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Alimentos e bebidas
Internacionalização
10 out. 2022

Sebrae/SC auxilia micro e pequenas cervejarias catarinenses em primeira exportação do setor

Além de ser uma bebida comum e típica no Brasil, a cerveja representa um setor que é fonte de renda para milhões de pessoas e que tem atuado fortemente no desenvolvimento do país.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), a indústria de cerveja, desde a agricultura até o varejo, está diretamente conectada com o progresso e o desenvolvimento do país. Somadas, as cervejarias brasileiras produzem cerca de 14,1 bilhões de litros por ano, arrecadam mais de R$ 21 bilhões em impostos e geram 2,7 milhões de empregos, com um faturamento de R$ 107 bilhões.

Em 2021, o número de estabelecimentos produtores de cerveja registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) atingiu 1.549, o que representa um aumento de 12,0% em relação ao ano anterior. Santa Catarina faz parte ativa deste crescimento e ocupa a terceira posição, com 26,3%.

O Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, e, além dos consumidores adeptos locais, tem se destacado no comércio exterior. Segundo dados do Ministério da Economia, em 2021 as exportações brasileiras da bebida registraram um crescimento de 42%, alcançando US$ 131 milhões em valor exportado.

Seguindo o ritmo nacional e com apoio do Sebrae/SC, em 2022 duas cervejarias catarinenses iniciaram a exportação de seus produtos e marcaram o início do comércio exterior de micro e pequenas cervejarias do estado.

Saiba mais:

Sebrae/SC auxilia primeira exportação de micro e pequenas cervejarias catarinenses

O Sebrae/SC teve um importante papel na primeira exportação de micro e pequenas cervejarias catarinenses. Duas cervejarias iniciaram a internacionalização dos seus negócios após participarem do programa Go To Market e fizeram os primeiros embarques para o Chile: a Dom Haus, de Araquari e a Königs Bier, de Jaraguá do Sul.

Ao identificar o potencial das cervejarias artesanais de Santa Catarina, o gerente de internacionalização do Sebrae e gestor do Go to Market, Filipe Gallotti, optou por prosseguir com o cronograma de rodadas de negócios previstos no programa para exportar, e deu certo! Os participantes conversaram com importadores do Chile, Uruguai, Paraguai e Espanha.

Por estar em período de risco de contaminação por Covid-19, o programa promoveu em parceria com a Father Internacional, rodadas de negócios virtuais dos compradores com os fornecedores. Mas deve estar se perguntando como fazer uma venda de cerveja sem provar? Foram enviados vídeos com uma espécie de degustação guiada, qual facilitou a seleção de cervejarias que enviariam amostras.

Imagem 1 – Degustação guiada feita pelo Mestre Cervejeiro Doug Merlo, para rodada de negócios cervejeiro do Programa go To Market 2022.
Imagem 1 – Degustação guiada feita pelo Mestre Cervejeiro Doug Merlo, para rodada de negócios cervejeiro do Programa Go To Market 2022.

Assim como as cervejarias, diversos outros negócios já contaram com os benefícios do programa. O Sebrae/SC tem experiência na internacionalização de empresas e através do programa Go To Market, oferece todo suporte necessário para fortalecer, aumentar a competitividade e a presença global dos negócios no mercado. Esse incentivo mostra ao empresário de pequenos negócios, que é sim possível internacionalizar.

São oferecidas capacitações, apoio de até 70% em consultorias especializadas, tecnológicas ou de mercado, além de acesso a pesquisas de inteligência de mercado e mentorias, articulação de missões internacionais prospectivas e de tendência, e uma maior qualificação competitiva, com conteúdos voltados para importação, exportação, joint ventures, franquias, investimento direto e indireto, que vão estimular o desenvolvimento do seu negócio.

Saiba mais sobre o Go To Market

O principal objetivo do Go To Market, é de estruturar micro e pequenos negócios para que conquistem possibilidades reais de crescimento no mercado internacional. O programa visa o fortalecimento da corrente internacional das pequenas empresas, que crescem cada dia mais para além das fronteiras do Brasil, participando ativamente do processo de internacionalização.

O Go To Market é a união entre o Intercomp, da Fiesc, e o SC + Global, do Sebrae/SC, que chegará à quarta edição em 2023. Desde que começou, em 2020, o programa foi ministrado para executivos de quatro mil pequenas empresas.

Para saber mais sobre o programa, você pode entrar em contato com o Sebrae/SC através do telefone (48) 3221-0864, que também é WhatsApp, ou e-mail: internacionalizacao@sc.sebrae.com.br. Também é possível obter mais informações através da Central de Relacionamento (0800 570 0800).

Clique aqui e inscreva-se para quarta edição do programa!

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