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Empreendedorismo
15 jan. 2024

Tendências de negócios para o novo ano

Você já se perguntou sobre o que o futuro dos negócios reserva para sua empresa neste ano? Em um mercado onde tudo muda o tempo todo, as tendências para o ano que inicia se tornam importantes no planejamento e lembram o quão importante é inovar.

Tecnologia, compartilhamento, sustentabilidade, saúde e a forma como as empresas se relacionam com o cliente, surgem em 2024 como forças que redefinirão a sociedade, os negócios e o estilo de vida.

Neste artigo, vamos te ajudar a entender todas as mudanças que estão por vir, oferecendo dicas valiosas sobre como elas podem transformar a maneira como os negócios são feitos. Confira a seguir:

7 Tendências de negócios para 2024

1. IA como impulso para pequenos empreendedores

A Inteligência Artificial (IA) estará cada vez mais presente no dia a dia dos empreendedores em 2024. Ela tem influenciado o mercado de trabalho e a indústria, principalmente por atuar na automação de tarefas e proporcionar muito mais eficiência, rapidez e produtividade nos negócios.

É possível aplicar a IA em empresas de qualquer porte e área de atuação, podendo ser utilizada para diversas finalidades, como: na elaboração de base para conteúdo para web, mídias sociais, e-mail marketing e relatórios de negócios; auxílio na edição de vídeo; geração de áudios e imagens; entre diversas outras funcionalidades.

Confira mais formas de aplicação da IA em pequenos negócios acessando um artigo do nosso blog!

2. Realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR) no varejo

O uso da AR e VR no varejo está se tornando cada vez mais comum, permitindo que os consumidores experimentem produtos virtualmente antes de comprá-los. Confira alguns dos exemplos de como utilizar a realidade aumentada e virtual nos negócios:

  • Lojas de roupas, calçados e acessórios, podem utilizar a tecnologia para mostrar combinações possíveis de looks ou usar aplicativos que permitem a visualização de como ficariam diferentes modelos de roupas e calçados no corpo do cliente;
  • Para facilitar as vendas da construção civil e mercado imobiliário, a equipe comercial pode proporcionar que os compradores visualizem o interior, dimensões e detalhes de uma obra que ainda nem foi construída. Com a realidade virtual, o cliente pode visualizar, caminhar e interagir com o ambiente que ainda está na planta;
  • Na área da saúde, as tecnologias podem ser utilizadas para explicar detalhes aos pacientes sobre procedimentos ou doenças e a realidade virtual pode ser utilizada como suporte durante procedimentos cirúrgicos e treinamentos.

Clique aqui e acesse nosso artigo que dá mais exemplos sobre a aplicação da realidade virtual e aumentada em pequenos negócios!

3. Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) também é uma tendência para o próximo ano. A expectativa é que essa tecnologia que conecta o mundo físico e digital, torne-se uma realidade no dia a dia das pessoas. Para 2024, espera-se um foco crescente em soluções IoT que contribuam para práticas sustentáveis, como a eficiência energética, o monitoramento ambiental e a redução do desperdício de recursos.

A Internet das Coisas é abrangente e possibilita diferentes aplicações em pequenas empresas: pode ser utilizada na coleta de dados sobre os consumidores, auxiliando a área de design, marketing e vendas; na área de logística, fornecendo em tempo real dados sobre a localização dos veículos; na agricultura, através de sensores que captam informações precisas sobre a temperatura do ar e do solo, umidade, radiação e ventos; entre diversas outras aplicações.

4. Presença digital

A internet se consolidou na venda de produtos e serviços e continuará sendo tendência em 2024. O Social commerce, onde as vendas são feitas diretamente em plataformas de redes sociais, também está crescendo muito, especialmente em setores como moda e eletrônicos. Já abordamos em diferentes materiais como as redes sociais desempenham um papel fundamental no marketing e como vale a pena investir em tráfego pago. E por falar nelas, a plataforma do TikTok estará em destaque nas publicidades este ano.

