Setores
Sustentabilidade
Sistema de Inteligência Setorial
14 jun. 2017
Sustentabilidade é fomentação para o desenvolvimento do negócio
Grandes marcas como Coca-Cola, Natura e Fundação Renova enxergam a sustentabilidade como uma estratégia inteligente para alcançar o sucesso do negócio.
Enxergar a sustentabilidade de forma estratégica é fundamental. Em momento de crise, as empresas tendem a cortar custos. Porém, essa é a hora de fortalecer a imagem da organização, mostrando que apesar da recessão nos negócios, os valores da empresa não podem ser afetados.
Conscientizar os colaboradores é fundamental nessa etapa. Toda empresa é constituída por pessoas. Solidificar os valores da empresa juntamente com os funcionários é uma forma de expandir ainda mais essa imagem positiva.
Um forte impedimento visto nas empresas para investirem em sustentabilidade é não possuir o apoio de sócios, acionistas e investidores. Isso acontece, pois, a visão e o retorno gerado através da sustentabilidade são mensurados a longo prazo. É necessário enxergar de forma ampla e estratégica as externalidades que uma organização pode causar.
Segundo o empresário Waack, da Fundação Renova, o uso de recursos naturais e de mudanças climáticas passaram a fomentar uma “avenida de inovações”, onde “parece haver o maio número de oportunidades para desenvolver o novo padrão das empresas”.
Acreditar e investir na sustentabilidade, pode incentivar acionistas e investidores que, por sua vez, impactarão diretamente no custo-benefício da organização.
Outro retorno importante gerado pelo investimento em sustentabilidade em uma organização é a visibilidade e imagem positiva causada em outras empresas, possíveis investidores e clientes, que cada vez mais, se preocupam em consumir sem impactar no meio ambiente.
Acompanhe as publicações de sustentabilidade no Sistema de Inteligência Setorial e baixe os Relatórios de Inteligência.
Fonte: Exame.com