Está quase na hora!

Faltam 05 minutos para o seu agendamento. Prepare-se!

Ir para Meu Espaço
Carrinho
Seus carrinho está vazio!
;) Escolher produtos
Empreendedorismo
01 dez. 2021

Tendências de tecnologia e inovação para empresas em 2022

Com os avanços tecnológicos, algumas tendências passaram a fazer parte do cenário mundial de inovação, como a criação e o uso de softwares em nuvem tanto para gestão, quanto para o gerenciamento de equipes e atendimento ao público.

Com as inovações o empreendedor tem mais chances de sobreviver no mercado e expandir a área de atuação. Isso é possível porque através da automatização de processos, há uma menor taxa de erros e um aumento considerável da produtividade. Tanto os pequenos quanto os grandes negócios precisam de eficiência, e quanto mais soluções tecnológicas serem adotadas, mais tarefas podem ser automatizadas, fornecendo mais tempo à equipe comercial e de gestão para cuidar da parte estratégica do negócio.

É importante lembrar que a inovação precisa de um processo de gestão para que as soluções sejam criadas e implantadas.

Por que inovar no seu negócio?

A capacidade de inovar permite o aproveitamento dos interesses do público e a criação de tendências capazes de mudar a vida dos seus clientes. Se o seu negócio deseja se diferenciar no mercado e atrair novos clientes, precisa adotar uma cultura de empreendedorismo e inovação.

Para empreender é preciso ter espaço para criar e colocar ideias em prática. Caso contrário, sua empresa pode estagnar e perder espaço no mercado competitivo. Quem resolve inovar, oferecendo novas experiências aos clientes, com espaços diferenciados ou investindo em nichos específicos, sobrevive à modernidade. A inovação não está presente em todos os negócios, mas é uma habilidade que precisa ser desenvolvida com capacitação, informação e muita criatividade.

Confira algumas tendências do mercado de tecnologia para 2022:

1. Soluções Remotas - Autonomia sobre a jornada de trabalho

O trabalho remoto já era uma tendência, mas foi acelerado devido à pandemia. Com maior flexibilização do horário e ambiente de trabalho, a tendência é que muitas empresas ofereçam a opção de trabalho em home office, tornando possível o trabalho de qualquer lugar, inclusive com profissionais alocados em diferentes países.

Hoje, diversas tecnologias têm ajudado a organizar e gerenciar este trabalho, fornecendo ferramentas necessárias para suprir as principais dores da ausência física. Podemos citar os softwares de segurança de dados, plataformas de videoconferência, chats, gerenciamento de produtividade, entre outras.

2. Expansão e adoção da cultura de dados

Há cada vez mais empresas data driven e a tendência é que esse número cresça cada vez mais. Empresas que adotam a cultura de dados, organizam todos os processos, estratégias e métricas fundamentados em informações reais, e se baseia nelas para guiar a tomada de decisão, direcionar os objetivos e metas do negócio.

Os dados são consistentes e reais, reunidos e selecionados a partir das metas do negócio, e transformados em informações para geração de relatórios analíticos.

Entre os benefícios do data driven estão: a análise em tempo real das vendas e negociações realizadas, previsões de mercado, análise de concorrentes e relatórios mais detalhados sobre todas as ações e processos comerciais, visão geral sobre a carteira de clientes, maior nível de inovação à empresa, identificação de falhas e oportunidades, criação de estratégias para atingir os clientes chave e a carteira ativa, entre inúmeros outros.

3. Pagamentos digitais

Utilizar maquininhas de cartão já é quase um requisito básico para montar um negócio. Mas com as novas tendências e tecnologias, outras formas de pagamento vieram para facilitar a vida do cliente. O uso dos pagamentos através do Pix já é uma realidade em muitos negócios e a tendência é de aumentar cada vez mais a procura por esta facilidade. O mesmo vale para os pagamentos via WhatsApp Pay, que trazem muitos benefícios e agilidade ao consumidor.

4. Chatbot e atendimento via WhatsApp

Os bots são uma espécie de robôs virtuais, que interagem com o usuário resolvendo questões de baixa complexidade. Seriam respostas automáticas para questionamentos e dúvidas mais comuns, utilizados em sites ou no bate papo de aplicativos como WhatsApp e Telegram. Para 2022, o grande desafio será melhorar as funcionalidades permitindo mais assertividade, flexibilidade, segurança e agilidade aos atendimentos.

É importante lembrar que o atendimento via WhatsApp e Telegram será cada vez mais comum, e o segredo para prestar um ótimo atendimento é manter uma comunicação ativa e com agilidade.

5. Servidores em nuvem

Já são muito utilizados na atualidade e estão entre as principais tendências para o próximo ano. A expectativa é que sejam aprimorados proporcionando novas oportunidades para profissionais especializados em cloud computing.

6. Pesquisa e experiência por voz

O assistente de comando de voz virtual, pode facilmente atender às necessidades dos usuários e proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Muitas empresas hoje já oferecem recursos como chatbots, capazes de interpretar a linguagem do usuário, responder, interagir e realizar ações, se tornando muito próximo ao atendimento humano. A pesquisa e experiência por voz garantem maior rapidez e agilidade nas ações e os clientes estão cada vez mais usando este recurso.

A tendência é que essa tecnologia ganhe ainda mais espaço nos próximos anos, o que torna fundamental a implantação em empresas.

6. Inteligência Artificial

O uso da Inteligência Artificial, que já era considerado uma tendência, ganha cada vez mais força em setores empresariais. A IA traz diversos benefícios aos negócios, como: automatização dos processos, aumento da produtividade, solução de problemas, inovação, precisão e acerto, rápida comunicação e redução de retrabalho.

7. Busca por serviços personalizados

Fornecer um atendimento de qualidade, personalizado, que vá de encontro com o que o público-alvo busca é fundamental. E para isso, conhecer plenamente seus consumidores pode ser a chave para o sucesso. Portanto, é preciso pensar em desenvolver boas estratégias de marketing para que esse fator se concretize.

Os atendimentos via delivery, por exemplo, que já são um sucesso hoje, tendem a crescer ainda mais no próximo ano.

Quer ficar por dentro de todas as tendências para o próximo ano? Acesse o Portal e conheça os materiais gratuitos disponíveis. Aproveite e confira os estudos de mercado disponíveis através do Observatório de Negócios.   

Deseja deixar um comentário, ou perguntar algo para o Sebrae? Você precisa estar logado para comentar ou perguntar! Cadastre-se ou acesse sua conta!