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01 nov. 2017

Salão de beleza: como inovar, atrair e fidelizar mais clientes

Um dos serviços mais tradicionais da sociedade, os salões de beleza brasileiros representam o terceiro maior mercado mundial de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC). Em 2016, no Brasil, havia 342 mil estabelecimentos registrados, sendo que 286 mil eram de microempreendedores individuais (MEI), que podem trabalhar tanto em um salão de beleza tradicional, quanto em casas, automóveis, festas infantis, eventos e onde mais forem solicitados. Além dos serviços básicos para cabelos, muitos estabelecimentos integram atividades como depilação, manicure/pedicure, design de sobrancelhas, massagens, maquiagem e outros. Com tantos profissionais e serviços, inovar no setor de beleza é essencial para quem deseja atrair e fidelizar mais clientes. Seja pela comodidade do ambiente, pela localização do estabelecimento ou por serviços diferenciados, os gerentes de salões de beleza precisam investir no aperfeiçoamento dos negócios. Não se trata apenas de mais uma tendência, mas de uma realidade em que muitos salões têm crescido e faturado milhões com clientes cada vez mais exigentes, que mais do que o corte de cabelo ou uma unha decorada e sobrancelha definida, buscam novas experiências de serviços. Quem ainda não tem um estabelecimento e pensa em investir no segmento, os passos para abrir um salão de beleza são os mesmos de outros empreendimentos: definição de uma ideia de negócio, pesquisa e análise de mercado, escolha de serviços, busca por fornecedores, criação da marca e pontos que integram o desenvolvimento de um plano de negócio. É importante que os empreendedores avaliem modelos diferentes de serviços e considerem a concorrência. Para que uma nova empresa possa sobreviver e obter o reconhecimento do mercado terá que encontrar meios de se diferenciar das demais. O mesmo vale para os empreendimentos já estabelecidos: sem inovações, os salões de beleza tendem a perder clientes e recursos. Um ação prática, mas que ainda não é muito explorada pelos gestores do setor, é o uso de redes sociais e a produção de conteúdo na internet. Embora, algumas marcas tenham perfis e publiquem fotos dos clientes, o potencial de tais ferramentas é muito maior se utilizado adequadamente. No curso gratuito e online de Marketing Digital - Relacionamento com Clientes Atuais e Potenciais, são abordados alguns aspectos sobre a gestão de mídias sociais e outras ferramentas online que podem ser usadas para atrair mais clientes para a empresa. Abaixo listamos outras formas de inovar, atrair e fidelizar mais clientes nos salões de beleza:

1. Agendamento online

Muitos salões de beleza têm adotado o uso de aplicativos para facilitar a marcação de atendimento dos clientes. Um exemplo é o aplicativo de conversação Whats’up em que é possível enviar mensagens aos profissionais do salão em qualquer horário (diferente do telefone), para tirar dúvidas e marcar o serviço. Alguns estabelecimentos também usam agendas virtuais disponibilizadas gratuitamente pelo Google Agenda que podem ser usadas para organizar os dias e horários disponíveis. A vantagem deste serviço é que o compromisso também pode ser compartilhado na agenda do cliente, que recebe uma notificação da atividade.

2. Fidelização de clientes

Os salões de beleza podem criar um banco digital de cadastro dos clientes, com a data dos serviços realizados para o envio de mensagens (ou ligações) na época prevista para o retorno ou ainda informando as promoções do estabelecimento. Uma forma de fidelizar os clientes é criar planos de assinatura mensais ou trimestrais com vários serviços em troca de descontos. É interessante buscar parcerias com empresas de outros segmentos e criar um clube de vantagens para os clientes.

3. Eventos e Serviços diferenciados

As empresas que atuam no segmento de beleza podem oferecer mais modalidades de serviços, não apenas de cortes de cabelo, manicure e limpeza de pele. A exemplo de muitas barbearias que transformaram o ambiente tradicional (de paredes brancas e espelhos) em verdadeiros estabelecimentos de lazer e entretenimento, os salões de beleza podem apostar em variações dos serviços, como a venda de roupas e alimentação. Clientes também buscam experiências diferenciadas para o dia da noiva e aniversários; para isso é importante preparar o local com uma decoração e móveis que atraiam o público-alvo e pensar em detalhes que personalizam o evento.

4. Salão de beleza com impacto social e ambiental

Alguns estabelecimentos têm adotado o uso de produtos orgânicos, sem testes em animais, com menos componentes tóxicos aos seres humanos e meio ambiente. Mais do que atrair clientes com uma “bandeira verde”, tais mudanças podem representar uma grande economia com materiais e gerar maior sustentabilidade nos negócios do estabelecimento. Outra maneira de gerar valor para um salão de beleza e ainda ter um efeito positivo na sociedade é promover eventos como: - corte gratuito de cabelos para doação; - rodas de conversas sobre a valorização e bem-estar da mulher; - cursos de automaquiagem para cegas e idosas.      Estas são apenas algumas ideias de como inovar nos salões de beleza, outros aspectos como a gestão financeira devem ser aprimoradas constantemente. Não adianta ter um salão incrível, com atendimento personalizado e especializado, se os gestores não sabem organizar os recursos ou têm problemas recorrentes com a equipe. Recomendamos a leitura dos seguintes materiais Gestão Financeira Empresarial para Iniciantes, Como organizar as finanças sem dor de cabeça?, Como contratar funcionários, Como a gestão de pessoas impacta nas organizações. Compartilhe conosco suas experiências e ideias para inovar nos salões de beleza, e acompanhe as nossas publicações para saber mais sobre inovações e gestão de microempresas.
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