Dicas:

5. Economia do compartilhamento

A economia do compartilhamento está se tornando cada vez mais popular. As pessoas estão optando por comprar coisas em grupo para economizar dinheiro e ter acesso a experiências compartilhadas. A plataforma Spotify, por exemplo, oferece a opção de plano familiar, que permite que um titular da conta compartilhe a assinatura com outros membros da família ou amigos, podendo dividir os valores entre si e utilizarem das mesmas funções que teriam se assinassem uma conta premium. O Blablacar, uma plataforma que conecta motoristas que têm espaço em seus carros às pessoas que precisam viajar na mesma direção, e o Airbnb, que permite que pessoas aluguem suas casas, quartos ou propriedades para viajantes, são outros exemplos.

O coworking é outra prática bastante utilizada por empreendedores, que envolve essa economia em grupo. Nele, os espaços de trabalho podem ser compartilhados por diferentes empresas e profissionais, que se reúnem nesse local compartilhado, distribuindo os custos para o funcionamento da sala.

6. Compras conscientes e sustentáveis

A consciência ambiental e a responsabilidade social serão cada vez mais importantes. Empresas que adotam práticas sustentáveis e demonstram responsabilidade social podem ganhar a lealdade de clientes conscientes.

A demanda por produtos sustentáveis continua crescendo. Os consumidores estão cada vez mais interessados em produtos ecologicamente corretos e buscam informações sobre a origem e os impactos ambientais do que compram. Além disso, também demostram preocupação com o impacto ambiental das embalagens dos produtos e embalagens sustentáveis, como papel e papelão, estão ganhando preferência em relação ao plástico.

A economia circular e o recommerce também estão se tornando cada vez mais populares. Os consumidores buscam economizar dinheiro, reduzir o impacto ambiental e evitar problemas na cadeia de suprimentos. Isso é alcançado ao adquirirem produtos usados no caso do recommerce, ou ao evitarem desperdícios na economia circular, reaproveitando o máximo possível de recursos.

→ Muitas empresas já adotam iniciativas de ESG (Ambiental, Social e Governança) e têm investido em soluções mais ecológicas. Saiba como implantar na sua empresa clicando aqui!

Dicas:

  • Na hora de embalar os produtos, há a possibilidade de optar por uma embalagem feita de material orgânico, reciclável ou biodegradável;
  • A redução da pegada de carbono é um tema que está em alta nos últimos anos, e que promete manter a visibilidade nos próximos.
  • Os cosméticos sólidos (em barra) também têm tido destaque na preferência dos consumidores.
  • Alimentos podem ser transformados em adubo orgânico, peças de itens descartados podem fazer parte de novos itens, roupas podem ter o design reformulado ou serem comercializadas em brechós, entre outros. Conceitos e práticas de economia circular têm se tornado mais populares e atraentes para o setor.

Aproveite e confira 5 tendências em sustentabilidade para pequenos negócios!

7. Trabalho remoto e flexibilidade

Oportunidades de trabalhos remotos e híbridos continuam sendo diferenciais para os que procuram emprego. Pequenos negócios que oferecem essa flexibilidade aos colaboradores, podem se beneficiar com maior satisfação no trabalho e produtividade, além de mais chances de contração de pessoas.

Essas são apenas algumas das oportunidades de empreender ou de potencializar os negócios com base nas tendências em 2024. Se você quer ficar por dentro de todas as tendências para este novo ano, o convidamos a conferir o nosso Caderno de Megatendências, desenvolvido pelo Observatório de Negócios, que analisou o mercado, o comportamento do consumidor e as ações de diversas empresas.

Nele, é apresentado como a tecnologia vai impactar o mercado em 2024, mais detalhes sobre como a sustentabilidade será o foco nas tomadas de decisões, sobre o novo comportamento do consumidor nas compras coletivas, a preferência por compras locais online e a revolução na experiência do cliente.

Acesse o conteúdo completo clicando aqui e descubra as inovações que vão revolucionar seu negócio! O material é 100% gratuito e vai te ajudar a aumentar as chances de vender através de insights que podem ser os pilares do seu planejamento de 2024.

→ Lembre-se que para que sua empresa se mantenha alinhada com as megatendências esperadas em 2024, é crucial que seja levado em consideração seu planejamento estratégico e financeiro para o novo ano.

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