ajuda na prevenção de riscos futuros;
- Permite a organização de ideias;
- Possibilita segurança durante a expansão do negócio;
- Melhora o sistema de comunicação;
- Permite um acompanhamento comparativo do que foi planejado e do que está sendo realizado;
- Facilita a solicitação de crédito com instituições bancárias;
- Traz conhecimento sobre o mercado, concorrentes e clientes em potencial;
- Identifica possíveis oportunidades de investimento;
- Mostra a viabilidade dos projetos, produtos e serviços;
- Gera vantagem competitiva;
- Otimiza tempo e dinheiro.
O plano de negócios inicia com o sumário executivo. É uma síntese que deve conter informações como: dados dos empreendedores/gestores, resumo dos dados do empreendimento, missão da empresa, setor ou setores de atividade, forma jurídica, enquadramento tributário, capital social, fontes de recursos, valores, missão, visão e propósitos da organização, assim como a razão de sua existência, ramo do negócio (indústria, comércio, serviços, agronegócio), entre outros.
Conhecer o mercado de atuação é essencial para o sucesso de uma empresa. A análise de mercado permite que o empreendedor avalie a viabilidade do negócio, baseado em informações do mercado de atuação, como: tendências, perfis de clientes, condições dos fornecedores, concorrência, entre outros.
Acesse o curso online do Sebrae/SC para realizar a análise de mercado na sua empresa!
Para desenvolver estratégias assertivas, também é fundamental conhecer e analisar o perfil do cliente que se deseja alcançar. É necessário coletar dados, realizar pesquisas de consumo e análises de mercado por segmento, a fim de compreender as preferências do público-alvo e determinar se a empresa terá de fato uma boa chance de conquistar a clientela.
Ao obter informações sobre o cliente ideal, fica muito mais fácil saber como manter um relacionamento com ele, garantindo maior assertividade na oferta da solução certa ou no fornecimento do melhor atendimento para satisfazê-lo.
A concorrência pode ser um impulso poderoso para a inovação e o crescimento das empresas e tão importante quanto a análise de mercado e de clientes, está a de concorrentes. A concorrência desafia as empresas a melhorarem, a buscarem soluções mais eficientes e a oferecerem produtos e serviços de maior qualidade. Por isso, deve-se avaliar a qualidade e variedade dos materiais oferecidos pelas empresas já existentes, preços, localização, formas de pagamento, padrão de atendimento e estabelecimento, modelo de negócio, garantias e facilidades fornecidas. A partir destas informações você vai conseguir encontrar o diferencial da sua empresa, ou no caso de abertura de um novo negócio ou lançamento de produto, perceber onde as outras marcas estão deixando a desejar.
Clique aqui e acesse um artigo do blog que fala mais sobre a importância da competitividade empresarial e de se conhecer os concorrentes!
O plano de marketing é uma espécie de manual para as ações que precisam ser realizadas para atingir um objetivo. Para construí-lo, é necessário seguir algumas etapas, como definição do objetivo, público-alvo, nicho de mercado, levantamento de informações, listas de problemas e oportunidades, desenvolvimento de estratégias, entre outros.
Ele serve para conhecer o mercado de atuação do negócio, seu público-alvo, clientes, concorrentes, fornecedores, seus produtos, serviços, preço, local, estrutura e estratégias de comercialização.
Acesse o guia completo para criar o seu plano de marketing!
Por último, mas não menos importante, vem a etapa de elaboração do plano operacional e financeiro. O plano operacional é a etapa do plano de negócios em que a forma de produção dos produtos e serviços deve ser detalhada. Ele abrange o layout da infraestrutura necessária, pessoas, habilidades, capacidade produtiva e o detalhamento dos processos operacionais de uma empresa. Já o plano financeiro, é a avaliação econômica que vai definir se a empresa terá chances de se manter operante financeiramente, quanto vai custar, se é viável e qual é a estimativa de retorno do investimento.
Abrir ou expandir uma empresa exige qualificação e preparação do empreendedor, com conhecimento sobre questões como fluxo de caixa, capital de giro, impostos, legislação, mercado, vendas, entre outros assuntos essenciais para o funcionamento de um empreendimento.
Além deste artigo que pode ajudar na estruturação do seu plano de negócios, o Sebrae/SC também disponibiliza dois e-books sobre o assunto: “Plano de Negócio” e “Plano de Negócios - Aprenda como elaborar e minimizar riscos no seu negócio”.
Para facilitar ainda mais o processo de elaboração, ele desenvolveu uma ferramenta online e muito fácil de ser utilizada, onde você terá a oportunidade de descrever os objetivos do seu negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Clique aqui e utilize gratuitamente!
Caso queira um atendimento mais personalizado, você também pode solicitar uma consultoria especializada para sua empresa.
Aproveite e confira as demais soluções disponíveis no portal. Caso necessite de atendimento, basta solicitar através do site, WhatsApp ou Salas do Empreendedor.
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