Observatório
- Indústria
- 12 de jul. 11
Sapatos para dança de salão: um nicho de mercado como alternativa para micro e pequenas empresas
O presente relatório abordará uma das possibilidades de nicho de mercado para o setor calçadista
A segmentação de mercado já é prática adotada pelas empresas calçadistas. Usualmente, as empresas adotam a segmentação demográfica (idade e gênero) e a segmentação psicográfica (classe social). Segundo Porter, as empresas podem adotar três estratégias competitivas genéricas: (1) de custo; (2) de diferenciação; (3) de foco. Esta última refere-se a escolher um nicho específico e atendê-lo por meio da diferenciação ou do custo.
Devido às limitações das microempresas em produzir em escala e obter as vantagens competitivas pela estratégia de custo, a opção é adotar a estratégia da diferenciação e/ou a estratégia de foco (nicho de mercado). Como alternativa, tem-se nos nichos de mercado uma oportunidade de negócio para as micro e pequenas empresas. Porém, não é tão simples assim. O presente relatório abordará uma das possibilidades de nicho de mercado para o setor calçadista: os calçados especializados em dança de salão, com o objetivo de indicar algumas áreas que estão despontando.
Cabe ressaltar que este documento abordará de forma genérica esta possibilidade de nicho de mercado. Se houver interesse em aprofundar o assunto para avaliar a potencialidade deste mercado, pode-se solicitar um relatório sob medida.