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Artigo
24 abr. 2020

Como fazer o redesenho de marca dos produtos do seu negócio?

Sua marca é o primeiro ponto de contato da empresa com seus possíveis consumidores. Ela não é apenas o nome da sua empresa e um slogan, mas um símbolo com grande significado para o público. Assim, ela precisa trazer em seu design tudo que sua empresa representa e o  que ela quer passar para as pessoas. Pare e pense: sua marca faz isso? Ela produz sentimentos? Remete a valores? Se não, será que não é hora de fazer um redesenho de marca?

Em um mercado cada vez mais competitivo, a primeira impressão (e todas as outras seguintes) precisa ser mais do que impactante. Sua marca precisa instigar, trazer o consumidor para perto, conversar com ele, provocá-lo. Se sua marca não faz isso, é hora de repensá-la.

Saiba abaixo como realizar essa mudança na sua empresa!

 

Dicas para o redesenho de marca

Ok, você já diagnosticou que a sua construção de marca não foi das melhores e ou que sua marca não está cumprindo o seu papel. Ou mesmo que sua identidade visual inicial tenha servido por um determinado momento, mas, com a evolução de seu negócio, já não está mais adequada. Não se preocupe. Você pode fazer um redesenho de marca e dar um up na sua empresa. Para isso, considere as seguintes etapas:

 

1. Faça um diagnóstico da sua empresa e marca

A partir de hoje, qual é a imagem que sua empresa quer passar para os consumidores? Que lugar ela pretende ocupar no mercado? Quem são os clientes que se identificam com ela? Qual a impressão que eles querem de sua empresa? Qual é a linguagem, que eles utilizam? Pesquise sobre esses tópicos e crie “personas”. Elas representam os seus clientes e assim você consegue estabelecer as suas necessidades e demandas.

 

2. Entenda a personalidade de sua marca

Um dos primeiros passos ao iniciar um desenho de marca, é desenvolver uma personalidade que irá guiar a identidade visual. Mas uma marca que está no mercado, já construiu essa personalidade. Você precisa apenas identificá-la e incorporar essas características no seu redesenho de marca. Sua marca é direta e objetiva? É suave e branda? É ágil? É delicada? Reúna seus colaboradores e Identifique todos esses valores em um brainstorming. Liste palavras e imagens que estejam relacionadas ao seu negócio. Elas vão ser muito úteis no processo de redesenho de marca.

 

3. Redefina seu slogan

Sua marca tem um slogan? Ele ainda a representa? Seria ideal mantê-lo ou redefini-lo no seu redesenho de marca? Lembre-se que seu slogan precisa ser simples, curto, fácil de entender e de memorizar.  Utilize as palavras listadas no brainstorming e defina sua missão em uma linha curta. Um bom slogan “gruda” na cabeça e sua marca nunca mais sairá da mente de seus consumidores.

 

Mãos na massa: o redesenho na prática!

Você provavelmente conhece muitas pequenas e micro empresas que criam suas marcas de qualquer jeito, chamando aquele sobrinho para desenhar seu logotipo, usando um modelo pré-pronto e sem pensar em mais nada. É a pior coisa que se pode fazer. Seu negócio já entra na mente das pessoas como algo amador e descompromissado. Se a empresa age assim com a sua marca, como irá agir com seus clientes? 

 

Não seja deixe que sua empresa seja vista assim. Se você atuou dessa forma no passado, mude o jogo! Busque ajuda profissional para o redesenho de sua marca, de preferênciauma consultoria de design. Especialistas na área estão preparados para realizar todos os questionamentos do tópico acima junto à sua empresa e criar, com a sua ajuda, a melhor logomarca, slogan e posicionamento possíveis. Entenda que esse tipo de ajuda profissional é um investimento  e não um gasto para sua empresa.

 

Entenda também que o logotipo não é a marca da empresa. A marca vai muito além disso: ela é um conjunto de fatores, que inclui missão, visão, valores, ambientes e o comportamento da sua empresa perante o mercado. Assim, essa imagem é apenas um passo na construção ou reconstrução de uma marca, e somente profissionais podem realizar adequadamente todo esse processo. 

 

Outra questão é a neutralidade de uma consultoria. Você pode enxergar a sua marca de uma determinada maneira, mas seus clientes e as demais pessoas a enxergam de outra forma. Como consultores não têm vínculos com seu negócio, eles conseguem partir de um olhar neutro para diagnosticar a personalidade de sua empresa, contando com a ajuda de pesquisas de mercado, pesquisas de satisfação do clientes e outras ferramentas próprias para isso.  

Portanto, não deixe que a visão amadora ponha tudo a perder no seu negócio. Busque sempre profissionais para auxiliá-lo nas suas necessidades, inclusive no seu redesenho de marca. Com uma marca bem construída, você pode focar no crescimento de sua empresa. Acompanhe nossos materiais e saiba mais sobre a importância do design para empresas! Acesse também nosso guia de consultorias especializadas para a sua empresa.


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